Esta forma extrema de jejum intermitente é segura?

jejum intermitente Kristin Lee / Getty Images

Em janeiro de 2017, Geoffrey Woo e Michael Brandt, cofundadores da HVMN , uma startup do Vale do Silício que fabrica suplementos, decidiu que não comeria por uma semana inteira - e convidou sua equipe para se juntar a eles. Por sete dias, aqueles que assinaram beberam água, mas não comeram. E decidiram fazer um vídeo sobre isso.

O jejum fornece clareza mental, aumenta sua produtividade e pode estender sua vida útil, Woo adotado em uma narração. Dois benefícios principais do jejum são autofagia, um processo natural de reciclagem de células velhas e criação de novas células saudáveis, e cetose, usando os estoques de gordura natural do seu corpo para energia atualizada.

Eu me sinto fenomenal, cantou Woo, que apareceu em forma e atualizado na câmera dois dias após o fim do jejum. Eu tenho uma tonelada de coisas feitas, acordando às 7 da manhã para as ligações matinais e depois ligando até as 10 ou 11 da noite - sem nenhum problema. É uma realização incrível de força de vontade e disciplina.



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Ficar uma semana inteira sem comer pode parecer loucura ou até cultual, mas essa prática, conhecida como jejum prolongado, ganhou popularidade no Vale do Silício entre os chamados biohackers, que gostam de se esforçar ao máximo e usar a tecnologia para acompanhar os resultados. (Woo até teve um sensor implantado em seu braço para que pudesse verificar rapidamente seus níveis de glicose durante o jejum.)

Indo a extremos

Embora assim chamado jejum intermitente vem ganhando popularidade como uma forma de eliminar os quilos em excesso, existem muitos protocolos de jejum diferentes. Alguns planos envolvem simplesmente jantar cedo e pular o café da manhã no dia seguinte; outros envolvem comer normalmente cinco dias por semana e comer quase nada os outros dois ... mas esses dois dias de jejum não são consecutivos. A pesquisa sugere que, pelo menos para certas pessoas, pode haver benefícios para a saúde a seguir um desses padrões alimentares incomuns. (Estes são os novos e quentes planos de exercícios e perda de peso que você deve esperar em 2018.)

Mas o jejum prolongado - vagamente definido como um jejum que excede 24 horas, embora muitas vezes signifique renunciar à comida por até uma semana - quase pertence a uma categoria diferente por causa de quão extremo é. E embora muitos praticantes esperem perder peso, esse nem sempre é o objetivo: Woo, que pesa 165 libras, jejua puramente por clareza mental e longevidade, assim como muitos outros que se consultam através do popular WeFast Grupo do Facebook e canal do Slack. Apoio social e camaradagem são fundamentais ', diz Woo. “É uma mudança de cultura tanto quanto uma decisão de estilo de vida.

Esses indivíduos estão procurando melhorar seu foco e concentração e 'hackear' seus corpos para alcançar a saúde ideal, diz a nutricionista Abby Langer, RDN. Também são pessoas que tendem a ver a alimentação como uma tarefa árdua e uma interrupção do seu dia de trabalho.

Muitos jejuadores prolongados são homens, mas as mulheres também estão aderindo. A empresária do Vale do Silício, Sumaya Kazi, começou a fazer jejum intermitente (IF) em 2015 e, em 8 meses, perdeu mais de 50 libras. Ela até criou um Guia IF para pessoas que desejam saber mais sobre seu protocolo.

Embora Kazi nunca tenha jejuado uma semana inteira - o máximo que ela já jejuou foi 72 horas - ela normalmente jejua por três dias não consecutivos por semana, 36 horas por vez, o que é chamado de protocolo 4: 3. Um jejum de 36 horas, para quem não está familiarizado com o IF, parece extremo. No entanto, quando eu explico que dessas 36 horas cerca de 16 são enquanto você dorme, parece menos assustador. E então, depois de terem tentado alguns jejuns, um jejum de 36 horas pode parecer um novo normal.

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Quão difícil é isso?

Não há como negar que o jejum - seja por um dia ou uma semana - certamente tem alguns efeitos colaterais desagradáveis, especialmente para iniciantes. Além do óbvio (sentir fome), também é comum sentir dores de cabeça, confusão mental, irritabilidade e dificuldade para dormir. Mesmo os defensores do jejum prolongado admitem que ficar sem comer por um longo período pode ser difícil, pelo menos no início. Mas eles também dizem que começa a se sentir bem com o passar do tempo.

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O jejum de 72 horas foi uma experiência única para Kazi que ela tentou no final de um jejum normal de 36 horas, quando não sentia fome. Logo, uma sensação de euforia se instalou. As 36 horas seguintes pareceram quase zen. Eu não tinha nenhum desejo / desejo / sensação de fome. Foi incrível, na verdade. Só decidi quebrá-lo porque queria voltar à minha rotina na semana seguinte.

O executivo de tecnologia Phil Libin, ex-CEO do aplicativo de anotações Evernote, começou a jejuar de 2 a 8 dias por vez há cerca de um ano e, desde então, perdeu 35 quilos. As maiores vantagens para mim são realmente os efeitos mentais. Sinto uma verdadeira clareza mental, foco aumentado e quase como uma euforia de baixo nível ', disse ele ao MSNBC. 'Depois de alguns dias de jejum, não há realmente nenhuma sensação de fome.'

Quão arriscado é isso?

Embora algumas pessoas acreditem que as recompensas valem a pena, muitos especialistas em saúde estão céticos. Primeiro, há a questão da eficácia. Fora dos círculos de biohacking tecnológico, muitas pessoas que tentam jejum prolongado estão fazendo isso para perder peso rapidamente para uma ocasião especial, como um casamento, ou podem considerá-lo uma boa maneira de 'desintoxicar' depois de comer ou beber muito durante as férias, diz Tasneem Bhatia, MD, um médico de medicina integrativa em Atlanta. Embora um jejum prolongado possa produzir uma rápida perda de peso, 'o peso normalmente volta em nenhum momento', diz Bhatia.

Existem também questões de saúde a serem consideradas. 'Embora o jejum possa ser benéfico, a restrição calórica prolongada é desgastante para o corpo', diz Robin Berzin, MD, fundador e CEO da Saúde da Salsa . 'Para as mulheres em particular, pode perturbar os hormônios, aumentar a ansiedade, causar confusão cerebral e insônia e reduzir a fertilidade.' (Alivie sua ansiedade naturalmente com estas 16 dicas.)

Berzin diz que está disposta a monitorar certas pacientes que estão experimentando o jejum, desde que não estejam grávidas, amamentando ou tentando engravidar. Ela também alerta as pessoas com problemas de tireoide, fadiga adrenal ou diabetes insulino-dependente para ficarem longe. Bhatia, no entanto, traça uma linha mais firme: não recomendo jejuns longos a nenhum de meus pacientes, pois esses jejuns podem ser muito duros para as supra-renais e a tireoide, diz ela.

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Langer, por sua vez, está preocupado que jejuns prolongados possam desencadear ou agravar problemas de saúde física e mental. “O jejum prolongado parece muito semelhante à alimentação desordenada para mim”, diz ela. “Na minha opinião, não é nada saudável restringir a comida por uma semana.

Ainda assim, proponentes como Woo provavelmente não serão dissuadidos, embora ele reconheça que é importante consultar um médico, especialmente se você estiver jejuando por mais de 3 dias seguidos. 'A certa altura, podem ocorrer deficiências nutricionais', diz ele. Mas ele não se arrepende do jejum de 7 dias que fez no início de 2017 - e planeja fazer outro jejum de uma semana em 2018.

O jejum prolongado, diz Woo, mudou sua visão sobre comida e alimentação. Percebo como o corpo é resistente e como é fácil evitar junk food de baixa qualidade. Eu simplesmente não consigo comer nada. Se eu não comer por 7 dias e acabar bem, aguento pular uma refeição ruim.