Por que você não deve comer as mesmas coisas todos os dias, mesmo que seja saudável

comer os mesmos alimentos todos os dias imagens grady coppell / getty

Sua iogurte grego para o café da manhã, quinoa e tigelas de vegetais para o almoço e salmão para o jantar, a rotina torna uma alimentação louca e limpa fácil. As macros e calorias já estão calculadas, então você não precisa usar uma calculadora toda vez que se sentar para uma refeição. E como todos esses alimentos são satisfatórios, mas não exatamente empolgantes, não há tentação de comer demais.

É um bom sulco, exceto por este: sua dieta saudável e entediante pode estar dificultando a perda de peso. Acontece que comer uma variedade de coisas boas para você pode desempenhar um papel importante na promoção de uma maior diversidade bacteriana em seu intestino. E essa diversidade pode ser a chave para mantendo seu peso sob controle - além de evitar problemas de saúde mais sérios, como diabetes, de acordo com uma pesquisa apresentada no mês passado no Instituto de Tecnólogos de Alimentos ' encontro anual.

“Cada tipo de alimento e micronutriente parece ter um especialista [bacteriano] que pode utilizá-lo. Então, talvez a melhor dieta tenha um pouco de tudo ', diz Mark Heiman, vice-presidente e diretor científico da Microbiome Therapeutics.



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O que, quando você pensa sobre isso, faz muito sentido. Lembra daquela coisa toda sobre a sobrevivência do mais apto? Não se aplica apenas a animais que vivem na selva. Se você carregar ovos e espinafre todos os dias e nunca comer, digamos, aveia e mirtilos, os insetos que favorecem o uso de nutrientes de ovos e espinafre terão uma vantagem sobre os que preferem usar os nutrientes de aveia e amoras. Eventualmente, eles podem acabar com as bactérias que amam farinha de aveia e mirtilo completamente.

Isso é uma má notícia, já que diferentes tipos de bactérias trabalham para produzir diferentes componentes de nossa fisiologia, explica Heiman. Alguns, por exemplo, podem desempenhar um papel na fome e saciedade, no controle do açúcar no sangue ou na inflamação.

Os especialistas ainda precisam aprender muito sobre como várias cepas de bactérias intestinais afetam nossa saúde - e como a ingestão de certos alimentos estimula o crescimento de certos insetos em detrimento de outros. Ainda assim, você provavelmente só se beneficiará misturando as coisas. Além de promover um caldeirão de bactérias em sua barriga, você obterá uma gama mais ampla de vitaminas, minerais e antioxidantes importantes. O que, claro, é sempre bom. (Corte suas bactérias intestinais para uma perda de peso mais fácil do que nunca com A boa dieta intestinal .)

Na prática, isso pode significar jogar um tipo diferente de fruta em seu smoothie todas as manhãs ou alternar entre diferentes tipos de vegetais em vez de fazer apenas couve-flor ou brócolis no jantar. Mas também se trata de não exagerar na proporção de proteínas, carboidratos e gordura. 'Se você não comer carboidratos, as bactérias especializadas no uso de carboidratos ficarão em desvantagem, enquanto os caras que se especializam no uso de proteínas se tornarão mais abundantes, de modo que seu ecossistema [microbiano] se tornará menos diversificado', diz Heiman. Permissão para escolher o sanduíche sobre a salada de vez em quando? Garantido.