Fome da madrugada explicada

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Se você se encontrar afundado até o cotovelo em uma caixa de cereal seco tarde da noite, culpe suas ancestrais mulheres das cavernas. Um novo estudo da Oregon Health & Science University e da Harvard University descobriu que é o relógio interno do seu corpo, o sistema circadiano, que pode estar causando desejos noturnos por alimentos doces, amiláceos e salgados. E não estamos falando apenas de corujas noturnas ou pessoas que tentam fazer dieta durante o dia: de acordo com o estudo aceito pela revista Obesity, você ainda terá fome quando o relógio interno de seu corpo estiver ajustado para a noite - não importa o hora real do dia, e mesmo se você fizer uma dieta balanceada o dia todo.

É assim que eles sabem: Os pesquisadores essencialmente zeram os relógios internos dos participantes do estudo, para garantir que as cotovias e as corujas experimentassem o mesmo efeito. Os voluntários foram então sequestrados por duas semanas sem TV, Internet, telefones ou visitantes (nós nunca conseguiríamos passar!) Em um laboratório em um quarto de hotel, onde as luzes eram tão fracas que eles nunca sabiam que horas eram ou mesmo em que dia da semana. Em seguida, os pesquisadores variaram a hora em que cada participante comia e dormia, acertando o relógio biológico de cada voluntário de forma que, mesmo que ele ou ela fosse dormir às duas da tarde, ainda parecesse noite. Os participantes comeram a mesma mistura e quantidade de comida em intervalos regulares enquanto estavam acordados.

As pessoas estavam com mais fome em seu relógio biológico interno à noite, não importa o que estivessem fazendo. Por que isso ocorreu exatamente não é conhecido, mas os pesquisadores podem especular: provavelmente está relacionado a mudanças na força das conexões nos centros de apetite do cérebro (por exemplo, mais liberação de neurotransmissores, mais receptores e / ou sinapses fortalecidas), diz Steven Shea, PhD, diretor do Centro de Pesquisa em Toxicologia Ocupacional e Ambiental da Oregon Health & Science University e pesquisador principal. O principal marcapasso circadiano que controla todos os nossos ritmos diários emana de um grupo de células no hipotálamo do cérebro. Algumas das partes dos circuitos cerebrais que também regulam o apetite também estão no hipotálamo, de modo que há conexões claras entre os dois sistemas.



Ceder ao ritmo interno do seu corpo pode não ser tão bom para a cintura. O aumento da fome à noite, na sociedade de hoje em que as pessoas tendem a ficar acordadas até mais tarde do que deveriam (e lidar com a falta de sono no dia seguinte consumindo cafeína) provavelmente levará ao aumento do consumo alimentar geral, o que naturalmente levaria ao ganho de peso, Dr. Shea diz. Se você puder, ele sugere, tente acordar mais cedo e ir para a cama mais cedo para evitar lanches noturnos - quanto menos horas à noite você estiver acordado, menos você se sentirá tentado. Além disso, como seu sono geral pode melhorar, você pode experimentar uma vantagem secundária em termos de perda de peso, diz ele. O estudo também descobriu que os apetites dos participantes eram mais suprimidos ao acordar, então não pule o café da manhã: como você não está com tanta fome, é menos provável que coma demais, e isso ajuda a regular seu apetite ao longo do dia.

Mais uma razão para acertar os lençóis mais cedo.