Melhore o poder do cérebro com essas dicas do dia a dia

Aumente o poder do seu cérebro PavelGr / Stocksy

A função cognitiva pode diminuir com a idade, afetando não apenas a memória, mas também o foco, a velocidade de processamento e a concentração. Mas não precisa: pesquisas inovadoras sugerem que você pode manter seu cérebro crescendo e mudando ao longo da vida, um conceito conhecido como neuroplasticidade. 'O declínio cognitivo relacionado à idade retarda essa plasticidade', diz o pesquisador de neuro-oftalmologia de Hong Kong Mithu Storoni, autor de À prova de estresse: a solução científica para construir um cérebro e uma vida resilientes . 'Diminuir o declínio é forçar o cérebro de volta ao modo de' crescimento '.' (Aqui estão 14 regras que você deve seguir para melhorar a saúde do cérebro.)

A melhor parte é que você não precisa fazer alterações sísmicas para estimular esse crescimento. Conversamos com os principais especialistas para descobrir coisas específicas que você pode fazer para obter benefícios mentais em minutos. Algumas dessas sugestões aumentam o tamanho do cérebro e outras amplificam a criatividade ou fortalecem a memória. Aqui está o que tentar.

(Descubra os 5 melhores alimentos para o seu cérebro e outras dicas naturais de ponta em Cérebro sem idade da prevenção. )



CONSTRUIR VOLUME DE CÉREBRO

aumentar o volume do cérebro Steve Wolf

Forçar o cérebro a encontrar novas maneiras de resolver problemas cria conexões entre os neurônios, semelhante à forma como o treinamento de força constrói músculos. Essas dicas podem ajudá-lo a fortalecer seu cérebro para mantê-lo jovem.

Mude suas atividades
'Tentar coisas novas ajuda a construir novas conexões no cérebro', diz Michelle Schoffro Cook, autora de Aumente sua capacidade cerebral em 60 segundos (Rodale, 2016). Aprender a falar um novo idioma ou dominar um instrumento, por exemplo, demonstrou aumentar o tamanho do hipocampo, uma região do cérebro crucial para a memória. Mas mesmo mudanças menos grandiosas, como seguir um novo caminho ao caminhar, podem ter um efeito estimulante.

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Calcule a dica em sua cabeça

calcular ponta na cabeça

Executar tarefas matemáticas em sua cabeça, em vez de em uma calculadora, pode construir conexões entre as células cerebrais.

Paul Taylor / Getty Images

Contar com a calculadora do seu telefone para determinar dicas em restaurantes rouba a chance de construir e manter as vias do cérebro. “Embora dirigir um carro não enfraqueça nosso corpo, definitivamente reduz o número de oportunidades para andarmos, pedalarmos ou corrermos”, diz Cook. 'Da mesma forma, usar uma calculadora pode reduzir as oportunidades de fortalecer o cérebro.' Habilidades matemáticas precisam ser reforçadas, ou o cérebro eliminará conexões neurais que não estão em uso, ela diz: 'Quando se trata do cérebro, é realmente' use ou perca '. - Tente fazer contas mentais na próxima vez que sair para comer ou anote seus cálculos em um guardanapo. (Experimente adicionar estes 8 hábitos diários que irão manter seu cérebro jovem e afiado.)

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Faça um quebra-cabeça
Jogos e quebra-cabeças são bem conhecidos por fornecer vantagens mentais, mas o professor de antropologia da Universidade de Toronto e criador de jogos cerebrais Marcel Danesi diz que aqueles que constroem novas conexões cerebrais são os que fazem você pensar eureka! 'Quando você pensa que eu entendi! ou eu vejo isso! imaginação e raciocínio vêm juntos ', diz ele. De repente, seu cérebro está se expandindo para funcionar de uma maneira que não era antes de você resolver o enigma.

para desafiar sua mente e ficar mentalmente apto. (Clique aqui para encontrar as respostas a essas provocações cerebrais.)

Navegue com um mapa real
Seguir as instruções do GPS também é uma oportunidade perdida - neste caso, para construir áreas do cérebro que controlam as habilidades espaciais. Um estudo de 2006 com motoristas de táxi de Londres que percorriam as ruas emaranhadas da cidade sem assistência tecnológica mostrou que os cérebros dos taxistas cresciam à medida que eles aprendiam a se locomover. Da mesma forma, as pessoas em um estudo de simulação de direção na Universidade de Nottingham construíram mapas mais precisos da rota em suas mentes do que as pessoas que simplesmente seguiram as instruções de um sistema de navegação.

MELHORE O FOCO E CLAREZA

melhorar o foco e clareza Steve Wolf

As distrações podem representar mais dificuldade à medida que você envelhece, resultando em perda de foco, processamento mental mais lento e menos produtividade. Essas sugestões podem ajudar a combater esses déficits.

Toque sua música favorita
Ouvir música melhora a atenção e a cognição em pessoas com demência e aumenta a concentração e a produtividade em funcionários de escritório. Os especialistas acreditavam que a música clássica era melhor para o cérebro, mas pesquisas recentes sugerem que qualquer música que você goste tem benefícios simplesmente porque você gosta, diz o neurologista Barry Jordan, diretor médico assistente do Hospital de Reabilitação Burke em White Plains, NY. Ouvir uma música que você adora reduz os níveis do hormônio do estresse cortisol, que pode desacelerar a cognição, diz ele.

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Ligue-o para bons 72 °
Sentir frio pode ser tão perturbador que prejudica seu pensamento. Um estudo da Universidade Cornell descobriu que o aumento da temperatura do escritório em 9 ° F levou a uma redução de 44% nos erros de digitação. Mas estar muito quente também prejudica o desempenho: em outra pesquisa, temperaturas acima de 25 ° C foram associadas à diminuição da produtividade. Mantenha-se claro e focado, ajustando o termostato para 70 graus.

Deixe a luz entrar
A luz da manhã suprime a produção do hormônio melatonina, que promove o sono, e sincroniza o relógio biológico com a hora do dia, deixando você mais alerta. 'Cada região do cérebro e do corpo tem seu próprio relógio interno', diz Storoni. A exposição à luz alinha todos os seus relógios.

Receba 91 onças por dia
Essa é a quantidade de água que cientistas do Instituto de Medicina dizem que as mulheres precisam se manter hidratadas, embora muito desse H2O venha dos alimentos. Mesmo leve desidratação pode interferir na concentração e causar pensamentos confusos, de acordo com um estudo do Journal of Nutrition. Um erro clássico de hidratação: você acha que está com fome, mas na verdade está com sede, diz Storoni. Quando surge um desejo, experimente beber um copo d'água antes de mordiscar qualquer coisa - você pode descobrir que o desejo desaparece e seu pensamento fica mais claro.

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4 hábitos que podem prejudicar seu cérebro

Embora alguns passos simples possam melhorar sua capacidade intelectual, certos fatores do estilo de vida podem miná-la, incluindo estes.

Privação de sono
Descansar muito pouco não apenas o deixa confuso na manhã seguinte, mas também pode tornar seu cérebro mais vulnerável ao acúmulo de proteínas que podem causar o mal de Alzheimer.

Falta de exercício
A atividade aeróbica regular estimula o fluxo sanguíneo, inclusive para o cérebro, onde ajuda a manter os neurônios vivos. Cardio também pode reduzir a resistência à insulina e a inflamação, ambas relacionadas à perda de memória.

Estresse crônico
A tensão pode encolher o hipocampo e desencadear a progressão de comprometimento cognitivo leve para demência total. Meditação, exercícios respiratórios e outras técnicas de relaxamento podem ajudar a mitigar os efeitos do estresse.

Isolamento
Adultos com 65 anos ou mais que eram frequentemente socialmente ativos tinham um risco 70% menor de desenvolver demência do que seus pares menos socialmente ativos em um estudo universitário urgente de 2011. As atividades de proteção do cérebro incluem comer em restaurantes, fazer voluntariado, participar de serviços religiosos e visitar a família e amigos.

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MEMÓRIA DE BOLSTER

reforçar a memória Steve Wolf

É mais provável que as experiências de anos atrás venham à mente à medida que você envelhece. Infelizmente, sua memória de curto prazo tende a sofrer. Isso porque formar novas memórias - essencialmente, relembrar coisas que acabaram de acontecer - muitas vezes se torna mais desafiador com a idade. As pessoas usam inúmeros truques para criar lembretes para si mesmas, mas esses quatro impulsionadores de memória são apoiados pela ciência.

Pegue uma caneta

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tarefas manuscritas

Uma lista manuscrita é mais fácil de lembrar do que uma lista digitada. O desenho funciona ainda melhor.

Kristin Duvall / Getty Images

Da próxima vez que você precisar criar uma lista, ignore o telefone e escreva-a à mão. Isso é melhor para o cérebro porque você tem que pensar sobre a informação e então anotá-la, freqüentemente parafraseando-a, de uma forma que você entenderá mais tarde. Tocar em um teclado não requer o mesmo nível de processamento mental, então notas digitadas são mais fáceis de esquecer. Para dar ainda mais ênfase à memória, use uma caneta que não seja preta - é mais fácil lembrar uma nota com tinta colorida. A tonalidade mais memorável, de acordo com um estudo alemão de 2015, é o vermelho.

Desenhe sua lista de tarefas pendentes
Ilustrar algo que você não quer esquecer pode ser ainda mais benéfico do que escrever, de acordo com um estudo de 2016 da Universidade de Waterloo. É mais provável que você se lembre de seu esboço mais tarde, acreditam os pesquisadores, porque o desenho impõe habilidades motoras, verbais e visuais. Além disso, o envolvimento total em uma atividade como desenhar alivia o estresse, diz Storoni, e o estresse reduz a capacidade do cérebro. “Quando você está fazendo algo que absorve 100% da sua atenção, você não tem a chance de deixar o estresse entrar”, diz ela.

Feche seus olhos
Isso o ajudará a evocar mais detalhes do que você está tentando lembrar. Em um estudo da Universidade de Surrey, as pessoas que fecharam os olhos responderam 23% mais perguntas corretamente quando solicitadas a se lembrar de uma cena do que as pessoas que mantiveram os olhos abertos. Os pesquisadores acreditam que é mais fácil visualizar o que você viu no passado e lembrar com mais clareza quando você elimina as distrações visuais atuais fechando os olhos.

Faça você mesmo rir
Em um pequeno estudo de 2014 da Loma Linda University, adultos mais velhos que assistiram a um vídeo engraçado tiveram melhor desempenho em um teste de memória feito depois do que adultos que ficaram sentados calmamente pelo mesmo período de tempo. Os pesquisadores acreditam que isso se deve ao efeito do riso na redução do estresse.