O óleo de canola é realmente a bomba tóxica que você foi levado a acreditar que é?

Flores de óleo de canola adel66 / Getty Images

Você percebeu alguma controvérsia dos últimos, digamos, 20 anos, sobre o óleo de canola? Dependendo de quem está falando, o óleo popular é uma dádiva saudável para o coração que possui mais ômega-3 do que o azeite de oliva ou um posador de comida saudável geneticamente modificado, cheio de produtos químicos e gorduras trans e um contribuinte para tudo, desde doenças cardíacas à doença da vaca louca. Confuso, certo? É hora de fazer algumas pesquisas e esclarecer as coisas.

O que é óleo de canola, afinal?
O óleo de canola é derivado das sementes esmagadas da planta de canola, que é um cruzamento da planta de colza, mas com níveis muito mais baixos de ácido erúcico potencialmente perigoso, que tem sido associado a problemas cardíacos em ratos, diz J. Lynne Brown, PhD , RD, professor emérito de ciência dos alimentos no Penn State's College of Agricultural Sciences. O óleo de canola, que contém 2% de ácido erúcico, é considerado mais adequado para o consumo humano do que o óleo de colza puro, com 43% de ácido erúcico. O FDA reconheceu o óleo de canola como seguro desde 1985.

Por que a má reputação?

Campos de canola. Andrea Willmore / Getty Images
Cerca de 80% do óleo de canola é produzido a partir de plantas geneticamente modificadas. Também é frequentemente extraído de sementes de canola usando um solvente químico, geralmente hexano, de acordo com Allison Enke, RD, nutricionista do Whole Foods Market. Durante o processo de refino, ele também pode ser 'desodorizado', um processo que usa vapor quente para remover compostos que podem dar ao óleo um odor ou sabor desagradável, mas também pode adicionar pequenas quantidades de gorduras trans. Até agora, porém, nenhum estudo confiável ligou o óleo de canola convencional a doenças.

Ainda devo usar óleo de canola?
Você pode evitar os contras da canola acima comprando um produto que seja livre de OGM (rotulado de orgânico certificado ou projeto não OGM verificado) e produzido sem o uso de solventes químicos (rotulado de prensado a borbulhador ou prensado a frio). O óleo prensado do expulsor ainda pode ser desodorizado, produzindo pequenas quantidades de gorduras trans. Porém, tanto Enke quanto Brown concordam que esses níveis são insignificantes - nem mesmo altos o suficiente para serem colocados no rótulo. “É inútil se preocupar”, diz Brown. “Especialmente quando sabemos que os laticínios naturais também contêm pequenas quantidades de gorduras trans. Consuma uma variedade de óleos e sua ingestão será muito pequena. ' Os óleos prensados ​​a frio mais difíceis de encontrar, no entanto, provavelmente não contêm gordura trans, pois têm temperatura controlada e não são desodorizados.

O óleo de canola é saudável?
O óleo de canola de qualidade se equipara a alguns dos óleos mais saudáveis ​​que existem. O óleo de canola é mais rico em ômega-3 antiinflamatórios do que a maioria dos óleos vegetais, o que pode ajudar a reduzir o risco de doenças inflamatórias, como doenças cardíacas e câncer. Assim como o azeite de oliva, o óleo de canola também contém uma grande quantidade de gorduras monoinsaturadas saudáveis ​​para o coração. Na cozinha, a canola tem sabor suave e ponto de fumaça relativamente alto, o que a torna um óleo de cozinha versátil e seguro em altas temperaturas. Como os óleos prensados ​​a frio podem estragar mais rapidamente do que outros, eles devem ser armazenados em garrafas escuras e refrigerados para garantir frescor, sugere Enke.

Conclusão: Alguns óleos de canola convencionais são questionáveis, mas você pode evitar os perigos e colher os benefícios para a saúde cardíaca escolhendo um óleo de qualidade prensado a borbulhador ou prensado a frio que também seja orgânico ou não-OGM.