Nós investigamos se vale a pena tomar suplementos de Adaptogen

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Ervas como ashwagandha, rhodiola, raiz de maca e outras plantas conhecidas como adaptógenos assumiram o Instagram (principalmente fazendo o seu caminho em tigelas de smoothie e lattes) e estão espalhados por todos os sites de bem-estar, como Gosma ( Gweneth Paltrow jura por eles )

Os proponentes afirmam que as ervas adaptogênicas são o verdadeiro negócio - prometendo impulsionar o sistema imunológico , aumentam o foco mental, estimulam um humor equilibrado e até combatem o alto estresse.

Mas de onde vêm essas plantas medicinais e que tipo de benefícios à saúde elas realmente oferecem? Abaixo, veja se os adaptógenos têm ou não um lugar em sua dieta.

O que são adaptógenos, afinal?

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Os adaptógenos são ervas à base de plantas cheias de compostos complexos que ajudam seu corpo a mediar ou se adaptar (daí o nome 'adaptogen') estresse físico ou psicológico, interagindo com seus sistemas celulares, diz Marjorie Nolan Cohn , RDN, CSSD, nutricionista da Filadélfia e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética.

Algum pesquisar confirma isso, sugerindo que os adaptógenos funcionam por meio do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal (HPA), o principal centro de resposta ao estresse. Por exemplo, se seu corpo está produzindo muito do hormônio do estresse cortisol, os adaptógenos teoricamente interviriam para ajudar a equilibrar isso.

Embora os adaptógenos tenham sido usados ​​por séculos na medicina chinesa e ayurvédica, não há uma tonelada de evidências científicas sólidas de que funcionam. Muitas das evidências sobre adaptógenos que mitigam a resposta ao estresse são pesquisas de laboratório ou estudos feitos em animais - então ainda há muito que nós não saber.

Ainda mais? Embora a maioria das doenças tenha inflamação nas raízes - e os adaptógenos tenham propriedades de redução da inflamação - os especialistas não têm certeza de como cada adaptogen funciona ou se é uma combinação de diferentes compostos bioativos (ou uma combinação de plantas) que produzem benefícios , diz Nolan Cohn.

Para muitas drogas, é bastante claro qual é o mecanismo de ação em um nível celular, diz ela. Com adaptógenos, há menos compreensão disso.


Ervas adaptogênicas comuns e seus usos

Muitos dos pós à base de plantas que você vê em todas as redes sociais e sites de bem-estar são ervas adaptogênicas com propriedades únicas. Aqui estão os mais populares que você deve conhecer:

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Açafrão

Curcumina, o produto químico amarelo brilhante em açafrão , tem algum sólido pesquisar por trás disso. Ele desempenha um papel nas funções metabólicas e celulares e impacta mais de 100 vias moleculares, diz Nolan Cohn. A curcumina tem uma resposta de redução da inflamação em todo o corpo, observa ela. Algum estudos descobrir que pode desempenhar um papel no gerenciamento de condições inflamatórias, síndrome metabólica, ansiedade , e até dores musculares. No entanto, seu corpo tem dificuldade em absorver a curcumina e não há diretrizes definidas para a ingestão, observa Nolan Cohn.

cãibras nas pernas à noite, um sinal clássico

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Ashwagandha

A raiz e a flor da planta ashwagandha têm sido usadas para propriedades medicinais há anos. Ashwagandha pode ajudar a dar a você mais energia, ao mesmo tempo em que auxilia no sono restaurador, diz Robin Foroutan, RDN, nutricionista de medicina integrativa com sede em Nova York. Ajuda o corpo a equilibrar os níveis de cortisol. Além da energia, também é usado para reduzir a inflamação, diz Nolan Cohn. o National Institutes for Health observa que 300 miligramas de adaptogen duas vezes ao dia após a alimentação por dois meses são possivelmente eficazes para o alívio do estresse.


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Raiz Maca

Esta raiz peruana é elogiada por sua capacidade de aumentar a libido , equilibram os hormônios e aumentam a energia, mas antes que você fique muito animado, a pesquisa tem dificuldade em solidificar o benefícios do pó de maca , e o adaptogen contém substâncias que podem interferir com a função da tireóide . Ele tem uma coisa: muitos nutrientes, como vitamina C, cobre, potássio, ferro e compostos chamados antocianinas, que comprovadamente protegem contra certas doenças crônicas.


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Cordyceps

O café com cogumelos teve um aumento na popularidade, graças ao halo de saúde em torno dos próprios cogumelos. Empresas como a Four Sigmatic prometem que suas cervejas irão beneficiar a imunidade, a energia e o desempenho atlético, graças às várias variedades de cogumelos em pó em suas misturas. Um pequeno piloto estude encontrou uma ligação promissora entre cogumelos cordyceps e desempenho atlético, mas os participantes engoliram quantidades concentradas - 1.000 miligramas, ou muito mais do que você encontraria em uma xícara de café com cogumelos.


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Ginseng

Ginseng foi usado para ajuda a regular os hormônios sexuais , fertilidade e funções hormonais, embora Nolan Cohn observe que a pesquisa sobre o adaptogen é limitada. Um 2015 Reveja de alimentos afrodisíacos publicados em Sexual Medicine Reviews concluiu que a pesquisa em torno do ginseng vermelho especificamente é inconclusiva e tomá-lo diariamente pode levar a problemas de saúde (como dores de cabeça ou problemas de pressão arterial) se tomado junto com medicamentos prescritos.


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Rhodiola

Esta raiz ártica pode ajudar a equilibrar as substâncias químicas do cérebro, como a dopamina e a serotonina, evitando o esgotamento, diz Foroutan. E embora haja alguma pesquisa sobre isso, outros estudos encontraram resultados mistos em seu capacidade de lutar contra a fadiga .


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Santo Basil (Tulsi)

Antiinflamatório e rico em antioxidantes, esta erva curativa da família do manjericão ajuda a equilibrar os níveis de cortisol e melhorar o humor, diz Foroutan. Algum pesquisar sugere que pode ser útil em doenças crônicas como diabetes, síndrome metabólica e estresse (todos remontando à inflamação), mas faltam estudos em humanos.


Você deve tomar suplementos de adaptogen?

Você pode adicionar facilmente alguns desses adaptógenos à sua dieta na forma de alimentos - digamos, beber chá de manjericão ou usar açafrão como tempero no frango - o que geralmente é uma opção segura. Mas se você decidir seguir a rota dos suplementos, faça sua lição de casa. Pode ser enigmático, admite Nolan Cohn.

Quando usados ​​em doses apropriadas, os adaptógenos geralmente são seguros, diz Nolan Cohn. Os efeitos colaterais negativos (problemas gastrointestinais, por exemplo) geralmente vêm apenas de megadose, que variam dependendo do que você está tomando. Suplementos de baixa qualidade também são um problema, já que produtos de baixa qualidade podem conter chumbo ou outras impurezas, observa Foroutan.

Ainda assim, adaptógenos diferentes podem ter interações medicamentosas diferentes e podem não ser adequados para todos. O NIH, por exemplo, sugere ashwagandha pode afetar negativamente a gravidez e interagir com medicamentos para hipertensão. Converse com seu médico antes de tomar qualquer tipo de suplemento - especialmente se você estiver tomando medicamentos prescritos.

Regra geral: compre suplementos que foram testados por terceiros para garantir pureza e qualidade, diz Nolan Cohn. Eles geralmente terão um Etiqueta NSF neles para sinalizar que o conteúdo da garrafa é retratado com precisão no rótulo. Em seguida, dose adequadamente. Um profissional pode ajudá-lo a elaborar um plano nutricional que incorpore adaptógenos de uma forma saudável.

A recomendação geral com suplementos e ervas, especialmente quando se trata de algo específico, é começar baixo e ir devagar, diz Nolan Cohn. Para estar seguro, você também deve sempre trabalhar com um profissional médico, de preferência um nutricionista registrado com uma especialidade em medicina funcional.