Algumas pessoas estão tendo uma erupção cutânea grande (mas inofensiva) uma semana após a vacina COVID-19

  • Um pequeno número de pessoas está relatando uma erupção cutânea tardia no braço cerca de uma semana após receber a vacina COVID-19, mais comumente após a primeira dose.
  • Foi apelidado de braço COVID, mas os profissionais médicos se referem a ele como hipersensibilidade cutânea retardada.
  • A erupção na pele vermelha e a dor no braço podem ser irritantes e um pouco desconfortáveis, mas os especialistas dizem que é inofensivo e se resolve por conta própria. Não deve impedir as pessoas de receberem a segunda dose da vacina.

    Vacinas inquestionavelmente salvar vidas , mas seu poder de combate a doenças também apresenta um risco potencial de efeitos colaterais leves. Mesmo que isso possa ser um pouco desconfortável e irritante, os efeitos colaterais são normalmente Boa coisa, significa que a vacina está fazendo o que deve fazer.

    melhor loção corporal para pele seca

    A vacina COVID-19 não é exceção. Tanto o Pfizer-BioNTech e Moderna vacinas pode estimular sintomas semelhantes aos da gripe - como febre, calafrios, dor de cabeça ou fadiga - em algumas pessoas, um sinal totalmente normal de que o sistema imunológico do corpo está desenvolvendo aqueles importantes combates contra o coronavírus anticorpos , para que você possa lutar contra doenças no futuro, caso seja infectado.

    Mas há uma reação pós-vacina que de repente faz as pessoas falarem. Embora tenha sido apelidado de braço COVID, os profissionais médicos se referem a ele como hipersensibilidade cutânea retardada. Refere-se a erupção cutânea ou lesão vermelha retardada que algumas pessoas desenvolvem em seus braços ao redor do local da injeção após receberem a vacina. Pode causar coceira, inchaço, ferida ou um pouco dolorido, mas geralmente desaparece por conta própria.

    Embora seja raro, os médicos dizem que estão percebendo cada vez mais essa reação retardada. Aqui está o que você deve saber se isso acontecer com você - e por que não é muito para se preocupar.

    O que é essa erupção cutânea tardia após a vacina?

    Qualquer vacina pode causar dor, vermelhidão ou inchaço no local da injeção um ou dois dias após a injeção, Incluindo as vacinas Moderna e Pfizer COVID-19.

    erupção cutânea vermelha no braço após a vacina Dra. Kimberly Blumenthal, Hospital Geral de Massachusetts

    No entanto, a reação que foi apelidada de braço COVID é única porque aparece cerca de uma semana depois que a pessoa recebe a vacina, mais comumente após a primeira dose. Esta é uma reação localizada com vermelhidão, dor, sensibilidade e inchaço no local da injeção que ocorre - em média - sete a 10 dias após a vacinação , diz Hana El Sahly, M.D. , professor associado de virologia molecular e microbiologia do Baylor College of Medicine em Houston e co-investigador principal nacional da fase 3 ensaio clínico para a vacina Moderna . o erupção cutânea pode variar em tamanho e forma, mas pode ter até 6 polegadas de diâmetro.

    Mas não parece ser muito comum. O Dr. El Sahly diz que isso acontece apenas em uma pequena fração das pessoas. Pesquisar de sua equipe descobriu que uma reação retardada no local da injeção ocorreu em menos de 1% dos participantes (244 pessoas) após a primeira dose da vacina Moderna e apenas 0,2% dos participantes (68 pessoas) após a segunda dose.

    A reação tardia no braço foi detectada inicialmente apenas em pessoas que receberam a vacina Moderna, mas os especialistas confirmam que a erupção também é possível com a vacina Pfizer. Embora a maioria dos casos de hipersensibilidade cutânea retardada tenham sido registrados em pacientes que receberam a vacina Moderna, alguns casos foram relatados por receptores da vacina Pfizer, diz Esther Freeman, M.D., Ph.D. , diretor de Dermatologia de Saúde Global do Hospital Geral de Massachusetts e investigador principal do Registro de Dermatologia COVID-19 global.

    O que causa uma erupção cutânea tardia no braço após a vacina Moderna?

    William Schaffner, M.D. , um especialista em doenças infecciosas e professor da Escola de Medicina da Universidade de Vanderbilt acredita que provavelmente se trata da causa raiz da maioria dos efeitos colaterais da vacina. É o início da reação imunológica do corpo interagindo com a vacina, diz ele.

    Algum especialistas acreditam que poderia ser um menor reação alérgica , mas não está totalmente claro por que isso acontece em um pequeno grupo de pessoas, mas não em outros, diz o Dr. El Sahly, observando que os pesquisadores estão investigando isso. Estamos tentando fazer uma biópsia e ter uma descrição melhor dessa reação, diz ela.

    Uma erupção no braço após a vacina COVID-19 é algo com que se preocupar? Quanto tempo isso dura?

    Os médicos não se preocupam muito com isso. Embora o Dr. Schaffner admita que pode ser irritante - incomoda as pessoas quando isso acontece - ele diz que reconhece com antecedência que você poderia ter uma erupção cutânea tardia no braço pode ajudar a reduzir a preocupação se o efeito colateral realmente aparecer.

    No geral, você realmente não deve se estressar com isso, já que a reação muitas vezes desaparece dentro de alguns dias depois de aparecer, diz o Dr. El Sahly. Especificamente, o estudo mencionado acima descobriu que normalmente se resolvia nos participantes dentro de quatro a cinco dias. Raramente está relacionado a efeitos colaterais em outras áreas do corpo, como dor de cabeça ou febre, diz o Dr. Sahly.

    Acima de tudo, se acontecer de você ter erupção cutânea tardia no braço, isso não deve impedi-lo de tomar a segunda dose da vacina. Embora possa ser incômodo por alguns dias, vai vá embora - e COVID-19 é muito mais uma ameaça.

    Como aliviar uma erupção cutânea no braço ou aliviar a dor no braço após a vacina COVID-19

    Se seu braço doer, o Dr. El Sahly recomenda tomar um medicamento antiinflamatório não esteroidal como ibuprofeno (de acordo com as instruções de dosagem do frasco), o que deve ajudar a minimizar a dor.

    Se coçar , os especialistas com quem conversamos sugerem tomar um anti-histamínico (como Benadryl ), aplicando um OTC creme de hidrocortisona , ou usando uma compressa fria para alívio adicional.

    Esta reação tardia do braço deve resolver rapidamente, mas se a sua erupção persistir por mais de uma semana, não é no local da injeção ou próximo dele, ou você tem sintomas mais gerais que não estão melhorando, o Dr. El Sahly diz que é um boa ideia ligar para o seu médico sobre os próximos passos, apenas para estar no lado seguro.

    O CDC também incentiva você a relatar quaisquer reações à vacina COVID-19 aos seus Verificador de integridade pós-vacinação V-safe .

    Este artigo está correto no momento da publicação. No entanto, como a pandemia de COVID-19 evolui rapidamente e a compreensão da comunidade científica sobre o novo coronavírus se desenvolve, algumas das informações podem ter mudado desde a última atualização. Embora nosso objetivo seja manter todas as nossas histórias atualizadas, visite os recursos online fornecidos pelo CDC , QUEM e seu departamento local de saúde pública para se manter informado sobre as últimas notícias. Fale sempre com o seu médico para obter aconselhamento médico profissional.

    (nosso melhor valor, plano de acesso total), assine a revista ou obtenha acesso apenas digital.

    SIGA A PREVENÇÃO NO INSTAGRAM