Qual é o problema da frutose, afinal?

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Se você já comprou uma caixa de cereais adoçados com néctar de agave ou barras de granola adoçadas com suco de frutas porque, de alguma forma, pareciam mais saudáveis ​​do que suas contrapartes convencionais, você se apaixonou pelo mito do açúcar das frutas.

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Mesmo sabendo que o açúcar não é bom para nós, ainda há algo sobre os alimentos adoçados com frutose - um açúcar simples encontrado em frutas, néctar de agave e mel - que sugere uma aura vaga e boa para você. Mas, uma vez que você supera o marketing inteligente, a reputação saudável da frutose como um adoçante natural mais saudável se desintegra mais rápido do que um biscoito totalmente natural. Quer se trate de xarope de milho com alto teor de frutose (HFCS), açúcar de mesa (sacarose) ou açúcar de frutas, todos os adoçantes calóricos são essencialmente os mesmos. Eles são todos adoçantes porque todos contêm frutose, diz Robert Lustig, MD, endocrinologista pediátrico da Universidade da Califórnia, San Francisco e autor de Chance de gordura: vencendo as probabilidades contra açúcar, alimentos processados, obesidade e doenças .

Evidências crescentes sugerem que comer muita frutose pode causar estragos no corpo. Tudo começa com o fígado, que é o único órgão do corpo que pode realmente processar as coisas: ingira mais frutose do que o seu fígado pode suportar e rapidamente transforma o excesso em gordura - um processo chamado lipogênese. Cada uma das 10 trilhões de células do seu corpo pode metabolizar a glicose, mas apenas o fígado pode metabolizar a frutose ', diz Anne Alexander, autora de A dieta inteligente e Diretor Editorial da Prevenção . 'A sacarose é metade frutose, por isso sobrecarrega o fígado; a glicose que contém é processada pelo resto do corpo. O HFCS contém cerca de 10% mais frutose do que sacarose, tornando o trabalho do fígado muito mais difícil. Pior, esses açúcares são encontrados em alimentos que parecem saudáveis.



Isso pode explicar por que vários estudos relacionaram o consumo elevado de frutose à hipertensão, colesterol alto, obesidade e resistência à insulina, o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas, derrame cerebral, câncer e até mesmo Alzheimer. Quando a capacidade do fígado está sobrecarregada, o que o oprime torna-se um veneno. Isso é verdade para o álcool e outras drogas, e também é verdade para o açúcar, diz o Dr. Lustig.

E como as drogas ou o álcool, a frutose estimula o centro de recompensa do cérebro para fazer você se sentir bem - por um tempo, de qualquer maneira. A primeira vez que você acerta, é bom. Mas, conforme você constrói uma tolerância, precisa obter sucessos cada vez maiores para obter o mesmo efeito, diz o Dr. Lustig. Há outra razão pela qual um pequeno sabor geralmente não é suficiente para nos satisfazer: graças aos seus poderes de aumento da insulina, a frutose pode impedir o cérebro de produzir o hormônio da saciedade leptina, diz uma pesquisa do American Journal of Physiology - Regulatory, Integrative, and Fisiologia Comparada. Em outras palavras, mesmo que você já tenha comido, você ainda sente fome e não consegue se livrar da vontade de engolir mais.

E há mais uma má notícia: carregar frutose pode acelerar o dano celular, fazendo você parecer mais velho. Na verdade, a frutose envelhece as células sete vezes mais rápido do que a glicose, o carboidrato que compõe o pão e o macarrão.

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Mesmo assim, nem todos os especialistas pertencem à brigada anti-frutose. Algumas pesquisas, incluindo um estudo publicado esta semana no European Journal of Clinical Nutrition , diz que o excesso de calorias, e não o açúcar, são a força motriz por trás da obesidade e seu conjunto de doenças relacionadas. O que pode ser um ponto válido - talvez nós apenas comemos demais. Exceto, vários dos estudos receberam financiamento de empresas de refrigerantes e outros grupos de interesse de alimentos e bebidas, por isso é difícil colocar muita fé em suas descobertas.

O que significa que pode ser hora de abandonar a ideia de que a frutose, quando consumida como açúcar adicionado em qualquer tipo de alimento processado, é melhor para nós do que o açúcar refinado ou mesmo o xarope de milho com alto teor de frutose. Precisamos adoçar nossas vidas, diz o Dr. Lustig. Embora você não precise desistir completamente, as 22 colheres de chá de açúcar adicionado que a maioria de nós come todos os dias é demais. Em vez disso, siga a recomendação da American Heart Association de não mais do que 6 colheres de chá diárias de açúcar adicionado para mulheres e 9 colheres de chá para homens.

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