O que todas as mulheres com sardas precisam saber

Sardas no rosto Shutterstock

A pele está na moda, sempre esteve. Mas a variedade sardenta recebeu muitas sombras - por ser indesejável, pouco sofisticada e, mais seriamente, um sinal de hábitos inadequados de proteção solar. Finalmente, tudo está mudando: conforme os desfiles, celebridades e artistas mostram a singularidade de nossos spots, os pesquisadores genéticos estão se aprofundando em suas diversas origens. O resultado? Mulheres de todas as cores estão perdendo o peso Fundação e vestindo suas sardas com orgulho, e aqueles que não nasceram com pigmento natural estão flexionando os músculos da maquiagem para se manterem atualizados. Junte-se ao clube.

O que são sardas, realmente?
Se você tem efélides, como eles são conhecidos na área médica, você tem que agradecer a mamãe e papai. Freckling é um traço recessivo, então ambos os pais têm que ser portadores e passar a tendência para que ela apareça, diz Amit Sharma, MD, dermatologista da Clínica Mayo, que pesquisa genética dermatológica. O chamado gene para sardas é, na verdade, uma mutação benigna do gene MC1R, que regula o pigmento.

Embora seja verdade que tal mutação em pessoas de herança celta causa os pontos-ponto-pontos estereotipados em ruivas claras, variações do gene MC1R levam a sardas em chineses, japoneses, franceses, mediterrâneos, israelenses e certos grupos étnicos africanos também , explica Sharma.

Ver no Instagram

Veja Spot Develop
Um bebê com sardas? Excesso de fofura! Exceto que nunca aconteceu: Toupeiras e outro marcas de nascença pode estar lá desde o primeiro dia, mas não sardas, diz Dendy Engelman, MD, cirurgião de câncer de pele de Mohs e diretor de cirurgia dermatológica do Metropolitan Hospital, em Nova York. As sardas aparecem - e se multiplicam - com a exposição à luz, geralmente fazendo sua estreia por volta dos 7 ou 8 anos. É aí que entra o mito das sardas = dano solar.

Sim, dissemos mito. Em um nível celular, os danos do sol significam DNA bagunçado - os pares de bases nitrogenadas que compõem cada degrau da escada da dupla hélice não combinam adequadamente, possivelmente levando ao crescimento do tumor e à quebra do colágeno e elastina de consolidação da pele, diz Alicia Barba, MD, dermatologista da Barba Dermatology em Miami. As sardas, porém, são 'apenas o seu tipo de pele', diz ela. - Você pode fazer tudo perfeitamente e ainda terá sardas. Se você está sendo inteligente em relação ao sol, nunca deve ouvir que sua pele está danificada, ou se sentir envergonhado por não ter cuidado de nada. '

Ver no Instagram

Proteção de Uso
Dito isso, se você tem pele pálida e sardas, corre um risco maior de desenvolver câncer de pele do que alguém com o mesmo tom de pele sem elas. Portanto, fique atento: faça exames duas vezes por ano por um dermatologista e nunca economize na proteção: use UVA / UVB de amplo espectro protetor solar com FPS 30 ou superior em toda a pele exposta, durante todo o ano, diz Francesca Fusco, MD, professora clínica assistente de dermatologia no Mount Sinai Medical Center, na cidade de Nova York. (Experimente o protetor solar FPS 33 da All Good Sport da Prevenção Armazenar.)

Não tem certeza de como distinguir uma sarda de uma mancha solar, também conhecida como lentigo? “Sardas saudáveis, sem danos subjacentes, devem se intensificar quando você recebe mais raios e desbotar - até mesmo desaparecer - quando você está menos exposto ao sol”, diz Fusco. ' Manchas solares , por outro lado, serão mais escuros do que suas sardas e permanecerão escuros, não importa o quanto de exposição você obtenha. ' Dependendo de onde você mora (ou de férias), esse fluxo e refluxo da tonalidade das sardas pode variar. Além da cor, outros sinais de que uma mancha é um lentigo incluem o tamanho (a borracha de um lápis em vez de sua ponta de chumbo) e a forma (pode ter uma borda mais bem definida do que a maioria das sardas), diz Barba.

Se você tiver um lentigo, não se desespere - muitos são benignos e não significam nada para a sua saúde. Você pode tratar a descoloração com ingredientes clareadores OTC (Fusco recomenda ácido kójico ou raiz de alcaçuz; experimente Fresh Peony Spot-Correcting Brightening Essence, $ 64, amazon.com ) Patches teimosos podem ser removidos a laser com tratamentos de luz intensa pulsada (aproximadamente US $ 250 a US $ 1.500 por sessão), que convertem a energia da luz em calor para destruir o pigmento, diz Barba. Se o seu médico suspeitar que a mancha é um lentigo maligno, ela fará uma biópsia e tratará, se necessário.

Este artigo foi publicado originalmente por nossos parceiros em WomensHealthMag.com .