Como parar um ataque de pânico em suas trilhas

como parar um ataque de pânico Daly e Newton / Getty Images

Ataques de pânico são comuns. E intenso. E assustador.

Eles podem se aproximar de você quando você menos imagina ou quando você está em uma situação que desperta medo, como falar em público ou dirigir em um clima inclemente. Infelizmente, como parar os ataques de pânico pode parecer desafiador, eles também podem fazer com que você limite suas atividades para evitar episódios futuros e impactar seus relacionamentos com outras pessoas.

As vezes, ataques de pânico podem ser causados ​​por uma condição médica . Freqüentemente, porém, são causados ​​por estresse opressor, desencadeado por um rompimento desagradável, uma perda inesperada do emprego ou simplesmente o acúmulo de muitos fatores de estresse ao longo do tempo.



Seja qual for a origem, você conhece o pânico quando o experimenta (embora na hora você pense que vai morrer). A experiência de cada um é ligeiramente diferente e você pode ter sofrido apenas alguns destes sintomas:

  • Coração de corrida
  • Dor no peito
  • Dificuldade para respirar
  • Sensação de fraqueza ou desmaio
  • Náusea
  • Tremendo
  • Suando
  • Dormência e formigamento
  • Sentindo-se distanciado ou distanciado (experiência fora do corpo)

O que está acontecendo é que seu corpo está em alerta total e reagindo ao perigo, embora a ameaça nem mesmo seja real. E quando o corpo se sente falsamente sob ataque como esse, é sua função fazê-lo entender que não está.

A primeira vez que tive um ataque de pânico, disseram-me para respirar em um saco de papel marrom. Bem, pessoal, primeiro, não estou mais ensacando-o marrom e, segundo, não funcionou de qualquer maneira.

O que você precisa saber é que esses feitiços desagradáveis ​​podem ser controlados - até parou, um minuto depois de começar - sem sacos de papel, pulando em um pé ou qualquer outra tática incomum.

Como sempre, verifique com seu médico se essas ações são apropriadas para sua situação particular.

Aqui estão 8 maneiras simples de parar um ataque de pânico e imediatamente dominá-lo:

como parar um ataque de pânico Getty Images

Ponha a mão na barriga. Faça uma respiração de tamanho normal. Prenda a respiração por alguns segundos e depois libere o ar lentamente pelos lábios franzidos.

O objetivo é restaurar o equilíbrio do dióxido de carbono em seu sistema, que fica fora de sintonia quando você está respirando muito rápido. Quando você pode controlar sua respiração , você pode reduzir seus sintomas significativamente.

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Deitar-se de barriga para baixo também pode desacelerar a respiração, principalmente se você estiver hiperventilando. Eu ouvi que algumas pessoas podem acordar em pânico se dormirem de barriga para baixo.

Mas, se você estiver hiperventilando de um ataque de pânico durante o dia, deitar-se de bruços pode desacelerar sua respiração o suficiente para que você tente outra tática.

2 Borrife algum remédio de resgate. como parar um ataque de pânico Getty ImagesMantenha uma garrafa de Solução de resgate em sua bolsa ou carro para que esteja à mão. Faça 2 pulverizações na boca imediatamente e depois concentre-se nas outras técnicas. Esta fantástica poção de flores de Bach é adequada para qualquer ansiedade e um tônico geral para o bem-estar emocional. ( Compre Agora: $ 14,99, amazon.com .)3 Pegue ar fresco. como parar um ataque de pânico Getty ImagesSe você estiver dentro de casa ou dentro de um carro, abra uma janela e respire um pouco de ar fresco. Concentre-se atentamente nele contra o seu rosto.4 Inale um pouco de alfazema. como parar um ataque de pânico Getty Images

A aromaterapia pode ser enviada do céu quando você está em pânico. Um sopro de lavanda pode fazer maravilhas para acalmar e restaurar.

Outros óleos essenciais também podem ser benéficos para a ansiedade e o pânico, como olíbano, vetiver e bergamota. Leve consigo uma bola de patins, que costuma encontrar em lojas de produtos naturais ou lojas especializadas online.

Nota importante: A aromaterapia e alguns medicamentos não combinam, então verifique com seu médico para ter certeza de que é uma opção segura para você.

5 Vá para o seu lugar feliz. como parar um ataque de pânico Getty Images

Imagine o lugar que evoca felicidade e paz . Pode ser uma praia, um jardim ou em casa com sua família. Se você puder fechar os olhos com segurança, melhor ainda. Sinta o calor do sol em seu rosto, observe a brisa em seus cabelos e ouça as ondas que chegam na costa.

Envolver todos os seus sentidos permite que você desvie totalmente o foco do que quer que tenha iniciado o seu ataque de pânico.

6 Use a conversa interna. como parar um ataque de pânico Getty Images

Por mais que pareça que você vai dar o último suspiro, lembre-se de que você não está tendo um ataque cardíaco. Diga em voz alta: 'Pare! Este é apenas o meu corpo enlouquecendo. eu sou e vai ser multar.'

Interrompa as mensagens imprecisas enviadas ao seu cérebro. Dizer a si mesmo que você vai ficar bem irá remover qualquer medo da desgraça iminente.

7 Ignore o pânico. como parar um ataque de pânico Getty Images Continue como de costume . Aja normalmente. Não ceda ao seu medo e à reação exagerada de seu corpo a um estímulo. O pânico precisa de combustível para continuar.8 Consulte um cartão de sugestão de pânico. como parar um ataque de pânico Getty Images

Combine todas as etapas acima criando um cartão de referência para segurar durante um ataque de pânico. No verso de uma foto ou foto relaxante de um ente querido ou simplesmente em um cartão de receita 3x5, escreva sua estratégia.

Por exemplo, em negrito, letras coloridas, escreva:

  • PARE
  • Eu não estou morrendo. Isto vai passar.
  • Tome a solução de resgate.
  • Abra a janela.
  • Respire devagar.
  • Cheire lavanda.
  • Imagine meu lugar feliz.
  • Prossiga normalmente.
  • Recompensar a mim mesmo. Eu fiz isso.

Claro, a melhor maneira de lidar com o pânico é impedir que aconteça em primeiro lugar. Isso pode significar reduzir o estresse ao dormir o suficiente, eliminar a cafeína, fazer exercícios moderados, meditar, manter-se atualizado com os exercícios físicos e trabalhar com um treinador ou terapeuta especializado em abordagens cognitivo-comportamentais e de atenção plena.

Domine os passos para controlar um ataque de pânico e, finalmente, você vai chutá-lo na bunda, recuperar sua vida e começar a aproveitá-la mais plenamente.

Lisa Petsinis é treinadora de carreira e vida. Entrar em contato com ela para uma ligação gratuita e dê início às mudanças que você deseja em sua vida hoje.

O artigo ' Como parar um ataque de pânico em suas trilhas 'foi originalmente publicado em YourTango.com