Você deve comer banha?

Uma porção de gordura Imagens PMGetty Images

Banha de burro, balde de banha, lardo.

Com insultos como esses agora fazendo parte de nosso vernáculo social, não é de se admirar que a banha de porco tenha recebido uma reputação tão ruim. A palavra não é apenas sinônimo de gordura - na verdade, é gordura, ou gordura de porco retirada da área ao redor do estômago de um porco e transformada para uso na culinária. Ao todo, soa como um ataque cardíaco esperando para acontecer ou 5 libras de instantâneo ganho de peso , direito?

Não tão rápido. Recentemente, a banha voltou à moda e se tornou a gordura preferida de muitos nutricionistas, Paleo dieters e hordas de chefs famosos, incluindo Alton Brown da Food Network, que proclamou que a banha era a melhor gordura culinária de todos os tempos .



Então é hora de comer banha?

Embora existam alguns dissidentes nas fileiras, a maioria dos especialistas com quem falamos diz que a banha não merece sua má reputação - e pode na verdade ser uma gordura mais saudável do que outras opções, especialmente para alguns tipos de culinária. (Perca até 15 libras SEM fazer dieta com Coma limpo para ficar magro , nosso plano de refeições saudáveis ​​de 21 dias.)

Mas espere. A banha não está cheia de gordura saturada que os médicos alertam que pode obstruir suas artérias? Bem, na verdade não. A gordura saturada representa apenas cerca de 40% da gordura da banha e, na verdade, não é tão ruim para a saúde quanto os médicos costumavam pensar. Na verdade, muitos especialistas agora argumentam que comer gordura saturada é bom para a saúde geral. Estudos recentes descobriram que comer mais gordura saturada não aumenta o risco de doenças cardíacas, enquanto alguns estudos mostram que pode aumentar o colesterol HDL bom e reduzir o risco de doenças cardíacas quando combinado com uma dieta baixa em carboidratos ou açúcar .

Deixando isso de lado, se você estiver pronto para adicionar banha de porco à sua dieta, há uma advertência importante sobre seus benefícios para a saúde: banha que é vendida sólida em temperatura ambiente e não precisa ser refrigerada faz contêm gordura trans e provavelmente menos vitamina D, que faz bem para você. Além disso, não é tão bom para cozinhar, de acordo com Martinez, que diz que a banha comercial é 'como um veneno'.

Em vez disso, considere fazer sua própria banha, o que é fácil de fazer, diz Jennifer McLagan, chef e autora de Gordura: uma apreciação de um ingrediente mal compreendido . Ela sugere pedir ao seu açougueiro gordura dorsal ou banha de porco ou obter um corte de porco orgânico criado com pasto, como bacon ou barriga de porco e renderizando em casa , que é tão simples quanto cortar a gordura, cortá-la e cozinhá-la lenta e lentamente no fogão ou no forno.