O que seu odor corporal diz sobre sua saúde

Estilo, Bege, Pele, Animal terrestre, Focinho, Pássaro que não voa, Pinguim, Cerâmica, Jaritataca, Fotografia de natureza morta,

A maioria dos americanos passa pelo menos uma parte do dia tentando prevenir o odor corporal - tomando banho, aplicando desodorante e até cheirando as axilas para detectar qualquer traço de cheiro desagradável.

Para a maioria das pessoas, o odor corporal é completamente normal; é o resultado simples da interação entre o suor e as bactérias na pele de uma pessoa.

'O odor corporal não significa necessariamente nada, e você sabe que muitas das nossas percepções do odor corporal têm a ver com as normas da sociedade', Dr. Joshua Zeichner, diretor de pesquisa cosmética e clínica do departamento de dermatologia da Escola de Icahn de Medicine at Mount Sinai, em Nova York, disse FoxNews.com.

Mas, embora a pessoa comum possa controlar facilmente o odor de seu corpo com higiene adequada, para outras não é tão simples.

Algumas doenças pioram o odor corporal?
Certas doenças raras podem alterar o cheiro do corpo de uma pessoa, de acordo com George Preti, um químico orgânico do Monell Chemical Senses Center, que se concentra na natureza e origem dos odores humanos. Uma dessas condições é a trimetilaminúria (TMAU), que afeta apenas 1 em 200.000 pessoas.

significado de 111

“Doenças metabólicas como a trimetilaminúria emprestam um odor muito diferente ao indivíduo”, disse Preti. 'É fora do comum. Nos casos ruins, o indivíduo produzirá um peixe podre ou cheiro de lixo perceptível a distâncias sociais. '

Esta condição rara é caracterizada pela incapacidade do corpo de metabolizar adequadamente a trimetilamina, um subproduto do metabolismo intestinal. Como resultado, os indivíduos com TMAU desenvolvem um excesso de trimetilamina dentro do corpo, fazendo com que exalem um odor estranho. O TMAU é tipicamente diagnosticado em pessoas jovens, e o odor corporal incomum é o principal sintoma externo da doença.

Outras condições metabólicas, como doenças renais e hepáticas avançadas ou diabetes, também podem produzir odores corporais estranhos - geralmente na forma de mau hálito. No entanto, isso normalmente ocorre apenas em estágios muito avançados da doença. Embora cheiros ruins ou mau hálito não sejam usados ​​para diagnosticar nenhuma dessas condições, algumas organizações estão considerando treinar cães para detectar essas doenças pelo cheiro.

números de anjo significando gráfico

“Há grupos que buscam financiar pesquisas com cães como detectores, porque os cães podem captar o odor nas pessoas, principalmente em crianças que não estão se regulando adequadamente, crianças com diabetes tipo 1”, disse Preti. 'Eles podem ser treinados para captar esse odor peculiar no hálito em um estágio inicial e avisar às pessoas que estão tendo um nível baixo ou alto de açúcar no sangue.'

Relacionado: Causa nº 1 de deficiência no trabalho

O estresse faz você cheirar pior?
Se você está preocupado com o B.O., considere tomar medidas para reduzir seus níveis de estresse.

'Odor relacionado ao estresse será um odor normal com esteróides', disse Preti.

Quando as pessoas estão estressadas, elas produzem mais secreções apócrinas das glândulas apócrinas em suas axilas, causando uma elevação do odor corporal que pode ser perceptível para outras pessoas.

'Sem suor apócrino ou secreção, você não pode produzir odor nas axilas. Não são apenas bactérias e umidade; é isso mais essa secreção apócrina ', disse Preti. 'Em condições estressantes, você produz secreções mais apócrinas.'

melhores sapatos femininos em pé o dia todo

Felizmente, a maioria dos odores corporais pode ser controlada com a ajuda de antitranspirantes e desodorantes de venda livre.

'O antitranspirante diminui a quantidade de suor que atinge a pele. Muitos deles contêm sais de alumínio, e o que eles fazem é formar um tampão, evitando que o suor alcance a superfície da pele, e isso ajuda a mantê-lo seco ', disse Zeichner. “Agora, totalmente separados disso estão os desodorantes, e esses são basicamente produtos que têm fragrâncias mascaradoras. Quando você vai à loja para comprar um produto, a maioria são antitranspirantes e desodorantes. '

significado de pedra de aventurina

Se você estiver preocupado com o excesso de suor, um médico pode recomendar antitranspirantes com prescrição, medicamentos orais que podem reduzir o suor ou até mesmo injeções de Botox nas axilas.

Relacionado: 1 em 25 pacientes lutando contra infecções adquiridas em hospitais, diz o CDC

A comida que como pode afetar meu odor corporal?
É um boato popular que alimentos picantes ou pratos com sabor de curry podem produzir odores corporais estranhos. No entanto, essa teoria ainda está sendo debatida.

“Não houve nenhum bom estudo demonstrando que a dieta afeta o odor corporal”, disse Preti. “Embora eu acredite que sim, porque os componentes de muitas especiarias aromáticas são muito solúveis em gordura. Assim, eles ficarão armazenados em sua gordura corporal e entrarão em seu suor e saliva e influenciarão o odor corporal ao longo do tempo.

Outra razão pela qual as pessoas podem pensar que sua dieta está afetando seu cheiro é que muitas vezes é difícil distinguir entre o odor do hálito e o odor corporal.

melhor hidratante facial para peles sensíveis

'Por exemplo, se você comer uma refeição com muito alho, ele emanará do hálito por 48 horas, e muitas pessoas não distinguem entre odores nas axilas e cheiro de respiração', disse Preti.

Para as pessoas que se sentem constrangidas com seu cheiro, Zeichner costuma recomendar óleo de hortelã-pimenta como uma solução natural.

'Esses são dados anedóticos, baseados apenas na experiência que eu e alguns de meus colegas tivemos, mas o óleo de hortelã é absorvido e excretado e pode mudar o cheiro', disse Zeichner. 'Duas gotas na língua três vezes ao dia.'

Relacionado: Mito da saúde: medicamentos genéricos são ineficazes