A alface americana é o novo superalimento?

alface americana Renee Comet / Getty Images

Seu bom navio HMS Food Snob está prestes a atingir um iceberg - alface americana. Sim, em um novo estudo do CDC, aquele flagelo dos bares de saladas überhealth - e favorito dos restaurantes sulistas e modernos - teve uma classificação mais elevada em densidade de nutrientes do que 22 outras frutas e vegetais, incluindo morangos, laranjas e mirtilos.

Os pesquisadores analisaram as chamadas frutas e vegetais poderosos, definindo-os como alimentos que fornecem, em média, 10% ou mais do valor diário por 100 kcal de 17 nutrientes qualificados - incluindo potássio, fibra, proteína, cálcio, ferro, tiamina, riboflavina , niacina, folato, zinco e vitaminas A, B6, B12, C, D, E e K. Para fins de análise, os cientistas estabeleceram um limite de 100% do valor diário em nutrientes individuais para que um pedaço de produtos que continham um excesso de, digamos, vitamina C não inclinavam muito a balança na direção densa em nutrientes.

Com esse critério, os cientistas estudaram 47 frutas e vegetais e descobriram que todos, exceto framboesa, tangerina, cranberry, alho, cebola e mirtilo, ganharam o cinturão da potência. (Sim, isso significa que os mirtilos, há muito valorizados por seu conteúdo antioxidante, não resistiram aos testes do CDC.) Quatro alimentos - maçãs, bananas, milho e batatas - foram pré-determinados com baixo teor de nutrientes, mas testados mesmo assim.



Claro, há uma grande advertência, óbvia para a maioria dos que conhecem seus produtos e até mesmo protegida pelo CDC: como não foi possível incluir dados fitoquímicos no cálculo das pontuações de densidade de nutrientes, as pontuações não refletem todos os constituintes que pode trazer benefícios para a saúde.

Portanto, não chore muito pelos seus benditos mirtilos ainda. Ainda há esperança.

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