A tendência da beleza do veneno de abelha está matando abelhas?

Abelha

O veneno de abelha tem recebido grande agitação (desculpe, não pude evitar!) No mundo da beleza por suas supostas habilidades de fazer seus lábios se parecerem com os de Angelina Jolie e dar à sua pele aquela elasticidade macia que você não via desde os seus vinte anos. Mas de onde diabos essas coisas realmente vêm - e isso significa más notícias para nossos amigos que moram em colmeias?

Primeiro, algumas informações básicas para os não iniciados. Veneno de abelha, (nome científico: apitoxina) é o líquido claro e inodoro que é injetado em sua pele quando uma abelha pica você. Consiste em mais de 20 compostos conhecidos, sendo o mais proeminente a melitina, uma proteína que possui poderosas propriedades antiinflamatórias, antibacterianas e antivirais. No caso de melhorar sua epiderme, os intensificadores de lábios e cremes anti-envelhecimento usam veneno de abelha para fazer a pele pensar que foi picada, diz Purvisha Patel, MD, dermatologista de Memphis e proprietária da Advanced Dermatology & Skin Cancer Associates. Isso faz com que o corpo direcione o sangue para a área, estimulando a produção de colágeno, que fortalece o tecido, e de elastina, que ajuda a pele a se manter esticada e voltar à forma, diz ela.

Até agora, os cientistas não conseguiram recriar o veneno de abelha em um laboratório, diz Alex Fras, um apicultor da Colúmbia Britânica e fundador da linha de cuidados com a pele Bee U Organics. E isso significa que a única maneira de obter o precioso líquido é fazendo com que as abelhas - muitas delas - piquem. (De acordo com um relatório da Organização para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas, leva cerca de um milhão de picadas de abelha para produzir apenas um grama seco de veneno de abelha.) Mas Como as você faz aquilo?

Mais da Prevenção: A correção de rugas do futuro

o que a aventurina faz

Historicamente, a coleta de veneno era letal para as abelhas e era realizada esmagando-as ou forçando-as a picar superfícies de plástico ou borracha, o que fazia com que seus ferrões ficassem presos (uma abelha morre por picar apenas quando seu ferrão é desalojado de seu corpo) . O método moderno é mais gentil: os apicultores começam com pratos cobertos com tecido que têm fios condutores esticados através deles. Quando uma abelha pousa na placa, os fios emitem uma leve corrente elétrica que agita a abelha apenas o suficiente para fazê-la picar, fazendo com que o veneno caia na placa. Como o tecido na placa é muito fino, ele não prende o ferrão da maneira que o plástico ou a borracha costumavam fazer, deixando a abelha livre para voar ilesa. Mais veneno é coletado quando outras abelhas sentem os odores químicos do veneno recém-liberado, o que sinaliza para elas começarem a picar também, diz Karen Wassmer, apicultora e proprietária da K&W Apiary em Jacksonville, Flórida.

E caso você esteja se perguntando, coletar o veneno de abelha não contribui para o distúrbio do colapso das colônias, os níveis incomumente altos de perda de colmeias relatados por apicultores no início de 2006. Isso é causado por um coquetel de doenças, parasitas, má nutrição e estressores ambientais como pesticidas e acesso limitado à água, diz o USDA. Fras percebeu que as abelhas que ele estimula para obter veneno produzem ainda mais mel do que suas contrapartes não estimuladas. Não sei se [o estímulo] tem algo a ver com isso, mas definitivamente não vimos um impacto negativo [nas abelhas].

Mas mesmo que a coleta de veneno de abelha acabe sendo um fator positivo para as abelhas, saiba que nós, humanos, definitivamente podemos obter muito de uma coisa boa. Já ouvimos falar de pessoas que usam veneno de abelha duas ou três vezes por dia, e isso não é algo que recomendamos. É uma questão de preferência pessoal e nível de tolerância, mas usar o veneno de abelha duas ou três vezes por semana é mais do que suficiente para atingir os efeitos desejados, diz Fras.

Mais da Prevenção: O Novo Retinol