Por que os probióticos provavelmente não ajudarão você a perder peso, de acordo com especialistas

probióticos para perda de peso Arx0ntGetty Images

Se você não percebeu, os alimentos embalados com probióticos estão tomando conta do seu supermercado (olhando para você, kombuchá ), e a saúde intestinal está tendo um grande momento. Você pode agradecer a todos os burburinhos que cercam seu microbioma por isso - o ecossistema natural de bactérias dentro e fora de seu corpo (com trilhões delas residindo em seu intestino).

Obviamente, existem bactérias nocivas - você sabe, o tipo que causa infecções e doenças. Mas os cientistas descobriram que o Boa insetos em seu corpo, também conhecidos como probióticos, desempenham um papel crucial em sua saúde.

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A pesquisa mostra que alimentos probióticos e os suplementos podem melhorar o seu função imune , humor , sistema digestivo , e até mesmo o seu pele . Outra vantagem possível que está gerando muita agitação: no início estudos associaram os probióticos à perda de peso.

Mas glugging kombucha e encher-se de iogurte realmente derrubará o número em sua escala? Pedimos a especialistas que avaliassem.

Primeiro, como a saúde intestinal está relacionada ao seu peso?

Os probióticos são notórios por sua capacidade de melhorar a saúde do seu intestino, o que na verdade desempenha um papel importante no resto dos sistemas do seu corpo. A saúde intestinal é um determinante significativo do metabolismo e da probabilidade de ganhar peso, diz Nancy Rahnama, M.D. , um médico bariátrico na Califórnia. O intestino é onde todos os nutrientes, micronutrientes e minerais do corpo são absorvidos. Portanto, se houver comprometimento do intestino, o corpo provavelmente será deficiente em nutrientes essenciais que são necessários para um metabolismo ideal .

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Quanto mais feliz o seu intestino, melhor as funções do seu corpo. Então em teoria , alimentar os insetos em sua barriga com alimentos que ajudam seu microbioma a prosperar deve tornar um pouco mais fácil para você perder peso - mas a ciência tem dificuldade em provar isso.

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Pesquisas realizadas em animais sugeriram que pode haver uma conexão entre probióticos e perda de peso, explica Keri Gans, R.D.N. , autor de A Dieta das Pequenas Mudanças , mas faltam evidências em testes em humanos.

No entanto, alguns estudos em humanos (embora pequenos) levaram a descobertas promissoras. Uma revisão de pesquisa publicada em Nutrição Hoje observou que uma dieta de estilo ocidental (ou a dieta americana típica, que geralmente é rica em gordura e açúcar) pode ajudar as bactérias relacionadas à obesidade a florescer, enquanto pessoas com peso mais saudável tendem a abrigar diferentes tipos de insetos em seus intestinos. A parte complicada é distinguir se as pessoas com sobrepeso abrigam naturalmente essa bactéria ou se é um resultado direto da maneira como se alimentam.

Em outro pequeno estudo publicado no British Journal of Nutrition , mulheres que tomaram suplementos probióticos em conjunto com uma dieta restrita em calorias perderam mais gordura do que aqueles que tomaram um placebo por 24 semanas.

Também existe a conexão entre a saúde intestinal e a inflamação. Quando há inflamação no intestino, há um comprometimento na absorção dos aminoácidos, o que pode levar à diminuição da massa muscular, explica Dr. Rahnama. Como ter mais músculos aumenta a quantidade de calorias que você queima em repouso, isso pode atrapalhar seus esforços para perder peso.

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Então, isso significa que os probióticos funcionam para a perda de peso?

Infelizmente, beber kombuchá não é uma solução rápida se você quer perder peso. Em primeiro lugar, simplesmente não há evidências suficientes para apoiar uma relação de causa e efeito entre as bactérias intestinais e a cintura. Nenhuma cepa suplementar foi claramente identificada como promotora da perda de peso em humanos, então que alimento ou suplemento você procuraria se estivesse procurando promover a perda de peso por meio do uso de probióticos? explica Tamara Duker Freuman, R.D. , autor de O Sussurrador de Barriga Inchada .

Além do mais, os probióticos não demonstraram colonizar permanentemente dentro do seu intestino, explica ela. A quantidade que você consumiria em um alimento ou suplemento é literalmente uma gota no balde em relação aos 100 trilhões de micróbios que você abriga em seu cólon, diz Freuman. Os probióticos parecem apenas exercer seu benefício à medida que passam, antes de eliminá-los. Assim que você parar de consumir o alimento ou suplemento, os benefícios se dissipam em alguns dias.

Isso não significa que eles não sejam bons para você, mas os probióticos não são a única resposta aqui. A fibra dietética dos alimentos demonstrou ser muito mais eficaz na alteração da composição da microbiota intestinal do que os probióticos, explica ela.

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Esses alimentos são realmente chamados prebióticos , um tipo de fibra dietética as criaturas em seu intestino gostam de festejar, o que as ajuda a se tornarem mais proeminentes. Isso parece ser mais eficaz do que tentar introduzir uma espécie estranha não nativa em seu intestino. A fibra prebiótica é altamente fermentável pela flora intestinal e os alimenta especialmente bem, diz Freuman.

8 alimentos embalados com prebióticos

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Comer uma dieta diversificada rica em alimentos ricos em fibras será sua melhor aposta para perda de peso a longo prazo, diz Freuman. Eles não apenas ajudarão a manter as bactérias boas felizes, mas alimentos como vegetais, frutas, nozes, sementes, raízes, feijões e grãos inteiros irão mantê-lo satisfeito enquanto ingere menos calorias.

Resumindo: alimentos probióticos são bons para você, mas provavelmente não o ajudarão a perder peso.

Bem, a menos que ajudem você a comer menos calorias. (Pense: comer um lanche de iogurte grego e frutas vermelhas em vez de lanches processados ​​como batatas fritas.) Uma dieta rica em fibras levará a uma perda de peso mais sustentável.