A Sucralose - o adoçante mais comumente conhecido como Splenda - é realmente segura?

A Sucralose é segura

Esse pacotinho amarelo pode não ser tão inocente. Descobriu-se que a Sucralose - o substituto do açúcar sem calorias mais comumente conhecido pela marca Splenda - causa uma variedade de efeitos biológicos nocivos no corpo, de acordo com uma recente revisão de pesquisa publicada no Jornal de Toxicologia e Saúde Ambiental, Parte B: Revisões Críticas .

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Pesquisas anteriores diziam que a Sucralose passa pelo seu trato gastrointestinal sem ser digerida, então a teoria era que ela tinha pouco ou nenhum efeito em você. Mas novos estudos mostram que a Sucralose é realmente metabolizada, diz a co-autora do estudo, Susan S. Schiffman, PhD, professora adjunta da Universidade Estadual da Carolina do Norte. Digite uma série de problemas, incluindo:

Reduz bactérias intestinais boas: A Sucralose altera a quantidade e a qualidade desses micróbios benéficos que se espalham em sua barriga (os mesmos encontrados no iogurte) em 50% ou mais. A alteração na contagem de bactérias está associada ao ganho de peso e obesidade, diz o Dr. Schiffman.

Torna os medicamentos menos eficazes: A Sucralose limita a absorção de drogas terapêuticas, como aquelas para câncer e doenças cardíacas, tornando-as menos eficazes.

Libera toxinas: Muitas pessoas cozinham com Splenda para reduzir as calorias em uma receita, mas a Sucralose se decompõe durante o cozimento, o que libera compostos potencialmente tóxicos chamados cloroproanóis.

Pode alterar as respostas do seu corpo: A sucralose pode alterar as respostas à insulina e os níveis de açúcar no sangue, foi associada a doenças inflamatórias intestinais e pode até alterar genes, observam os pesquisadores.

Agora, vamos colocar a pesquisa em perspectiva. Foi realizado em ratos, e os ratos obviamente não são humanos. No entanto, a aprovação do FDA sobre a quantidade de Sucralose que pode ser consumida com segurança também se baseia em estudos com ratos, por isso é uma comparação justa.

A pesquisa também usou quantidades aprovadas para uso em alimentos, não megadoses, e alguns efeitos adversos da Sucralose foram observados em níveis muito baixos. Por exemplo, diz o Dr. Schiffman, descobriu-se que beber o equivalente a menos de um refrigerante diet por dia reduz as bactérias intestinais saudáveis, e dois refrigerantes diet por dia podem limitar a absorção do medicamento. (Se você é viciado em sua dieta, estes 7 fatos grosseiros sobre refrigerante diet vai fazer você repensar seu hábito.)

Outra pesquisa publicada em Tendências em Endocrinologia e Metabolismo em 2013, descobriram que os substitutos do açúcar com a Sucralose estão ligados ao diabetes tipo 2, doenças cardíacas, síndrome metabólica e obesidade. Então, se você quiser algo doce, sua melhor opção é açúcar regular com moderação (não sucralose) - não mais do que 100 calorias ou 6 colheres de chá adicionadas por dia, de acordo com as recomendações da American Heart Association.