O novo motivo pelo qual ficar sem glúten não o ajudará a perder peso

Sem glúten Getty Images / John Carey

Acho que eliminar o glúten vai te ajudar perder peso ? Você não está sozinho: de acordo com uma pesquisa de 2013, 27% dos americanos acreditam que eliminar o glúten de suas dietas os ajudará a perder os quilos em excesso. Celebridades famosas como Miley Cyrus e Victoria Beckham dizem que o estilo de vida GF as ajudou a perder peso também. O único problema? Não há absolutamente nenhuma evidência ou razão para apoiar essa crença, diz um novo artigo publicado no Jornal da Academia Americana de Assistentes Médicos .

'Há um desejo entre os americanos de procurar algum tipo de solução mágica que resolva muitos de seus problemas de saúde', disse Glenn Gaesser, PhD, autor do estudo e diretor do Centro de Pesquisa de Estilos de Vida Saudáveis ​​da Universidade Estadual do Arizona. 'Mas não conseguimos encontrar um único estudo publicado que apoie uma alegação de perda de peso para uma dieta sem glúten.' (Procurando dicas para perder peso que realmente funcionem? Obtenha seu teste GRATUITO de Prevenção + 12 guias GRATUITOS .)

Sem glúten Getty Images
De acordo com Gaesser, existem apenas três razões pelas quais alguém deve fazer uma dieta sem glúten:

1 Se você tem alergia ao trigo ou uma alergia às proteínas do trigo, que ocorre em cerca de 0,1% da população e normalmente é superada após a infância.
2 Se você tem doença celíaca ou um distúrbio autoimune, que afeta cerca de 1% da população.
3 Se você tem uma sensibilidade ao glúten não celíaca (NCGS), uma condição caracterizada por sintomas como gases, inchaço, fadiga e dores de cabeça após a ingestão de produtos que contenham glúten. Ainda não há um teste difícil para NCGS (ao contrário da alergia ao trigo e da doença celíaca, que pode ser detectada por meio de exames de sangue), então o diagnóstico é subjetivo. Ainda não está claro o quanto da população pode ser afetada pelo NCGS. (Aqui estão 7 sinais de que você provavelmente não tem sensibilidade ao glúten .)



E se você não se enquadrar em nenhuma dessas três categorias? Não há absolutamente nenhuma razão para desistir do glúten.

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É verdade, evitando produtos pesados ​​em carboidratos, muitas vezes superprocessados ​​que conter glúten, como pão, massa e cereais, pode ajudar a perder peso. Isso porque eles são a principal fonte de calorias e açúcar na dieta americana típica, explica Gaesser, e também têm baixo teor de fibras, proteínas e outros nutrientes para combater a fome. Mas simplesmente trocá-los por versões sem glúten não fará nenhum bem: produtos sem glúten geralmente contêm tantas ou mais calorias e açúcar que seus equivalentes que contêm glúten e não oferecem mais nenhum tipo de nutrição.

Além disso, pesquisas iniciais mostram que o glúten pode ter benefícios exclusivos para a saúde: em dois estudos separados, a proteína do trigo demonstrou reduzir os triglicerídeos, um tipo de colesterol 'ruim', em até 19%. E em outro estudo, a eliminação do glúten reduziu o número de bactérias intestinais benéficas dos participantes.

O que você deve fazer se achar que tem problemas para digerir o glúten? Gaesser recomenda ignorar seu médico de cuidados primários e, em vez disso, procurar um nutricionista especializado nessas condições. O melhor lugar para começar é na Academia de Nutrição e Dietética. Você pode pesquisar seus banco de dados de RDs por código postal e especialidade.