A nova ciência da pele clara

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Loren Cordain pode ter sido a única pessoa no auditório sem um médico naquela noite de abril de 2004. Ele nem era especialista em pele. Mas por mais de uma hora na reunião anual da Society for Investigative Dermatology, ele chocou os especialistas em dermatologia na sala, mudando o pensamento atual sobre um novo problema crescente: a acne adulta.

Cordain, um antropólogo, me disse mais tarde que sua obsessão pela pele começou com um artigo sobre os Inuit canadenses em uma edição de 1971 da Nutrição Hoje . Uma observação prendeu sua atenção: a população Inuit começou a ter acne apenas quando começou a comer alimentos processados. Mas por que? Ele se agarrou a essa pergunta, deixando-a assumir o controle de sua pesquisa. A dieta, ele decidiu, afeta irrefutavelmente a acne.

Ele sabia que não seria uma venda fácil para o público daquela noite, diz Cordain. A ideia de uma conexão dieta-acne era um anátema desde os anos 60, quando alguns dermatologistas (dois dos quais estavam no palco com ele naquela noite) descobriram que o chocolate, apontado como culpado pela acne, não piorava as erupções. Os participantes do estudo que comeram barras de placebo desenvolveram o mesmo número de espinhas que aqueles que comiam barras de chocolate. O caso foi considerado encerrado e o estudo canonizado (o que explica por que todos os cinco dermatologistas que vi quando cresci insistiram que a dieta não tem nada a ver com minha acne adulta).



Enquanto Cordain estava naquele púlpito, ele citou pesquisas que fez em populações remotas e explicou como uma dieta americana de alto índice glicêmico poderia resultar em uma safra de espinhas. Ele desmascarou o estudo do chocolate apontando sua metodologia falha: a barra de placebo continha a mesma carga glicêmica que a de chocolate e, como continham a mesma quantidade de açúcar, as barras eram quase nutricionalmente idênticas.

Depois que Cordain voltou ao seu lugar, um dos autores do jornal chocolate se inclinou e apertou a mão de Cordain. 'Obrigado por corrigir nosso erro', disse ele.

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Peixe oleoso para pele oleosa? Estamos dentro. Os impactos antiinflamatórios também podem nadar até a superfície da sua pele.

Mais pessoas procuram dermatologistas para tratar a acne do que por qualquer outro motivo. 62% dos pacientes com acne são adultos e a maioria são mulheres. E todos os dias, as salas de exame tocam com uma pergunta consistente dos pacientes: 'O que eu como afeta minha acne?' É uma questão que obriga os dermatologistas a tomar partido. Alguns ainda consideram o debate resolvido com o estudo do chocolate. Os demais acreditam na pesquisa que mostra que os alimentos podem afetar a pele ou consideram as evidências muito fracas. As atitudes evoluíram desde aquela conferência, há 10 anos, e agora há pesquisas suficientes sobre dieta e acne para exigir que sejam levadas a sério.

Eu fui um desses pacientes. Desde o ensino médio, meu rosto e minhas costas têm sido afetados por acne cística profunda que varia de moderada a grave. Por mais de 10 anos, perguntei a vários dermatologistas se a comida poderia ser a culpada por meus problemas de pele enlouquecedores. 'É um mito', todos me disseram. Mas quando minhas rodadas de antibióticos e isotretinoína (Accutane), um medicamento que fornece altas doses de um derivado da vitamina A, não estavam funcionando, comecei a procurar respostas. Mudanças na dieta foram apontadas como uma cura mágica em fóruns on-line sobre acne, e parecia senso comum: todo mundo sabe que depois de uma semana com poucos vegetais e muita cerveja, não parecemos estar no nosso melhor. E, quando nos deliciamos com alimentos gordurosos, um pouco sempre parece dançar pelos nossos poros.

Não foi até que eu estava relatando uma história para Prevenção que ouvi dizer que havia ciência para sustentar as afirmações. Um pesquisador especializado em bactérias intestinais sugeriu que eu abandonasse meu antibiótico anti-acne e mudasse minha dieta. 'Largue todos os carboidratos refinados e coma uma merda de uma tonelada de plantas', ele me disse. Pessoas com microflora intestinal diversa também tendem a ter uma pele bonita, disse ele. Dias depois de começar a seguir seu comando, minha pele estava radiante. Eu tinha uma pele uniforme, pontos vermelhos desbotados e um brilho mágico alimentado por vegetais. Será que me deparei com um tratamento para acne tão simples quanto couve e carboidratos complexos?

O quadro de cientistas e pesquisadores de ponta que pensam assim está crescendo rapidamente. Cinco anos atrás, quando o dermatologista da cidade de Nova York Whitney Bowe começou a dar palestras sobre as ligações entre dieta e acne para a Academia Americana de Dermatologia, os médicos ficaram confusos. “Eles diziam: 'Mas espere, meus livros diziam que não havia vínculo', diz ela. Em sua palestra mais recente em março, a audiência havia crescido dramaticamente e, em vez de questioná-la, pediu apostilas para suas próprias práticas.

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As opções preferidas dos dermatologistas para a acne ainda são medicamentos: antibióticos, retinóides tópicos e Accutane. Mas isso pode ser caro e ter efeitos colaterais desagradáveis, como ressecamento excessivo e sangramento nasal, e os benefícios geralmente não duram. Adicione o fato de que é difícil prever qual medicamento funcionará melhor para um paciente e uma cura natural parece muito atraente.

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62% dos pacientes com acne são adultos e a maioria são mulheres.

Nós sabemos o que é uma espinha-um pequeno folículo capilar bloqueado ligado a uma glândula sebácea-mas ninguém sabe exatamente o que causa as espinhas ou como evitá-las. O que a ciência sabe é que a acne adulta costuma ser um processo hormonal. Em excesso, hormônios conhecidos como andrógenos desencadeiam o crescimento das células produtoras de óleo, levando à acne. A maioria das mulheres adultas com fugas, porém, não tem um desequilíbrio hormonal-seus receptores de andrógenos são apenas mais sensíveis do que a média. O estresse psicológico também pode desempenhar um papel, porque o hormônio cortisol aumenta a produção de óleo.

Compreender o nascimento de uma espinha fica ainda mais difícil quando você leva em consideração a dieta. Mas a ideia de que a comida pode estar ligada à acne não é nova: nos anos 1800, os médicos prescreviam mudanças na dieta para pacientes com acne. Em meados de 1900, pequenos estudos relacionaram a acne ao excesso de carboidratos, leite, açúcar e gordura. Um artigo de 1959 publicado no Canadian Medical Association Journal apelidado de acne 'diabetes cutâneo' por causa de sua resposta positiva a um medicamento para diabetes.

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O estudo do chocolate de 1969 encerrou o debate dieta-acne em livros de medicina, mas então, em 2002, Cordain publicou sua pesquisa em 1.200 ilhéus em Papua Nova Guiné e 115 caçadores-coletores no Paraguai. “Não houve um único caso de acne”, diz ele. Ele atribui a pele clara das populações a suas dietas limpas. Ele ficou tão convencido que começou o movimento da dieta Paleo-e as pessoas prestaram atenção. “Em 2002, a noção de dieta acneica era uma piada completa na comunidade dermatológica”, diz ele. 'Este jornal reabriu o caso.'

Uma das maneiras pelas quais a dieta pode afetar a acne é por meio da inflamação. A nova teoria entre os cientistas é que a acne é uma doença ocidental, como obesidade, diabetes tipo 2 e câncer, desencadeada pela superestimulação de um determinado sistema de crescimento celular. O mecanismo: uma carga elevada de açúcar aumenta os níveis sanguíneos do hormônio insulina, que ativa andrógenos, hormônios do crescimento e vias de sinalização celular, resultando em inflamação de baixo grau, mais secreção de óleo, poros obstruídos e erupções de acne.

Alguns dos agravantes da acne mais estudados são açúcares refinados e grãos processados, portanto, uma dieta de baixo índice glicêmico tende a melhorar a pele. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition em 2007, descobriram que quando 43 meninos australianos seguiram uma dieta de baixo índice glicêmico por 12 semanas, eles tiveram significativamente menos lesões e uma sensibilidade à insulina mais saudável do que aqueles com alta carga glicêmica. Um estudo coreano de 2012 produziu resultados semelhantes: a pele dos homens em uma dieta de baixo índice glicêmico apresentava menos inflamação e suas glândulas sebáceas encolheram.

Em meu estudo pessoal e não científico de um deles, seguir uma dieta sem macarrão e donuts realmente parecia reduzir as espinhas e prevenir erupções maciças. Eu não estou sozinho: de acordo com um questionário de cerca de 1.900, a maioria seguidoras do grupo de baixo índice glicêmico Dieta de South Beach que tinham acne, 87% relataram pele melhor. E 91% das pessoas em tratamento para acne diminuíram a dosagem ou a quantidade de tratamento.

Não são apenas os doces que causam problemas-pesquisas sugerem que o leite também pode alterar a produção de insulina. Sem gordura parece especialmente ruim: um estudo da Harvard School of Public Health examinou 47.000 questionários dietéticos e descobriu que a acne estava associada com a ingestão total de leite, especialmente leite sem gordura. Mas porque não houve nenhum ensaio clínico randomizado, a evidência não é tão forte.

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Se você precisa de uma desculpa para comer um pêssego suculento, mencione sua pele: o beta-caroteno dá um brilho.

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E, no entanto, o caso de usar dieta para curar a acne não está resolvido. Por causa da escassez de grandes ensaios clínicos randomizados, não há prova de que a dieta tenha um impacto significativo, diz Susan Bershad, professora clínica associada de dermatologia na Icahn School of Medicine em Mount Sinai. Em uma correspondência de 2003, ela escreveu para JAMA Dermatology chamada de 'O retorno indesejado da dieta da acne', ela comparou a crença ressurgente em uma ligação dieta-acne à visão de Samuel Johnson de novo casamento no século 18: É um 'triunfo da esperança sobre a experiência'.

Bershad frequentemente prescreve terapia hormonal para mulheres com acne por meio de pílulas anticoncepcionais ou espironolactona, um medicamento que bloqueia os efeitos dos andrógenos. HT produz resultados mais rápidos e pronunciados, diz ela. “É muito mais fácil alterar os níveis hormonais de uma pessoa com terapia hormonal real do que com dieta”, diz ela. 'A maioria das dietas falha e a maioria dos pacientes desiste delas.'

Os novos convertidos contam uma história mais esperançosa. 'Tenho pessoas viajando de 2 a 3 horas para me ver-eles estão muito motivados com sua dieta ”, diz Bowe. Ela faz com que os pacientes mantenham um registro alimentar de 3 dias e os coloque em uma dieta rica em vegetais, com baixo índice glicêmico e sem leite. Ela viu um aumento dramático em mulheres adultas com acne e acredita que seja devido ao estresse e aos alimentos com alto índice glicêmico (não tem certeza sobre o que torna um alimento alto ou baixo índice glicêmico? Aqui está um guia útil .). “Não estou dizendo que a dieta sozinha fará o que o Accutane, um antibiótico ou um retinóide tópico fará”, diz ela. 'Quando você olha para os estudos, eles são pequenas mudanças, mas não pretendem ser um substituto para a terapia comprovada da acne.'

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Essa mensagem nem preto nem branco veio como um alívio para mim. Meu caso não é leve, meu corpo é sensível e minha força de vontade diante da pizza de queijo é mutável. Então, depois de meses tentando seguir uma dieta, apenas para acordar pós-escorregamento com erupções maciças (e culpa na mesma proporção), decidi dar uma última tentativa a um dermatologista. Meu novo médico me prescreveu espironolactona; faz apenas um mês, mas desde meu experimento com a dieta perfeita um tratamento não funcionou tão rápido.

Agora que minha medicação está fazendo o trabalho pesado do equilíbrio hormonal, coloco menos pressão em mim mesma para comer o meu caminho até a pele perfeita. A verdade é que ter acne não é minha culpa, não importa o que eu coma. Mas talvez se eu combinar uma saborosa salada de salmão com um bom fármaco, eu possa chegar mais perto da pele adulta clara que persegui por tanto tempo.

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Mesmo o melhor plano de dieta dá errado de vez em quando. Mantenha este arsenal anti-acne pronto para cuidar de qualquer erupção nociva.
LAVE-O. Quando a acne está se formando, seu limpador regular pode não ser suficiente. L'Oreal Paris Go 360°Limpe o limpador facial anti-breakout (US $ 7; drogarias) com ácido salicílico esfolia suavemente para desobstruir os poros e mata as bactérias que causam a acne.
SPOT TREAT. Aplique o tratamento para acne de dupla ação La Roche-Posay Effaclar Duo (US $ 37; laroche-posay.us ) quando você tem uma erupção repentina. “Tratamentos locais contendo compostos de enxofre ou peróxido de benzoíla, como este, são ressecantes e antiinflamatórios”, diz a dermatologista Susan Bershad.
COBRIR. Para camuflar fugas remendadas, procure algo grosso que permaneça firme. Com acabamento fosco, maquiagem para corretivo de cobertura sempre completa (US $ 32; sephora.com ) é tão opaco que pode cobrir tatuagens e contém alantoína, um composto que promove o crescimento de novos tecidos.

Seu plano de alimentação livre
Para obter a dieta anti-acne baseada em evidências, siga estas etapas do dermatologista Whitney Bowe.
1. ELIMINAR alimentos com alto índice glicêmico. A pesquisa mostra que estes desencadeiam uma cascata de respostas endócrinas que podem promover a acne. Evite qualquer coisa com uma pontuação de índice glicêmico de 70, incluindo pão branco, pretzels, batatas assadas e junk food.
2. ADICIONE alimentos de baixo índice glicêmico. Eles não irão aumentar o açúcar no sangue tão rápido. Procure alimentos com pontuações de índice glicêmico abaixo de 55, como vegetais, batata-doce, cevada, feijão e pão multigrãos. (Verificação de saída esta lista de alimentos com suas classificações de índice glicêmico .)
3. LIMITE leite. A evidência não é tão contundente quanto a dos alimentos com alto índice glicêmico, mas estudos epidemiológicos relacionaram o leite desnatado à acne. As proteínas do leite e os hormônios adicionados seriam os prováveis ​​culpados. Experimente o leite de amêndoa, uma alternativa aos laticínios com a vantagem adicional de ser de baixo índice glicêmico.
4. ADICIONE antioxidantes. As evidências são mais fracas aqui, mas algumas pesquisas mostram que os antioxidantes, como a vitamina C e os do chá verde, podem aliviar o estresse oxidativo e, portanto, as fugas. A acne inflamatória também pode ser melhorada com a suplementação de ômega-3 ou peixes oleosos.
5. TENTE um probiótico. A teoria intestino-cérebro-pele sugere que ajudar a proliferar bactérias boas, por meio de probióticos ou iogurte, pode ajudar a erupções.