O excesso de ácido fólico está causando câncer?

Por Laura Beil

Significado do número 111

Provavelmente, você começou o dia com uma generosa porção de ácido fólico. Por mais de uma década, o governo exigiu que grãos enriquecidos - principalmente farinha branca e arroz branco - fossem fortificados com ácido fólico, a forma sintética da vitamina B folato. Muitos fabricantes de alimentos vão além, dando aos cereais matinais, barras nutritivas e bebidas um aumento de ácido fólico também. O nutriente extra não é feito para você, porém - é adicionado para proteger os fetos contra o desenvolvimento de defeitos congênitos raros, mas trágicos. O esforço de fortificação parece bem-sucedido: desde 1998, o número desses defeitos congênitos caiu cerca de 19%. Mas para as mulheres que já passaram dos anos de ter filhos, assim como para os homens de qualquer idade, dosagens não naturais desse nutriente não parecem ser úteis - e podem até ser prejudiciais. Na verdade, muitos cientistas estão cada vez mais preocupados com o aumento da pesquisa - incluindo um estudo publicado no último inverno no Journal of the American Medical Association - sugerindo que todo o ácido fólico extra pode aumentar suas chances de desenvolver Câncer . 'Quanto mais aprendemos sobre o ácido fólico, mais claro fica que administrá-lo a todos apresenta riscos reais', diz o pesquisador de ácido fólico David Smith, PhD, professor de farmacologia da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Se houver um nutriente com o qual é fácil uma overdose, é o ácido fólico. A vitamina está ao nosso redor, infiltrando-se nos cereais que comemos no café da manhã, no pão que comemos no almoço, nas barras energéticas que tomamos e nos suplementos que mais de um terço de nós tomamos regularmente. As mulheres devem receber 400 mcg por dia, a quantidade que protege os fetos. Alguns cereais, porém, contêm mais ou têm um tamanho de porção que torna mais fácil colocar uma dose dupla. Acrescente a isso uma vitamina regada com sua bebida enriquecida com vitaminas, e você pode tomar uma megadose antes de sair pela porta.



[cabeçalho = Fallout de ácido fólico]

A queda do ácido fólico

Os especialistas em risco se preocupam mais com o câncer de cólon. No ano passado, autoridades de saúde no Chile relataram que as taxas de hospitalização por câncer de cólon entre homens e mulheres com 45 anos ou mais mais do que dobraram em seu país desde que a fortificação foi introduzida em 2000. Em 2007, Joel Mason, MD, diretor do Laboratório de Vitaminas e Carcinogênese na Tufts University School of Medicine, descreveu um estudo nos Estados Unidos e Canadá sugerindo que as taxas de câncer de cólon aumentaram - após anos de declínio constante - no final da década de 1990 (na época em que nossa comida estava sendo fortificada). Um exame melhor ou o envelhecimento da população não poderiam explicar a diferença, que chega a 15.000 casos adicionais de câncer por ano apenas nos Estados Unidos entre 1996 e 2000, de acordo com os cálculos de Mason. “É uma questão crítica o suficiente que não pode ser ignorada”, diz ele.

o que significa 555 em números de anjos

Outras pesquisas relacionam altas doses com câncer de pulmão e de próstata. Em um estudo conduzido na Noruega, que não fortifica alimentos, a suplementação com 800 mcg de ácido fólico (mais B12 e B6) diariamente por mais de 3 anos aumentou o risco de desenvolver câncer de pulmão em 21%. Outro, no qual os homens tomaram ácido fólico ou placebo, mostrou que aqueles que consumiam 1.000 mcg de ácido fólico por dia tinham mais do que o dobro do risco de câncer de próstata. E uma nova preocupação veio à tona recentemente quando os cientistas descobriram que o fígado tem capacidade limitada de metabolizar o ácido fólico em folato - o que significa que qualquer excesso continua circulando na corrente sanguínea. “Ao contrário do folato, o ácido fólico não é encontrado na natureza, então não sabemos o efeito do excesso”, diz Smith.

[cabeçalho = Paradoxo do ácido fólico]

O paradoxo do ácido fólico

O ácido fólico extra pode fazer sentido para todos os adultos (e não apenas para mulheres em idade fértil) se mantiver problemas comuns como ataque cardíaco, derrame ou declínio de memória relacionado à idade sob controle. No entanto, os benefícios esperados ainda estão em questão. Todos nós precisamos do folato natural encontrado em verduras, suco de laranja e outros alimentos, e dietas ricas nesses alimentos são perfeitamente saudáveis; muitos pesquisadores, porém, acreditam que o ácido fólico pode ser amigo e inimigo. Quando as células do corpo estão saudáveis, o folato ajuda a acompanhar a replicação normal do DNA. Mas quando as células são malignas ou estão em perigo de se tornar malignas - e até metade dos adultos com mais de 60 anos já podem ter pólipos de cólon pré-cancerosos, enquanto a maioria dos homens de meia-idade tem células pré-cancerosas em suas próstatas - estudos em animais sugerem excesso de folato em a forma de ácido fólico pode agir como gás no fogo.

A pesquisa está alimentando um debate acirrado em outros países sobre a sabedoria de fortalecer o suprimento de alimentos. Após 2 anos de audiências públicas, um painel consultivo do governo britânico recomendou em outubro passado que o Reino Unido procedesse com a fortificação obrigatória. Em contraste, no verão passado, as autoridades de saúde da Nova Zelândia atrasaram abruptamente os planos daquele país de iniciar a fortificação obrigatória de produtos de pão.

[cabeçalho = Fique no intervalo seguro]

Fique na faixa de segurança

'Se você está fazendo uma dieta balanceada e não tomando um multivitamínico, provavelmente está bem', diz Karin Michels, ScD, PhD, professora associada do departamento de epidemiologia da Harvard School of Public Health. Mas se você tomar suplementos e comer muito cereal, muito pão e muito arroz branco, convém repensar o consumo de ácido fólico. Se não for possível engravidar, reduzir a ingestão para 400 mcg não fará mal - e pode ajudar a salvar a sua vida. Veja como fazer:

  • Continue a comer quantos alimentos quiser que contenham folato natural (folhas verdes, frutas cítricas, lentilhas e feijões secos). Você não pode ter uma overdose dessa maneira.
    • Leia os rótulos. Os cereais variam muito nas quantidades de ácido fólico que contêm, e você provavelmente pode imaginar que está recebendo mais do que diz o rótulo. Um estudo dos 29 cereais mais populares descobriu que o nível real de ácido fólico e ferro era até 3 vezes maior do que a quantidade listada. Verifique também sua bebida esportiva - muitas contêm ácido fólico.
      • Mudar para farinha de aveia não instantânea , que geralmente não é fortificado, em vez de outros cereais matinais.
        • Escolha farinha integral, pão, cereal, macarrão e arroz. Os alimentos integrais não precisam ser fortificados. Como resultado, 1 xícara de farinha de trigo integral contém apenas cerca de 50 mcg de ácido fólico, enquanto a mesma quantidade de farinha refinada contém quase 400 mcg. Se o seu pão ou cereal for feito com farinha integral, esse deve ser o primeiro ingrediente listado.
          • Repense esse multivitamínico. Um estudo recente do CDC descobriu que metade dos usuários de suplementos que tomaram suplementos com mais de 400 mcg de ácido fólico excedeu 1.000 mcg por dia de ácido fólico. A maioria dos suplementos embalam 400 mcg. Se você faz um seguro multiuso, pergunte ao seu médico se os suplementos individuais (de vitamina D e cálcio, por exemplo) podem ser mais inteligentes.

            [cabeçalho = Nutrientes para consumir com cuidado]

            a proteína faz você ganhar peso

            GRANDE DOSE, GRANDE RISCO

            MAIS 3 NUTRIENTES PARA CONSUMIR COM CUIDADO

            VITAMINA A

            Os voluntários que tomaram um suplemento de 5.000 UI de A - ou mais de 1,5 vezes o DV de 3.000 UI - aumentaram o risco de acidente vascular cerebral e mortalidade geral em pesquisas recentes. Igualmente preocupante: uma revisão de 2007 de todos os estudos recentes de vitamina A relacionou quantidades excessivas do nutriente a um aumento de 16% no risco de morrer prematuramente.

            significado do anjo número 444

            VITAMINA E

            Cerca de um quarto dos adultos com mais de 60 anos tomam altas doses de E, que a pesquisa relaciona a uma vida mais curta, afinamento do sangue e um risco maior de câncer de pulmão. A American Heart Association alerta que as pequenas quantidades de multivitaminas são boas, mas mais de 400 UI por dia podem aumentar o risco de morte precoce.

            FERRO

            Antes da menopausa, as mulheres precisam de cerca de 18 mg de ferro por dia para prevenir a anemia. Após a menopausa, eles requerem apenas cerca de 8 mg. No entanto, cereais, pão, arroz e massas são frequentemente fortificados - tornando mais fácil obter mais sem perceber. Estudos mostram que a redução dos níveis de ferro reduz o risco de novos cânceres e mortalidade por câncer. Resultado: os suplementos de ferro são necessários apenas se prescritos pelo seu médico.