Jejum intermitente e ceto: é saudável combinar os dois?

ovo ceto de café da manhã saudável, abacate, queijo, bacon OlgaMiltsovaGetty Images

Levante a mão se você já ouviu falar do dieta ceto ou jejum intermitente (IF). Levante novamente se você já ouviu falar de ambos. Levante-o mais uma vez se você considerou combinar os dois na esperança de sobrecarregar seu perda de peso . Se você levantou pela terceira vez, não está sozinho - muitas pessoas estão se perguntando a mesma coisa. Fomos direto aos especialistas para descobrir o que aconteceria se você seguir Ambas uma dieta cetogênica e um jejum intermitente planeje exatamente ao mesmo tempo - e se você deve ou não!

Qual é a dieta ceto?

Primeiro, uma atualização rápida: comer no estilo ceto significa que suas refeições são ricas em gordura (geralmente 70% -80% das calorias diárias), baixo teor de carboidratos (cerca de 5% -7% das calorias diárias) e contêm proteínas moderadas. Quando você come dessa forma, seu corpo entra em cetose, o que significa que ele se torna supereficiente na queima de gordura para obter energia, diz Alicia Galvin R.D., uma nutricionista residente em Sovereign Laboratories . Essa forma de noshing também reduz os níveis de açúcar no sangue e insulina para promover ainda mais a perda e controle de peso.

O que é o jejum intermitente?

Simplificando, IF é quando você come todas as suas refeições dentro de uma determinada janela de tempo. Existem alguns modelos diferentes. O tipo mais comum é 16: 8 , o que significa que você come ao longo de 8 horas durante o dia e jejua por 16 horas durante a noite. Você também pode seguir um padrão em que jejua por um dia inteiro uma ou duas vezes por semana ou onde se alimenta normalmente por cinco dias e restringe severamente sua ingestão calórica por dois dias (normalmente 600-700 calorias). Independentemente do horário de alimentação / jejum, o IF deve ajudá-lo a perder ou manter o peso ajudando você a controlar naturalmente a quantidade de calorias que ingere, e acredita-se que também reduza a insulina, o hormônio que armazena gordura.



Devo combinar a dieta cetônica e o jejum intermitente?

Você pode, mas não deveria. Por um lado, não houve pesquisa sobre a combinação desses dois modismos dietéticos, então os especialistas não podem ter certeza de como seu corpo responderá se você seguir os dois simultaneamente. Depois, há o fato de que seguir um plano alimentar super restritivo, como a dieta cetônica por conta própria, significa que você já pode estar perdendo as vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais que seu corpo precisa para fazer seu trabalho. Seguir uma dieta cetogênica inadequada pode resultar em você comer muita gordura e carne e não comer vegetais suficientes, o que não irá desencadear cetose de forma alguma, diz Mark Sherwood, N.D., do Instituto de Medicina Funcional em Tulsa, Oklahoma .

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Adicione outra camada de restrição alimentar com IF e você acabará colocando muito estresse em seu corpo. Combinar essas duas dietas pode ser muito difícil para o corpo e fazer com que você restrinja excessivamente as calorias e o coloque em risco de deficiências nutricionais, além de bagunçar seu sistema adrenal, que regula hormônios importantes como o cortisol, diz Galvin.

O resultado final:

Não combine ceto e jejum intermitente, mas se você quiser experimentar um, opte por IF, que vem com menos riscos . A dieta cetônica pode ser especialmente perigosa para pessoas com pré-diabetes e diabetes tipo 1 ou 2, condições em que o açúcar no sangue e a regulação da insulina são críticas, e pode causar desequilíbrios eletrolíticos que podem desencadear efeitos colaterais estranhos como dor de cabeça, náusea, fadiga, boca seca, névoa cerebral, mau hálito e sintomas semelhantes aos da gripe, conhecidos como ceto-gripe.

Além disso, se feito corretamente, o jejum intermitente pode realmente desencadear a cetose desejada no ceto. Na verdade, é normal entrar em cetose durante a noite em um programa normal de calorias ou alimentação restrita, como jejum intermitente, independentemente dos macronutrientes consumidos, diz Steven Gundry, M.D., diretor médico do International Heart and Lung Institute Center for Restorative Medicine e autor de vários livros, incluindo o próximo livro O paradoxo da energia .


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