O que é mais saudável: tomates vermelhos ou tomates amarelos?

benefícios para a saúde do tomate vermelho vs amarelo Getty Images

Não há nada como o sabor picante de um tomate maduro. Um favorito em molhos, molhos, sanduíches e saladas, a versatilidade da fruta (sim, fruta!) É difícil de bater.

Quando você pensa em tomates, aquele clássico pop de vermelho no meio de vegetais frescos do mercado de fazendeiros provavelmente vem à mente. A culpa é do licopeno , um fitonutriente que combate a doença e dá aos tomates vermelhos seu tom vibrante característico.

Mas o que dizer de sua contraparte um pouco mais doce e menos badalada? Tomates amarelos não recebem tanto amor, mas isso não significa que não mereçam um lugar no carrinho de compras. Ambos são carregados de nutrientes, então o que exatamente os torna diferentes? Leia mais para descobrir.

Tomates vermelhos x tomates amarelos

benefícios para a saúde do tomate vermelho vs amarelo

Usamos o National Nutrient Database for Standard Reference do USDA. Esses números refletem sua média de tomates vermelhos e amarelos.

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Calorias

  • Internet: 38 calorias
  • Amarelo: 32 calorias

    Proteína

    • Internet: 2 gramas
    • Amarelo: 2 gramas

      Fibra

      • Internet: 10% do seu valor diário
      • Amarelo: 6% do seu valor diário

        Os tomates vermelhos contêm um grama extra de fibra que enche os intestinos.

        Cálcio

        • Internet: 2% do seu valor diário
        • Amarelo: 2% do seu valor diário

          Ferro

          • Internet: 3% do seu valor diário
          • Amarelo: 6% do seu valor diário

            Fósforo

            • Internet: 5% do seu valor diário
            • Amarelo: 8% do seu valor diário

              Potássio

              • Internet: 14% do seu valor diário
              • Amarelo: 16% do seu valor diário

                Sódio

                • Internet: 11 miligramas
                • Amarelo: 49 miligramas

                  Nenhuma delas é uma fruta com alto teor de sódio, mas os tomates amarelos embalam cerca de quatro vezes mais do que os vermelhos.

                  Zinco

                  • Internet: 2,4% do seu valor diário
                  • Amarelo: 4% do seu valor diário

                    E quase o dobro de zinco, o que ajuda o sistema imunológico.

                    Vitamina C

                    • Internet: 48% do seu valor diário
                    • Amarelo: 32% do seu valor diário

                      Vermelho limpa o chão com amarelo quando se trata de vitamina C , mas ambos lhe dão uma boa dose.

                      Niacina

                      • Internet: 7% do seu valor diário
                      • Amarelo: 13% do seu valor diário

                        Hora da vitamina B! A niacina ajuda a diminuir o colesterol e é mais alta nos tomates amarelos.

                        Folato

                        • Internet: 8% do seu valor diário
                        • Amarelo: 16% do seu valor diário

                          Eles também têm mais folato, o que ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos.

                          Vitamina A

                          • Internet: 35% do seu valor diário
                          • Amarelo: 0% do seu valor diário

                            Proteja seus olhos com tintos ricos em vitamina A.

                            Licopeno

                            • Internet: 5,4 miligramas
                            • Amarelo: 0 miligramas

                              E mastigue-os para obter licopeno, um carotenóide poderoso que pode ajudar a combater o câncer.

                              Então, o que é mais saudável: tomates vermelhos ou amarelos?

                              O vencedor: tomates amarelos

                              benefícios para a saúde do tomate vermelho vs amarelo Getty Images

                              O resultado final

                              Surpresa! Por esses números, os tomates amarelos superam os tomates vermelhos. Ainda assim, tudo depende do que você deseja do molho de macarrão. É difícil obter licopeno e uma explosão de vitaminas? Vá para o vermelho. Você precisa de um impulso de ferro e minerais? Vá para o amarelo. Ambos adicionam um toque de sabor às suas refeições, então você não pode errar de qualquer maneira.