Por que você definitivamente deseja manter seus rins felizes - e 4 maneiras fáceis de fazer isso

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Hoje em dia, não faltam conversas sobre exercícios para a saúde cardíaca, alimentos que combatem o câncer e receitas para manter o açúcar no sangue sob controle. Mas fala-se menos sobre os rins, os órgãos gêmeos que muitos médicos consideram os heróis anônimos do corpo humano. Eles não apenas ajudam a manter o sangue em ótima forma, mas os rins também são responsáveis ​​por ajudar os ossos a ativar a vitamina D e por trabalhar com a vitamina C para nos proteger da osteoporose.

“Os rins são alguns dos órgãos mais importantes do corpo humano”, diz Michael Forman, DOM, nutricionista clínico e acupunturista de Miami. 'Eles são verdadeiramente a base da saúde metabólica, pois desempenham as funções vitais de regular o volume e a pressão sanguínea do corpo, produzindo glóbulos vermelhos, mantendo os ossos fortes, regulando os eletrólitos do corpo e filtrando toxinas e resíduos.'



Os sinais de que seus rins não estão felizes incluem fadiga, inchaço, dificuldade de concentração, falta de ar e erupções cutâneas. Aqui estão 4 maneiras de manter os rins saudáveis ​​e prevenir problemas no futuro. (Cure todo o seu corpo com Desintoxicação de fígado de 12 dias de Rodale para a saúde total do corpo.)



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PARA estudo recente do Brigham and Women's Hospital de Boston mostrou que mulheres que dormiam 5 horas ou menos a cada noite aumentaram sua chance de ver uma diminuição na função renal saudável em 65%, em comparação com mulheres que dormiam por 7 a 8 horas ininterruptas. Tenha um sono de qualidade mantendo uma hora de dormir consistente, evitando a cafeína no final da tarde e à noite e limitando a exposição à luz antes de dormir, incluindo a luz de telefones e telas de computador.

Beba mais água. Beba mais agua mylisa / shutterstockA hidratação adequada é crucial para a função renal saudável. 'Suas glândulas supra-renais, que estão localizadas na parte superior de cada rim, recebem muita atenção por produzir hormônios do estresse, mas também produzem um hormônio que é responsável por regular sua pressão arterial', diz Jolene Brighten, ND, uma médica naturopata em Oakland, CA. 'Chama-se aldosterona e faz com que os rins retenham água e sódio para manter o volume de sangue no nível certo.' Esse ciclo significa que a desidratação estressa as glândulas supra-renais, tornando os rins infelizes, o que faz com que a pressão arterial suba. Procure usar metade do seu peso corporal em onças de água diariamente para manter os rins funcionando. Tente também limitar o consumo de bebidas com cafeína a uma ou duas xícaras por dia para evitar a desidratação.Continue andando. Continue andando ivanko80 / shutterstock

Os exercícios ajudam a diminuir a pressão arterial, o que, como você já sabe, ajuda a prevenir doenças renais e outros problemas relacionados. Mas suar também significa que você pode literalmente fazer seu sangue circular. “Mais de 120 litros de sangue passam pelos rins todos os dias”, disse Forman. 'Na verdade, eles são tão importantes que a natureza nos deu dois deles como redundância, caso um deles falhasse.' Mantenha seus rins saudáveis ​​fazendo uma caminhada rápida, corrida lenta ou passeio de bicicleta, certificando-se de cumprir os 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada - ou 75 minutos de atividade aeróbica vigorosa - recomendada por semana para mulheres.



Coma alimentos que não agridam os rins. Coma alimentos saudáveis ​​para os rins elovich / shutterstock

Uma dieta baseada em vegetais é essencial para a saúde dos rins, diz Prudence Hall, MD, fundadora e diretora médica do Hall Center em Santa Monica, CA. Frutas e vegetais frescos que visam a função renal incluem uvas, cranberries, blueberries, maçãs, pimentões vermelhos, espinafre, beterraba, alho e aspargos. Hall também diz que escolher alimentos com baixo teor de açúcar, soja e glúten ajudará a diminuir a inflamação, levando a uma melhor função renal.

Os especialistas concordam que manter a saúde dos rins é crucial para a saúde geral da mulher e enfatizam que as mulheres com mais de 50 anos, especialmente, devem considerar aumentar o consumo de alimentos que aumentam o estrogênio, como grão de bico, erva-doce, tâmaras, alfafa, tomate, cerejas, romãs, ameixas e cenouras . O estrogênio protege os rins contra fibrose e danos, um problema que se torna mais prevalente quando as mulheres entram na menopausa e na perimenopausa, diz Hall.