O que é a dieta Keto, exatamente? Aqui está tudo o que você precisa saber antes de tentar

Seleção de bons molhos de gordura a_namenkoGetty Images

Este artigo foi revisado clinicamente por Marjorie Cohn, MS, RDN, porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics e membro do Prevention Medical Review Board, em 8 de maio de 2019.

A dieta cetônica se tornou o plano alimentar mais discutido e discutido por aí, com celebridades, nutricionistas e até médicos disputando diferentes lados da cerca. Enquanto Halle Berry , Vanessa Hudgens , e Al Roker são fãs e disseram que a dieta os ajudou a melhorar sua saúde, a treinadora Jillian Michaels diz que a dieta rica em gordura e pobre em carboidratos é 'terrível para sua saúde, imunidade, longevidade e anti-envelhecimento.' Então, o que dá? Para ajudá-lo a decidir se a dieta é certa para você, analisamos tudo o que você precisa saber sobre a dieta ceto, incluindo alguns efeitos colaterais da dieta ceto e o infame ceto gripe .




Essas celebridades juram pela dieta ceto. Aqui está o porquê:


Qual é a dieta ceto?

Originalmente começou na década de 1920 para ajudar tratar pessoas com epilepsia , a dieta cetônica é um plano alimentar com alto teor de gordura e baixo teor de carboidratos que enfatiza a perda de peso por meio da queima de gordura. Ao comer alimentos ricos em gordura e limitantes de carboidratos, seu corpo pode atingir a cetose com segurança, um estado em que usa gordura - na forma de cetonas - como combustível em vez de carboidratos. Como a fonte de combustível preferida do seu corpo são os carboidratos, ele sempre recorrerá a esses primeiros. Mas se você comer menos carboidratos, seu corpo os queimará mais rápido e começará a quebrar a gordura para obter energia.

Uma dieta cetônica estrita requer apenas 20 gramas de carboidratos líquidos por dia para sustentar a perda de peso. Se isso parece restritivo, é porque é. 20 gramas é menos carboidratos do que você encontraria em uma maçã média, para dar uma perspectiva. OU na dieta ceto, 80 por cento da dieta é composta de gordura, 15 por cento é proteína e apenas 5 por cento das calorias vêm de carboidratos . Outras dietas de baixo teor de carboidratos requerem 20 a 60 gramas de carboidratos por dia, enquanto a dieta de uma pessoa média é composta de 55% de carboidratos, 30% de gordura e 15% de proteína.




A dieta cetônica funciona?

A dieta ceto é conhecida por ajudar as pessoas perder alguns quilos muito rapidamente , diz Becky Kerkenbush, RD, uma nutricionista clínica em Watertown Regional Medical Center . Carboidratos retêm mais água do que proteína ou gordura, então quando você para de ingeri-los, seu corpo libera todo aquele extra peso da água fazendo você mijar mais. Como resultado, a escala pode mostrar alguns quilos abaixo e você pode parecer um pouco mais magro. E porque você está comendo alimentos ricos em gordura, você se sentirá satisfeito por mais tempo e reduzirá o desejo por doces.

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Mas o que diz a ciência? Os resultados são mistos. Um Estudo de outubro de 2016 a partir de The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism seguido 20 adultos obesos, que foram colocados em uma dieta cetônica de baixa caloria, perderam uma média de 18 quilos em quatro meses. Outro pequeno experimento teve um resultado semelhante. Em seis meses Cardiologia Experimental e Clínica estudo de 83 adultos obesos, aqueles na dieta cetônica perderam em média 33 libras, enquanto reduziam seus níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentavam seu colesterol bom (HDL).

Mas todos esses estudos foram muito pequena, e nem todas as pesquisas sobre a dieta cetônica são tão promissoras. Uma Sociedade Americana de Nutrição Clínica Estudo de maio de 2006 de 20 participantes descobriram que aqueles na dieta não perderam mais peso do que aqueles em uma dieta não ceto. Mas eles tinham um humor pior e níveis mais altos de inflamação, que foram associados a uma variedade de condições, incluindo doenças cardíacas e câncer. Outra coisa a considerar é que os estudos que mostram os benefícios de seguir dietas com baixo teor de carboidratos não explicam se elas são tão baixas em carboidratos quanto a dieta cetônica.



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Quais são as desvantagens de seguir a dieta cetônica?

Como mencionamos, não há muita pesquisa e ciência apoiando os benefícios da dieta cetônica na perda de peso. Na verdade, seguir uma dieta restritiva com poucos carboidratos, como o ceto, pode ser prejudicial à saúde. UMA Estudo de fevereiro de 2019 a partir de Nutrientes sugere que seguir uma dieta baixa em carboidratos e rica em gordura, semelhante ao ceto, pode danificar os vasos sanguíneos e aumentar o risco de Diabetes tipo 2 e doença cardíaca .

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Além disso, um Estudo de agosto de 2018 a partir de The Lancet , que acompanhou mais de 15.000 pessoas nos Estados Unidos, descobriu que aqueles que limitaram sua ingestão de carboidratos (menos de 30 por cento de suas calorias diárias de carboidratos) viveriam em média quatro anos a menos do que alguém que come uma quantidade moderada de carboidratos (5o para 55 por cento de suas calorias diárias de carboidratos). Além do mais, a dieta cetônica pode não ser tão eficaz para melhorar o desempenho esportivo como muitos atletas pensam. UMA Estudo de fevereiro de 2017 no Nutrição e Metabolismo , que acompanhou 42 atletas, descobriu que uma dieta cetogênica restritiva pode, na verdade, impactar negativamente o desempenho físico, causando uma exaustão mais rápida.


Resultados da dieta ceto

Algumas pessoas realmente perdem peso.

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Curiosamente, as pessoas perdem peso com a dieta cetônica. Heather Wharton, uma gerente de relacionamento comercial de 35 anos de Tampa, Flórida, perdeu 60 quilos desde que começou a dieta cetônica em janeiro de 2016: planejo seguir a dieta cetônica pelo resto da minha vida, diz Wharton. Meu marido e eu nos consideramos viciados em comida, e a dieta cetônica é o que usamos como forma de abstinência de alimentos desencadeadores que contenham açúcar e outros carboidratos. ' Um dia típico de alimentação para Wharton inclui café com suplemento de proteína, uma xícara de leite de caju sem açúcar, arroz de couve-flor com peru moído e aminoácidos líquidos (um substituto do molho de soja sem carboidratos), espinafre, seis fatias de bacon de peru e seis ovos e um pouco de salsa.

Outros consideram a dieta cetônica uma solução de curto prazo para perda de peso. Tyler Drew, um corretor de imóveis de 34 anos de Los Angeles, leu pela primeira vez sobre a dieta de Reddit e usou-o para perder 20 quilos em seis meses antes de retornar à dieta tradicional. Durante a dieta cetônica, os níveis de colesterol de Drew melhoraram, embora um dia típico de alimentação envolvesse bacon no café da manhã e no jantar.

Mas para outros, a dieta cetônica não funciona.

Para alguns, a cetose pode causar mais efeitos colaterais negativos do que positivos. Dorena Rode, uma autora de 52 anos e palestrante de Occidental, Califórnia, experimentou a dieta por um mês e sentiu palpitações cardíacas e tonturas. Ao contrário de Drew, Rode diz que seu colesterol aumentou de 192 para 250 mg / dL depois que ela introduziu mais gordura em sua dieta. (Menos de 200 mg / dL é considerado desejável, enquanto qualquer coisa acima de 240 mg / dL é considerado alto.)


Como iniciar a dieta ceto

Os que fazem dieta ceto comem principalmente carne, gorduras saudáveis ​​e vegetais sem amido, como folhas verdes. E ... é basicamente isso.

Embora a gordura seja a peça central de qualquer dieta cetônica, isso não significa que você deva subsistir com bifes cobertos com manteiga, diz Kristen Mancinelli , RD, autor de A dieta cetogênica . Um grande equívoco é que você deve apenas colocar a carne no centro do prato e adicionar mais gordura por cima, diz ela. Você também não deve depender de carnes gordurosas para atingir sua cota de gordura, acrescenta ela.

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Lista de alimentos dietéticos ceto

Melhores alimentos ceto

  • Gorduras: Azeite, óleo de coco, manteiga, óleo de abacate, óleo MCT, abacate
  • Proteínas: Carne, aves, ovos, peixes
  • Vegetais sem amido: Folhas verdes, vegetais crucíferos (brócolis, repolho, couve-flor, couve de Bruxelas), pepinos

    Alimentos ceto para comer com moderação

    • Laticínios integrais: Leite, queijo, iogurte
    • Vegetais com amido médio: Cenouras, beterrabas, pastinacas, ervilhas, alcachofras, batatas
    • Legumes: Feijão, grão de bico, lentilha, amendoim
    • Nozes e sementes: Amêndoas, cajus, nozes, sementes de abóbora, sementes de girassol
    • Frutas: Bagas, bananas, melões

      Alimentos ceto para evitar

      • Todos os tipos de açúcar: Incluindo mel, agave, xarope de bordo
      • Grãos: Trigo, aveia, todos os tipos de arroz, milho
      • Todos os alimentos feitos com farinha: Pães, massas
      • Alimentos processados: Qualquer coisa que venha em uma sacola ou caixa

        Apesar de quão limitante é a dieta ceto, os especialistas em dieta dizem que, com um planejamento cuidadoso, você ainda pode obter todas as vitaminas e minerais vitais. No entanto, para jogar pelo seguro, você deve trabalhar com um nutricionista para criar um plano de refeições cetônicas bem elaborado para evitar deficiências nutricionais.


        Efeitos colaterais da dieta ceto que você deve conhecer

        Reduzindo carboidratos ( caminho para baixo) pode realmente bagunçar seu corpo - pelo menos no início. Aqui estão todos os potenciais efeitos colaterais do ceto que podem acontecer:

        Sede aumentada

        Os carboidratos retêm fluidos em seu corpo (pense em como o pão absorve água em comparação com o peito de frango), então, quando você corta o nutriente, a água extra é excretada na urina. Isso torna vital para aqueles que seguem a dieta cetônica se manterem hidratados.

        Aumento do risco de pedras nos rins

        Isso se deve à desidratação e à urina ácida com alto teor de cálcio.

        Fadiga

        Você pode achar que você fadiga mais rapidamente ou o exercício parece mais difícil do que o normal, diz nutricionista de Seattle e porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics Ginger Hultin , MS, RDN.

        Problemas de colesterol

        Dependendo de como você escolhe suas gorduras, a dieta cetônica pode conter uma abundância de gordura saturada, o que aumenta os níveis de colesterol LDL e causa aterosclerose, o acúmulo de gorduras e colesterol nas artérias. Se você decidir ir para o ceto, peça a um médico para monitorar seus níveis de colesterol mensalmente para garantir que você permaneça dentro de uma faixa saudável.

        Respiração Keto

        Como mencionamos anteriormente, quando seu corpo entra em cetose, ele começa a armazenar gordura na forma de cetonas. Isso inclui acetona, o mesmo produto químico do removedor de esmalte, que pode causar 'hálito cetônico', um gosto metálico desagradável na boca. Não se preocupe, porém, é um efeito colateral que passará conforme você se adapta à dieta.

        Constipação

        Como você está limitando significativamente a ingestão de carboidratos, isso significa que está comendo menos vegetais, frutas, grãos inteiros e feijão. Combine isso com o fato de que você perde mais peso de água, e você tem a receita para constipação. Mas você pode melhorar sua digestão comendo mais alimentos ricos em fibras e aprovados pelo ceto, como abacates, nozes e vegetais sem amido.

        Diarréia cetônica

        Na mesma linha, sempre que você muda drasticamente sua dieta, isso pode causar algum desconforto digestivo. Encher o prato com principalmente gordura pode causar diarreia. Além disso, alguns lanches ecológicos usam adoçantes artificiais e álcoois de açúcar que podem incomodar seu estômago, portanto, evite esses alimentos se você for sensível a eles.

        A 'ceto gripe'

        Um conjunto de sintomas chamado de ceto gripe normalmente começa um ou dois dias após o início da dieta cetônica, diz Mancinelli, e ocorre enquanto seu corpo passa pela abstinência de carboidratos.

        Sintomas da gripe ceto

        Nariz, Desenho Animado, Mão, Ilustração, Pé, Dedo, Gesto,Mal hálito Fraqueza ou fadiga Dor de cabeça Náusea Cãibras musculares Diarreia ou prisão de ventre Erupções cutâneas Mudanças de humor

        A dieta cetônica é segura?

        Os especialistas estão divididos sobre se a dieta cetônica é uma boa ideia. Por um lado, Lori Chang, nutricionista registrada e supervisora ​​do Center for Healthy Living na Kaiser Permanente West Los Angeles, diz que usar uma fonte mais limpa de energia - cetonas em vez de carboidratos de queima rápida - pode melhorar o humor e os níveis de energia . Quando você come carboidratos refinados ou muitos carboidratos em geral, o sangue é inundado com excesso de insulina, diz Chang. “Isso pode levar a uma montanha-russa de açúcar no sangue, que estressa o corpo e afeta negativamente os níveis de energia e o humor. Quando você está em um estado de cetose, no entanto, os corpos cetônicos não requerem insulina para cruzar a barreira hematoencefálica, o que afasta níveis de açúcar no sangue desfavoráveis. '

        Outros especialistas afirmam que o acúmulo de cetonas em longo prazo pode ser prejudicial. Essas cetonas são fontes de combustível de emergência e não devemos usá-las por muito tempo, diz Kristen Kizer, uma nutricionista registrada no Hospital Metodista de Houston. As cetonas são moléculas com carga negativa, o que significa que são ácidas. Quando você acumula corpos cetônicos em seu sistema, está acumulando ácido. Uma das maneiras pelas quais seu corpo protege o ácido é retirando o cálcio dos ossos. Kizer também observa que a dieta não é muito balanceada e envolve uma ingestão muito elevada de produtos de origem animal, que geralmente não protegem contra câncer, diabetes ou outras doenças.

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        Se você tentar a dieta fora da supervisão médica, Kizer diz que é importante testar sua urina com tiras de teste de cetona para análise de urina para garantir que seus níveis de cetona não fiquem perigosamente altos. As tiras de teste de urina de cetona também são usadas por pessoas com diabetes para determinar se estão sob risco de cetoacidose (CAD), uma complicação com risco de vida que ocorre quando um indivíduo não tem insulina suficiente no corpo. (A cetose saudável é considerada cetonas no sangue de 0,5 a 3,0 mM.)


        Resumindo: converse com um nutricionista registrado para se certificar de que a dieta cetônica é a certa para você

        Você já ouviu essa linha antes, mas realmente: Consulte um médico antes de tentar a dieta cetônica e peça uma recomendação para um nutricionista registrado. Um nutricionista credenciado poderá aconselhar melhor os prós e os contras de seguir a dieta, além de dar dicas de como segui-la corretamente. A dieta cetônica é um regime alimentar extremo que pode ser prejudicial a certas pessoas. Pode não ser adequado para pessoas com doenças cardíacas ou doenças metabólicas, como diabetes tipo 1 ou diabetes tipo 2 não controlada pela insulina.

        Embora especialistas como Kizer se preocupem com a dieta cetônica, se você estiver decidido a experimentá-la, um médico pode ajudá-lo a determinar se ela é certa para você e fornecer ferramentas e informações para rastrear com precisão o seu estado de cetose.

        Se você decidir que a dieta cetônica não é para você, incluir uma mistura de gorduras saudáveis ​​em sua dieta ainda pode proteger seu cérebro, aumentar o colesterol bom (LDL), diminuir o risco de doenças cardíacas e ajudá-lo a ficar saciado ao longo do dia .