O que é gordura trans - e por que isso é tão ruim para você?

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Apesar do que você pode ter ouvido, nem todas as gorduras são criadas iguais. Seu corpo depende de gorduras saudáveis, como as gorduras poli e monoinsaturadas (encontradas em peixes, abacate e nozes) para criar hormônios, produzir energia e absorver certos nutrientes. Por outro lado, comer gordura trans artificial (encontrada principalmente em alimentos processados) pode aumentar o risco de doenças fatais. É por isso que A Organização Mundial da Saúde (OMS) planeja eliminar as gorduras trans artificiais de todos os alimentos globalmente em 2023.

Dinamarca se tornou o primeiro país para proibir as gorduras trans em 2003, e os Estados Unidos seguiram o exemplo logo depois. Em 2015, o Food and Drug Administration (FDA) revisou as evidências científicas e determinou que os óleos parcialmente hidrogenados (PHOs) - a forma mais comum de gorduras trans artificiais - não eram mais reconhecidos como seguros para consumo. Os fabricantes de alimentos tiveram três anos para alterar suas receitas, de forma que nenhum produto alimentar contivesse mais de 0,5 grama de gorduras trans por porção até 2018.



Mas muitos países de renda baixa e média ainda estão injetando gorduras trans em seus alimentos. Isso resulta em mais de 500.000 mortes por doenças cardiovasculares por ano, de acordo com a OMS.

A gordura trans é um produto químico tóxico desnecessário que mata, e não há razão para que as pessoas em todo o mundo continuem a ser expostas, Tom Frieden, MD, MPH, ex-diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças e presidente e CEO da Resolva Salvar Vidas disse em uma declaração oficial da OMS .

Então, você sabe que as gorduras trans são ruins para você - mas o que exatamente são e o que fazem ao seu corpo? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre por que especialistas em saúde em todo o mundo querem eliminá-los para sempre.



O que é gordura trans?

Existem dois tipos de gorduras trans: gorduras trans naturais e gorduras trans artificiais. Animais que produzem carne e laticínios (como vacas) criam naturalmente pequenas quantidades de gordura trans em seus intestinos. Por sua vez, vestígios de gorduras trans acabam nos alimentos que eles criam. No entanto, não há pesquisas suficientes para determinar o impacto que esses tipos de gorduras trans têm em sua saúde, de acordo com o American Heart Association (AHA) .

No entanto, as gorduras trans artificiais são uma história diferente. Eles são feitos pelo homem por meio de um processo chamado hidrogenação, no qual moléculas de hidrogênio são adicionadas a gorduras líquidas (como óleo vegetal) para convertê-las em gorduras sólidas, de acordo com o FDA, resultando nos óleos parcialmente hidrogenados sobre os quais você tanto ouviu falar .

Por que a gordura trans é adicionada à sua comida?

PHOs são o tipo mais comum de gordura trans usada em alimentos processados ​​como biscoitos, bolachas, glacês enlatados, batatas fritas, creme de café e alimentos fritos como batatas fritas e donuts. Muito pouco se sabia sobre os impactos das gorduras trans na saúde antes de 1990, então as empresas as usavam porque eram baratas, fáceis de usar, tinham uma vida útil longa e tornavam os alimentos mais saborosos, diz a AHA.



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Como a gordura trans afeta sua saúde?

Alimentos ricos em gordura trans tendem a ser ricos em açúcar e calorias, de modo que podem abrir caminho para ganho de peso e diabetes tipo 2, de acordo com o Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA .

Eles também são más notícias para o seu coração. Em uma revisão e meta-análise de 2015 publicada no British Medical Journal , Pesquisadores canadenses analisaram 20 estudos que analisaram os impactos das gorduras trans na saúde em vários países. Eles descobriram que comer gorduras trans artificiais estava associado a um aumento de 34 por cento nas mortes por algum causa, um aumento de 28 por cento de mortes por doença cardíaca e um aumento de 21% no risco de desenvolver doenças cardíacas.

Mas por que eles são tão destrutivos? As gorduras trans aumentam o colesterol LDL (ou o perigoso) colesterol, o que obstrui as artérias. Ao mesmo tempo, eles fazem com que o colesterol HDL (um tanto protetor) diminua, o que significa que o colesterol em excesso não pode ser transportado de volta para o fígado para ser eliminado do corpo, explica Dana Hunnes, PhD, MPH, RD , nutricionista sênior do UCLA Medical Center. Isso pode abrir caminho para um coágulo sanguíneo, causando um ataque cardíaco ou golpe . As gorduras trans também danificam o revestimento interno dos vasos sanguíneos, o que prejudica sua capacidade de funcionar adequadamente, diz Hunnes.

Além disso, foi demonstrado que eles aumentam pelo menos dois marcadores inflamatórios e agora entendemos que a inflamação é a principal causa de muitas doenças crônicas, desde diabetes até doenças cardíacas e síndrome metabólica, diz Hunnes.

A boa notícia é que a pesquisa mostra que proibir as gorduras trans tem um impacto. Usando dados de 2002 a 2013 do Departamento de Saúde Pública do Estado de Nova York, um estudo publicado em Cardiologia JAMA descobriram que as internações hospitalares por ataque cardíaco e derrame caíram 6,2% em pessoas que vivem em condados com restrições às gorduras trans em comparação com condados sem restrições. A queda se tornou mais significativa entre 2007 e 2011, logo depois que a cidade de Nova York proibiu o uso de gorduras trans em restaurantes.

A cada ano, a ingestão de gordura trans leva a 500.000 mortes por doenças cardíacas.

Todos os tipos de gordura são ruins para você?

Mesmo que a proibição do FDA sobre gorduras trans entre em vigor em todo o país este ano, você ainda deve ser cuidadoso ao ler os rótulos nutricionais. Certifique-se de que óleos parcialmente hidrogenados não sejam encontrados na lista de ingredientes. Lembre-se: eles ainda podem ser usados ​​em pequenas quantidades - e isso pode ser perigoso. Quando você vai a um restaurante, pergunte ao seu garçom sobre os tipos de óleos que eles usam para fritar alimentos ou evite alimentos fritos se eles não puderem fornecer informações nutricionais.

É importante notar que você não deve confundir gorduras trans com gorduras saturadas e insaturadas . As Diretrizes Dietéticas dos EUA para Americanos ainda recomendam que 25 a 30 por cento de suas calorias diárias venham de gordura, com no máximo 10 por cento proveniente de gorduras saturadas. (Se você consumir cerca de 2.000 calorias por dia, 500 calorias podem vir de gorduras saudáveis ​​de ovos inteiros, nozes, abacate e azeite de oliva.) Se você tem colesterol alto ou histórico familiar de doenças cardíacas, 5 a 6 por cento de sua ingestão diária dieta deve vir de gordura.

Embora você possa ter ouvido que as gorduras saturadas também fazem mal ao coração, elas não são tão perigosas quanto as gorduras trans para a pessoa média. No entanto, os alimentos ricos em gordura saturada tendem a ser processados, salgados ou açucarados, portanto, limitar a ingestão ainda é importante, diz Hunnes. A melhor coisa que você pode fazer é encher-se de gorduras com um único ingrediente - como abacate, nozes e azeite de oliva - para colher o máximo dos benefícios.