Por que não estou perdendo peso com o Keto?

Não perder peso na cetose da dieta ceto Getty Images

Todo mundo está perdendo peso ao seguir a dieta cetogênica - ou, pelo menos, parece que sim. Então, se você sente que é o único não perdendo peso , você está fazendo algo errado?

Vamos fazer uma rápida recapitulação do princípios básicos da dieta ceto : As pessoas que fazem dieta ceto são incentivadas a obter cerca de 80% de suas calorias da gordura, 15% da proteína e apenas 5% dos carboidratos. Cortar drasticamente os carboidratos leva o corpo à cetose, um estado em que o corpo queima gordura para obter energia em vez de carboidratos. Isso pode levar a uma rápida perda de peso para alguns, embora o sucesso a longo prazo não tenha sido comprovado, explica o especialista em nutrição Erin Palinski-Wade , RD, CDE. Na verdade, apenas um poucos pequenos estudos mostraram que um plano alimentar ceto ajuda as pessoas perder quilos . E outra pesquisa descobriu que uma dieta cetônica não é mais eficaz para a perda de peso do que dietas com baixo teor de carboidratos. (Também está ligado a alguns efeitos colaterais desagradáveis e até mesmo riscos graves para a saúde, como Diabetes tipo 2 .)

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E ainda assim seu vizinho, seu melhor amigo e aproximadamente um zilhão celebridades todos viram sucesso na perda de peso com a dieta cetônica, pelo menos a curto prazo. Se você tem cortado seus carboidratos como um demônio, mas não consegue se juntar a eles, há uma chance de que você esteja fazendo a dieta cetônica errada. Aqui estão sete erros comuns da dieta cetônica que podem estar fazendo você se sentir mal.

Você está comendo muitas calorias

Muitos novatos cetônicos presumem que podem comer o máximo de gordura e proteína como eles querem, desde que mantenham seus carboidratos baixos o suficiente. Mas isso é um grande erro na perda de peso. Lembre-se de que você precisa queimar 3.500 calorias para perder meio quilo. Muitas calorias da dieta, mesmo que venham de proteínas e gorduras versus carboidratos, ainda podem ser armazenadas como excesso de energia, explica Palinksi-Wade. A maioria das mulheres saudáveis ​​e ativas que buscam perder peso deve consumir entre 1.500 e 2.000 calorias por dia, diz Palinski-Wade. Então, se você está comendo mais do que isso, considere reduzir.


Você está pastando o tempo todo

Lanches apropriadamente planejados podem ajudá-lo a evitar ficar com fome e sucumbir a desejos por lixo ou comer demais na hora das refeições. Mas a ingestão constante - mesmo de alimentos saudáveis ​​e aprovados pelo ceto, como abacates ou nozes - pode facilitar o consumo de mais calorias do que o necessário. E isso pode parar sua perda de peso. Comer é bom, mas concentre-se em estar atento a isso, aconselha Palinski-Wade. Faça um lanche quando estiver realmente com fome. E realmente ouça o seu corpo e pare de comer quando estiver satisfeito.

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Você está ingerindo mais carboidratos do que pensa

Você precisa manter a ingestão de carboidratos abaixo de 20 gramas por dia para permanecer em cetose e continuar queimando gordura para obter energia. Mas pode ser fácil ultrapassar esse limite se você não tomar cuidado, já que muitos alimentos amigáveis ​​ao ceto (como vegetais, frutas vermelhas e nozes) contêm, de fato, pequenas quantidades de carboidratos. Somente quando todos os seus estoques de carboidratos acabarem, o corpo começará a usar gordura como combustível, explica o especialista em nutrição Kristin Kirkpatrick , MS, RD. Portanto, assim que você fornecer carboidratos como fonte de combustível novamente, o corpo voltará à sua fonte favorita e o tirará da cetose.


Você está gastando muito com alimentos não cetônicos

Mesmo se você seguir um plano de dieta cetônica perfeitamente na maior parte do tempo, um único lanche carregado de carboidratos pode ser suficiente para tirá-lo da cetose e enviar um sinal para seu corpo voltar a queimar carboidratos para obter energia em vez de gordura. Só isso pode atrapalhar a perda de peso, pesquisa recente sugere. Parece que um dos benefícios da dieta cetônica é, de fato, estar em cetose por longos períodos. Costumo recomendar aos meus pacientes opções de alarde que não os deixem sem cetose, diz Kirkpatrick. Ela é fã de biscoitos com baixo teor de carboidratos, como Cookies de proteína Quest , mas estes bombas de gordura ceto também cabem na conta.)

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Você não está recebendo fibra suficiente

Fibra retarda a digestão e ocupa muito espaço em seu trato digestivo, o que pode ajudá-lo a se sentir mais satisfeito por mais tempo. Portanto, não é surpresa que uma maior ingestão de fibras esteja associada a menor peso corporal . O problema? A fibra é um tipo de carboidrato encontrado principalmente em grãos inteiros, feijão, frutas e vegetais, e resultados mostram que a maioria das pessoas que fazem dieta baixa em carboidratos não consome o suficiente.

Você pode precisar ser criativo com suas refeições para obter os 25 a 30 gramas de fibra recomendados por dia durante a cetose. Portanto, se você suspeita que está aquém ou precisa de ajuda, considere consultar um nutricionista registrado. Se você trabalhar com um especialista, poderá combater o problema das fibras consumindo opções com baixo teor de carboidratos e alto teor de fibras, como vegetais crucíferos sem amido e nozes, diz Kirkpatrick.

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Sua bactéria intestinal está fora de controle

Carregar em proteína e gordura em detrimento de alimentos ricos em fibras pode mantê-lo abaixo de seu limite diário de carboidratos. Mas estudos sugerem que economizar em fibras pode afetar os tipos de bactérias que se desenvolvem em seu intestino, atrapalhando seus objetivos de perda de peso. UMA Estudo de 2018 de International Journal of Obesity descobriram que pessoas com níveis mais altos de um tipo de bactéria que digere fibras perderam mais peso do que pessoas com níveis mais altos de um tipo de bactéria que parece se desenvolver com carne e gordura.


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Uma perda de peso bem-sucedida tem muito a ver com o que você come, mas não é o único fator. É mais difícil perder peso se você não incorporar outros hábitos de vida saudáveis, diz Palinski-Wade. Recebendo o suficiente dormir , exercitando-se regularmente e gerenciando seu níveis de estresse são fatores que podem afetar sua capacidade de perder peso. Especialistas dizem que privação de sono , um estilo de vida sedentário , e tensão não verificada todos podem contribuir para problemas de peso. Você verá o sucesso mais rápido quando se concentrar em fazer várias mudanças saudáveis ​​e tiver mais probabilidade de manter o peso baixo a longo prazo, diz Palinski-Wade. E isso é verdade, não importa o que tipo de dieta que você experimenta.

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