Como lavar as mãos para matar germes, de acordo com os médicos

A cada temporada de resfriados e gripes, os médicos nunca deixam de nos lembrar que uma das melhores defesas contra o resfriado comum , gripe , e outras doenças nojentas é o mais simples possível: lavar as mãos.

Mas acredite ou não, um estude da Michigan State University descobriu que apenas 5% de 3.749 pessoas lavaram as mãos o tempo suficiente para matar os germes após usar o banheiro. Pior ainda: 33% não usavam sabão e 10% nem se importavam em lavar as mãos. E antes das refeições? As pessoas não conseguem lavar as mãos corretamente 97% das vezes, de acordo com Pesquisa 2018 do Departamento de Agricultura dos EUA.

melhor exercício para reduzir a gordura da barriga

Embora pareça nada demais, mesmo um enxágue rápido deixa você com germes, explica o microbiologista Donald Schaffner, Ph.D. , professor de ciência dos alimentos na Rutgers University. Suas mãos podem estar contaminadas com milhões de patógenos (um único grama de cocô pode conter um trilhão de germes!) E até mesmo um microrganismo pode causar doenças.

Portanto, da próxima vez que você for até a pia, siga estas orientações de perto para manter as mãos totalmente limpas - seu corpo vai agradecer.

Como lavar as mãos corretamente

Nontapan Nuntasiri / EyeEmGetty Images

Primeiro, molhe as mãos.

Molhe as mãos em água corrente limpa. Apesar do que você ouviu, água quente não é sua única opção. Não há diferença no poder de limpeza se a água está a 60 ° F (que é fria), 80 ° F (confortavelmente quente) ou 100 ° F, diz Schaffner. Se você pode tolerar água quente por apenas três segundos, está tudo bem mudar para uma temperatura mais fria para que você possa manter suas mãos no H2O por mais tempo.

Então, ensaboe.

Esse sabonete em barra macio e pegajoso pode parecer que está hospedando um dia de campo de germes, mas qualquer sabonete é melhor do que nenhum. o Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) diz não importa se você usa sabonete líquido ou em barra em casa ou em lugares públicos - ambos fazem o trabalho, assim como o sabonete em espuma, uma versão aerada da variedade líquida.

Comece a esfregar.

É o Tempo suas mãos passam debaixo da torneira que realmente importa, diz Schaffner. Por quanto tempo você deve lavar as mãos? Seu laboratório testou lavagens de diferentes durações e descobriu que 20 segundos eram mais eficazes do que cinco segundos, então vá por pelo menos 20 (ou o tempo necessário para cantarolar Feliz Aniversário do começo ao fim duas vezes.) Depois de ensaboar por muito tempo, levante bem as mãos sob água corrente limpa.

Seque bem as mãos.

Um recente estude da UConn Health descobriu que, depois de as pessoas manterem as mãos limpas embaixo de uma secadora por um minuto, novas bactérias poderiam surgir nas mãos. Os secadores agitam as bactérias que já estão no banheiro, depositando um pouco nas luvas limpas. Mas não se desespere: a grande maioria das bactérias provavelmente não é prejudicial para alguém com um sistema imunológico funcionando, diz o co-autor do estudo Thomas Murray, M.D., Ph.D. , professor associado da Escola de Medicina da Universidade de Yale no Departamento de Pediatria, Seção de Doenças Infecciosas. Resultado? Se houver uma opção de toalha, essa é uma boa primeira escolha.

NO uando você deve lavar as mãos?

O CDC diz que certas situações devem sempre ser seguidas por uma lavagem adequada das mãos, incluindo o seguinte:

• Antes, durante e depois de preparar os alimentos
  • Antes de comer comida
  • Antes e depois de cuidar de alguém em casa que está com vômitos ou diarreia
  • Antes e depois de tratar um corte ou ferida
  • Depois de usar o banheiro
  • Depois de trocar fraldas ou limpar uma criança que usou o banheiro
  • Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar
  • Depois de tocar em um animal, ração animal ou resíduo animal
  • Depois de manusear alimentos para animais de estimação ou guloseimas para animais de estimação
  • Depois de tocar no lixo

Em geral, se sentir que suas mãos estão sujas - digamos, você acabou de chegar do trabalho depois de pegar o transporte público ou fazer compras - não faz mal lavá-las bem.

Sabonete para as mãos vs. desinfetante para as mãos: qual é mais eficaz?

Se suas mãos estão visivelmente sujas, sabonete e água tradicionais são a melhor opção, pois a ação de esfregar e enxaguar desaloja bactérias e vírus. Os higienizadores de mãos devem entrar em contato com os germes para danificá-los e matá-los, e a sujeira pode ser uma barreira, diz David Berendes, Ph.D., epidemiologista do Departamento de Prevenção de Doenças Transmitidas pela Água do CDC.

Mas se água e sabão não estiverem disponíveis e suas mãos não estiverem sujas, desinfetante para as mãos trabalhar? Sim, um desinfetante à base de álcool que contenha pelo menos 60% de álcool pode resolver o problema em uma pitada. Cubra todas as superfícies das mãos e continue esfregando até que estejam secas (não limpe!).

Reportagem adicional de Alisa Hrustic