Questionário: Quanto você realmente sabe sobre a menopausa?

Absorventes menstruais com glitter vermelho em fundo colorido - teste da menopausa JulyProkopivGetty Images

Quando se trata de grandes mudanças em seu corpo, a menopausa está no mesmo nível da puberdade e da gravidez. Mas, ao contrário dessas transições, que tendem a vir com conversas ou aulas estranhas dos pais, não existe um guia real para a menopausa - o que pode levar a muita confusão.

Não faltam mitos e equívocos sobre a menopausa. Você deve ter ouvido amigos dizerem coisas como Minha vida sexual está prestes a acabar! ou Eu nunca vou dormir bem de novo! Mas a questão é que a menopausa é diferente para cada pessoa e muitos dos mitos por aí estão totalmente errados.

Faça este questionário para testar seus conhecimentos sobre menopausa - e aprenda os fatos para que você possa navegar pela mudança com facilidade.

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A resposta: falsa.

O ganho de peso é comum durante a menopausa, no entanto, muitas mulheres só ganham em média 5 libras, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS). Os níveis mais baixos de estrogênio podem ser os culpados, bem como um metabolismo mais lento e uma diminuição da massa muscular, o que acontece naturalmente quando você envelhece (o músculo queima calorias, mesmo quando você é sedentário).

Mas ganhar peso não é inevitável , diz Emil Tajzoy, MD , um obstetra / ginecologista no Texas Health Dallas. Existem coisas que você pode fazer para manter o peso sob controle - começando com o exercício. Dr. Tajzoy recomenda 45 minutos de cardio cinco vezes por semana e treinamento de força duas vezes por semana para queimar calorias e construir músculos. E considere cortar um pouco suas porções. Aos 50 anos, seu corpo requer cerca de 10% menos calorias em comparação com quando você tinha 30 anos, diz ele. Em outras palavras, se você precisava de cerca de 1.800 calorias por dia para manter seu peso algumas décadas atrás, seu novo ponto de manutenção é 180 calorias mais baixo - essa é aproximadamente a quantidade em dois biscoitos médios de chocolate.

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A resposta: verdade.

Os baixos níveis de estrogênio e progesterona aumentam o risco de problemas de saúde graves, como doenças cardíacas, derrame e osteoporose, de acordo com o HHS . A boa notícia é que você pode - e deve! - tomar medidas para proteger sua saúde, como fazer exercícios por pelo menos 45 minutos na maioria dos dias da semana e fazer uma dieta saudável. Pense: muitas frutas e vegetais, gorduras saudáveis ​​(por exemplo, abacate e nozes), proteínas magras (como feijão e peito de frango sem pele), e grãos inteiros, especialistas recomendam .

Converse com seu médico para ver se você pode se beneficiar de suplementos como um complexo de vitaminas B diariamente; os nutrientes ajudam a manter o sangue e as células nervosas saudáveis ​​e são mais difíceis de absorver dos alimentos com a idade. Seu médico também pode recomendar suplementos de cálcio e vitamina D para manter seus ossos saudáveis ​​e reduzir o risco de osteoporose, uma condição que se torna mais prevalente após a menopausa.

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A resposta: falsa.

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Níveis mais baixos de estrogênio fazem com que o tecido vaginal e vulvar afine, o que significa que a sensação de secura, queimação ou aperto durante o sexo pode acontecer. Mas eles não precisam: a primeira linha de terapia é usar hidratantes vaginais duas a três vezes por semana, mesmo na ausência de relações sexuais, diz o Dr. Tajzoy.

E se isso não for suficiente? Faça um loop em seu médico. Ela pode prescrever um creme de estrogênio vaginal ou encaminhá-la para uma terapia do assoalho pélvico, que pode tornar o tecido vaginal mais flexível e aliviar a tensão ou o desconforto, diz Leslie Gonzalez, MD , um OB / GYN na PIH Health em Downey, Califórnia.

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A resposta: verdade.

Não é apenas a sua imaginação: cerca de um quarto das mulheres passando pela experiência da menopausa insônia que é grave o suficiente para afetar seu funcionamento diurno, resultados mostram . Um dos maiores ladrões de sono? Ondas de calor . Para evitar que eles interrompam seu sono, tente diminuir o termostato, colocar um ventilador ao lado da cama e usar um pijama leve e solto, diz o Dr. Tajzoy. O exercício também pode fazer você cochilar mais profundamente, ajudando seu corpo a regular sua temperatura de forma mais eficaz e diminuindo sua temperatura central de repouso, de acordo com pesquisar .

Se nenhum desses remédios ajudar, converse com seu médico, que pode prescrever um suplemento hormonal como o estrogênio, diz o Dr. Gonzalez.

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A resposta: falsa.

Apesar do debate anterior, especialistas concordam que o estrogênio sintético ou progesterona pode desempenhar um papel valioso em trazer de volta os níveis baixos de estrogênio, o que pode aliviar ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal , e dor durante o sexo . Mas, uma vez que os benefícios nem sempre superam os riscos potenciais, é importante saber como você pode ser afetado antes de decidir tomá-los.

Os medicamentos de reposição hormonal podem aumentar potencialmente o risco de coágulos sanguíneos, ataques cardíacos , traços, câncer de mama , e doença da vesícula biliar, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde (NIH). Algumas mulheres podem ser mais propensas a esses problemas do que outras, por isso é importante pesar seus riscos e benefícios individuais com seu médico. E se você decidir que vale a pena tentar a TRH? Pergunte ao seu médico se tomar a menor dose pelo menor tempo possível pode ser uma jogada inteligente para você, o Food and Drug Administration (FDA) dos EUA recomenda.


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