A Dieta Paleo tem seu quinhão de odiadores. Veja por que eles estão errados.

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Normalmente não estou muito na moda. Eu nunca fiz ioga quente, couve me fez vomitar uma vez e, por mais que eu me esforce, não consigo compreender por que alguém faria uma limpeza com suco.

Mas de alguma forma me tornei um participante voluntário de um dos maiores movimentos dietéticos da década: a dieta Paleo.

A menos que você esteja morando sob uma rocha, já ouviu falar sobre Paleo, a dieta mais pesquisada no Google dos últimos 2 anos (6,5 milhões de pesquisas somente em 2014). As regras são, em resumo: pare de comer todos os grãos, soja e outras leguminosas, laticínios, açúcares refinados e qualquer produto processado que contenha esses alimentos. Em vez disso, coma muitos vegetais orgânicos (quando possível), carne animal alimentada com capim, frutos do mar frescos, nozes, sementes, frutas vermelhas e qualquer outra coisa que nossos ancestrais do Paleolítico poderiam ter removido da terra.

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Isso pode parecer restritivo e, bem, um saco de almas, mas muitas pessoas acreditam que a dieta os ajuda a perder peso, além de aumentar sua saúde e energia. Claro, ajuda o fato de muitas celebridades agora alardearem a primazia de Paleo: Matthew McConaughey, Uma Thurman, LeBron James, e até mesmo a ex-vegana que se tornou uma comedora de bife Anne Hathaway.

Mas por que na terra pré-histórica você desistiria de iogurte, feijão, aveia, homus e todos os outros alimentos saudáveis ​​que foram defendidos por quase todas as outras dietas nas últimas 4 décadas, mas são proibidas em Paleo? A teoria é que nossos corpos não evoluíram para digerir adequadamente esses alimentos 'modernos', que se tornaram amplamente consumidos apenas com o advento da agricultura, 12.000 anos atrás - um relativo flash na panela no esquema da história humana. Nutricionistas, médicos e cientistas que apóiam a dieta afirmam que esses alimentos recentes contribuíram para a inflamação sistêmica, problemas digestivos, doenças cardíacas, obesidade, doenças autoimunes e diabetes que agora estão no topo da lista de nossos problemas médicos.

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Essa premissa pode parecer enigmática, mas também é intrigante, certo? Foi o que pensei em 2012 quando, após zero deliberação, decidi dar uma reviravolta na dieta na tentativa de encontrar algo (qualquer coisa!) Para aliviar a dor nas articulações que eu tenho lidado por 2 anos - ou pelo menos algo isso iria parar o ciclo de berros e consumo de pipoca em que fui apanhado como resultado da minha vida sã paralisada. Antes de revelar como meus tornozelos doloridos e meu estado mental frágil se saíram, vamos examinar todas as razões pelas quais eu provavelmente deveria ter perguntado antes de abraçar minha garota da caverna interior.

Na verdade, algumas pessoas realmente inteligentes, gigantes legítimos no mundo da nutrição, acham que Paleo é um monte de touro. Alguns antropólogos discordam da mera premissa da dieta, argumentando que nunca houve uma abordagem alimentar comum entre o homem do Paleolítico, mas várias baseadas na geografia e na disponibilidade de alimentos. Uma das pessoas que mais argumentam isso é Marlene Zuk, uma bióloga evolucionista da Universidade de Minnesota, cujo livro Paleofantasia: o que a evolução realmente nos diz sobre sexo, dieta e como vivemos argumenta que, como a evolução humana não parou no período Paleolítico, ninguém deve assumir que esta é a dieta ideal para todos. Outra parte de seu raciocínio: a evolução nem sempre é terrivelmente lenta, ocorrendo em 'pequenos passos ao longo de centenas de milhares de anos', ela escreve. 'Apenas nos últimos anos, adicionamos a capacidade de funcionar em grandes altitudes e a resistência à malária à lista de características humanas de rápida evolução.' Se isso pode acontecer, ela argumenta, então provavelmente evoluímos para lidar com um pouco de pão e massa de vez em quando. (Cozinhe em casa refeições rápidas que tenham um sabor excelente e combata a gordura! Inscreva-se no Chef'd e receba todos os ingredientes e receitas na sua porta.)

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Além daqueles que consideram o Paleo falho em sua premissa, há muitos médicos e nutricionistas que protestam contra o plano por motivos de saúde. No início deste ano, U.S. News & World Report classificou a dieta Paleo em último lugar no ranking anual das Melhores Dietas. De acordo com seu painel de especialistas: 'Ao evitar laticínios e grãos, você corre o risco de perder muitos nutrientes.' Eles também questionaram o efeito da dieta na saúde do coração, acrescentando: 'Se você não tiver cuidado ao fazer escolhas de carne magra, aumentará rapidamente o risco de problemas cardíacos'.

Quando perguntei a uma nutricionista se ela concordava, ela disse que sim. “As dietas sem laticínios podem ser deficientes em cálcio e vitamina D, e vários estudos mostram os benefícios de promoção da saúde e perda de peso dos grãos inteiros”, disse Jen McDaniel, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. 'Além disso, os que comem carne tendem a ter IMC mais altos, que estão associados a uma série de doenças crônicas.'

Um dos maiores nomes conhecidos a endossar o sentimento de que mais carne e gordura significam maiores riscos à saúde é o médico Dean Ornish, que, como fundador do Instituto de Pesquisa em Medicina Preventiva sem fins lucrativos, há anos apregoa os benefícios de uma dieta baixa à base de vegetais em gordura e rico em grãos inteiros. Em um artigo recente no New York Times , Ornish argumentou veementemente contra as dietas do tipo paleo, citando um punhado de estudos observacionais que mostram que 'a proteína animal pode aumentar significativamente o risco de mortalidade prematura por todas as causas, entre elas doenças cardiovasculares, câncer e diabetes tipo 2'.

A lista de especialistas que desafiam Paleo ganhou ainda mais destaque quando a nutricionista Marion Nestlé, autora do blog Food Politics, questionou a dieta de um Wall Street Journal artigo intitulado 'A Dieta Paleo é saudável?' Para a Nestlé, a dieta pede que as pessoas abram mão de muitos alimentos em troca de benefícios de saúde muito duvidosos para serem vantajosos ou sustentáveis. 'Restringir grupos de alimentos inteiros pode tirar um pouco da alegria de comer, forçando as pessoas a desistir de alimentos que amam ou que fazem parte de sua herança cultural', disse ela.

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Esses contras deixam de lado o atributo aparentemente menos defensável da dieta - sua insustentabilidade ambiental.

“A ênfase na carne, seja qual for o tipo de carne, simplesmente não é sustentável para uma população de 7 bilhões de pessoas - ponto final”, diz David Katz, diretor do Centro de Pesquisa de Prevenção da Universidade de Yale. 'Então Paleo é uma dieta para um grupo muito seleto. Por que não fazer a transição para uma dieta sabidamente saudável e sustentável? '

Caramba.

Depois de tudo isso, qualquer humano lógico pode se perguntar por que não excomungamos coletivamente a dieta. Eu provavelmente não teria tentado se eu soubesse de tudo isso antes de mergulhar. Mas então eu não teria a alegria de seguir o que poderia ser chamado de reação à reação. Recentemente, ao lado de críticos que citam falhas, muitas outras pessoas inteligentes começaram a reunir as evidências de que essa é uma das formas mais saudáveis ​​de comer. Esses megafans não apenas citam o crescente corpo de pesquisas sobre os benefícios da dieta no combate às doenças, mas também apontam que a versão superestrita de Paleo que atraiu tanto fogo é simplesmente um ponto de partida. O segredo revigorante de Paleo, dizem eles - e digo isso também, depois de conversar com médicos, cientistas e as mulheres reais que o viveram - é que pode e talvez deva ser feito com flexibilidade, como qualquer outra forma saudável de alimentação. Essa noção de um Paleo modificável foi perdida na selva de acusações. Mas é uma excelente notícia para aqueles desesperados para encontrar uma dieta que finalmente 'funcione para mim, droga!'

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Para reduzir a inflamação, estabilizar o açúcar no sangue, reduzir o colesterol LDL ('ruim'), ajudar a prevenir doenças crônicas como diabetes e doenças cardíacas e até diminuir a gordura da barriga, considere o uso de Paleo. Essa é a conclusão, pelo menos, feita pelos autores de vários ensaios clínicos controlados e randomizados e estudos da dieta. Um de JACC: intervenções cardiovasculares mostraram que, em comparação com aqueles que seguiram a dieta mediterrânea ou DASH (um plano pesado em grãos inteiros e baixo teor de gordura projetado para reduzir a pressão alta), as pessoas que seguiram uma dieta paleo ou, ironicamente, uma dieta vegana por 60 dias mostraram o melhor melhorias nos fatores de risco de doenças cardíacas, como colesterol LDL alto e triglicerídeos, e perda de peso maior.

Isso mesmo, Paleo era comparável a uma dieta vegana, que evita todos os produtos de origem animal que nos disseram estar associados a doenças cardíacas. Outro estudo recente no European Journal of Clinical Nutrition descobriram que, ao longo de 6 meses, mulheres obesas na pós-menopausa em uma dieta Paleo perderam mais gordura, particularmente gordura da barriga teimosa, do que aquelas na muito elogiada dieta nórdica, que permite grãos, laticínios e feijão.

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Espere mais algumas décadas, prevê Gary Taubes, e as evidências a favor de Paleo deverão ser mais conclusivas. O autor de Boas calorias, más calorias , ele é um jornalista investigativo cujos escritos ajudaram a transferir a culpa pela obesidade e doenças crônicas da gordura da dieta para carboidratos e açúcar. No momento, diz Taubes, os ensaios clínicos de longo prazo que podem estabelecer os riscos e benefícios da dieta são muito caros para conduzir, portanto, poucos dados sobre os efeitos de longo prazo de Paleo existem fora das histórias de sucesso pessoal. Mas, ele diz, 'eu diria que daqui a 20 anos, você descobrirá que as pessoas que seguem dietas no estilo paleo serão mais saudáveis.'

Nesse ínterim, muitos médicos não estão esperando estudos maiores e mais longos para confirmar o que sabem por experiência própria. De acordo com Rede Paleo Physicians , centenas de médicos estão prescrevendo dietas no estilo paleo para pacientes com problemas de saúde como diabetes, doenças cardíacas, obesidade, esclerose múltipla, síndrome do intestino irritável e artrite reumatóide.

Entre esses médicos está Terry Wahls, chefe assistente de equipe do Iowa Veterans Affairs Medical Center. A experiência de Wahls com Paleo é pessoal, depois que uma versão modificada da dieta a ajudou a reverter seu próprio caso progressivo de esclerose múltipla, permitindo que ela passasse de uma cadeira de rodas para uma corrida de bicicleta de 18 milhas em um ano. Sua abordagem para a dieta, descrita no livro O Protocolo Wahls , inclui proteína moderada de carne alimentada com capim, carnes de órgãos e peixes; vegetais fermentados; e montes de folhas verdes, vegetais ricos em enxofre, como brócolis e frutas vermelhas. Em um estudo recente, pacientes em sua versão da dieta experimentaram a maior queda na fadiga relacionada à esclerose múltipla já relatada.

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Obtenha as receitas fáceis para todos os deliciosos pratos Paleo mostrados neste artigo aqui.

Além disso, diz Wahls, Paleo a ajudou a tratar pacientes com obesidade, diabetes e outros problemas autoimunes, como artrite reumatóide e lúpus. “Os resultados que você obtém com esse tipo de dieta dependem de como você a estrutura”, diz ela. 'Mas uma versão com peso vegetal como a minha ajuda em várias frentes, diminuindo a carga de carboidratos eliminando o açúcar e a farinha branca, então estamos melhorando a sensibilidade à insulina e, para algumas pessoas, eliminando o gatilho dietético para suas doenças autoimunes - glúten. E estamos mudando as bactérias que vivem em seu intestino para uma mistura mais saudável. '

A ginecologista Debra Ravasia também prescreve uma dieta de estilo paleo para ajudar pacientes obesos a perder peso em sua clínica em Spokane, WA. “Não descobri que fosse possível atingir esses mesmos objetivos com uma dieta de baixa caloria ou gordura”, diz ela. 'É necessária uma dieta pobre em carboidratos refinados, com proteína e gordura adequadas e pouco ou nenhum açúcar ou amido.'

Mas espere um minuto. Se você cortar carboidratos saudáveis, como grãos inteiros, laticínios e legumes, não perderá nutrientes essenciais, como o U.S. News & World Report argumentou em sua classificação contundente de Paleo? Não se você seguir a dieta de forma responsável, diz Laura Schoenfeld, uma nutricionista holística que prescreve uma dieta de estilo Paleo para seus clientes. “Com o Paleo, contanto que você coma uma variedade de alimentos vegetais e animais, incluindo superalimentos ricos em nutrientes, como fígado, ovos, peixes gordurosos, caldo de ossos e alimentos fermentados, você obterá todos os nutrientes de que precisa”, diz ela. .

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'A maioria das minhas clientes do sexo feminino realmente se sai melhor com uma versão de Paleo com carboidratos moderados, e não com baixo teor de carboidratos, que fornece proteína consistente em cada refeição - apenas cerca de uma porção do tamanho da palma da mão de carne, peixe, ovos - junto com dois punhados de vegetais sem amido, um punhado de vegetais ricos em amido e uma a duas porções de gordura do tamanho de um polegar ', diz Schoenfeld. O que sua abordagem pode se traduzir em: um filé de salmão servido com macarrão de abobrinha 'macarrão', batata-doce assada e beterraba com bacon esfarelado - tudo regado com azeite de oliva. A refeição tem muito menos carboidratos refinados e mais gordura e proteína do que a maioria dos americanos.

Mas mesmo que médicos e nutricionistas estejam recomendando a dieta, o Paleo pode realmente ser considerado Paleolítico se você estiver consumindo coisas como manteiga de amêndoa ou leite de caju? Com certeza, diz Loren Cordain, autora de A Dieta Paleo , o livro reconhecido por apresentar a dieta aos americanos. De acordo com Cordain, comer Paleo não significa comer exatamente o que nossos ancestrais comiam - porque, ele concorda, a dieta dos homens antigos variava enormemente -, mas sim os grupos de alimentos que eles comiam.

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A verdade é que, como descobri ao relatar este artigo, muitos especialistas defendem uma dieta paleo rígida e, a seguir, incentivam a experimentação pessoal. 'O objetivo é realmente entrar em sintonia com seu corpo, não se submeter cegamente a um conjunto de crenças', diz John Durant, autor de O Manifesto Paleo . Seu conselho, com o qual muitos concordam: Coma estritamente Paleo por 30 dias, mas depois reintroduza os alimentos que são importantes para você, um de cada vez, para ver como se sente. E quando você termina com uma dieta que não é estritamente paleo (Durant confessa que come laticínios alimentados com capim), tudo bem.

Quando entrei em contato com outros seguidores de Paleo, a maioria disse que ajustou naturalmente a dieta para atender às suas necessidades com o tempo - com grandes resultados. 'Eu sigo um modelo Paleo, não Paleo estrito - ocasionalmente como iogurte, queijo e aveia porque eles não me causam nenhum desconforto dietético', diz Robin Gregory, 38, de Gainesville, Flórida, que perdeu 13 quilos desde que começou a comer principalmente Paleo em 2011.
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Keri Brewster, 41, de Kansas City, MO, usou uma abordagem Paleo modificada para tratar sua artrite reumatóide e SII. “Eu como creme azedo de vez em quando e não me sinto mal por isso”, diz ela. - Mas grãos contendo glúten desencadeiam meus sintomas de SII. Antes disso, eu não tinha ideia de como meu corpo estava reagindo aos alimentos individuais. '

Carey Rossi, 44, ex-vegetariana em Manhattan, descobriu que Paleo era a única coisa que ajudava a aliviar suas enxaquecas e fadiga. Depois de tentar um plano Paleo estrito de 30 dias, ela decidiu segui-lo em tempo integral. “Ocasionalmente, como laticínios, grãos e legumes, mas eles me deixam cansada, tonta e inchada”, diz ela. 'Então, quando eu os como, eu faço isso sabendo como eles afetarão meu corpo.'

Outros se apegam ao mais puro Paleo e podem explicar prontamente por quê. Michele Klepac, uma mulher de 56 anos da região central do Texas, decidiu adotar uma dieta estilo paleo em janeiro de 2012. Desde então, ela eliminou a fadiga extrema, a dor em queimação nos nervos e os tremores nas pernas associados à esclerose múltipla e perdeu 22 quilos em o processo. “Eu precisava de uma revisão rigorosa como essa para restaurar meu paladar e descobrir que realmente gosto de coisas como saladas com vegetais”, diz ela. Ela não vai fazer laticínios e grãos de novo, ela suspeita, além de um crème brûlée de uma vez na lua.

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Quanto a mim, um mês no estrito plano Paleo era a redefinição do paladar de que eu precisava - não queria mais pão ou açúcar no café.

Pela primeira vez, bem, sempre, eu me senti no controle do que comia. Chega de atração magnética para os cookies das escoteiras. Como um bônus, eu estava menos inchado e estranhamente feliz, apesar de ser quase aleijado e morar com meus pais.

Embora a dieta não tenha aliviado minha dor nas articulações completamente (mais tarde fui diagnosticado com a doença de Lyme), ela ajudou a diminuir os surtos e redefiniu minha relação com a comida. Finalmente apreciei os sabores dos alimentos integrais nutritivos e perdi a vontade de comer tudo o que via quando estressada. As regras de não comer carboidratos refinados ou lixo processado não eram privação, quando eu podia comer todas as frutas e vegetais que queria e nunca contar calorias.

Após 6 meses de estrito paleo, descobri o que poderia reintroduzir sem me sentir como lixo ou desencadear uma farra: manteiga de amendoim, homus e vinho estão entre os alimentos não paleo que tolero com alegria. Eu me permito os brownies da minha mãe em ocasiões especiais, o que os torna, e as ocasiões, mais especiais. E é assim que estou comendo há 3 & frac12; anos.

Então, sim, sou um convertido à dieta Paleo - ou estilo de vida, como eu o chamo. Estou convencido de seus benefícios e legitimidade científica. Pode não ser para todos, mas está mantendo a mim e a muitos outros com um peso saudável sem muito esforço, aliviando nossa dor e nos ajudando a dissociar comida e culpa. Resumindo, tem sido difícil para o amor, fornecendo estrutura em um mundo surreal de alimentos processados ​​e pipoca perfeitamente revestida de açúcar. A reação contra isso é esclarecedora, mas não parece provável que dure, especialmente para aqueles de nós que finalmente aprenderam a amar os alimentos que realmente nos amam.

Quer se juntar a mim? A partir de 1º de setembro, farei um desafio Paleo de 30 dias. Aqui está como você pode se juntar a mim.