Quanto tempo realmente leva para superar alguém após uma separação? Especialistas explicam

Mulher concreta parecendo preocupada. digitalskilletGetty Images

Se seu ex rompeu abruptamente, foi você quem finalmente terminou as coisas ou se a separação foi amigável, o fim de um relacionamento nunca é fácil, mesmo que seja a coisa certa a fazer.

Mas sofrendo de um coração partido no despertar de um relacionamento pode ser uma das experiências mais dolorosas e debilitantes por que uma pessoa pode passar, diz Suzanne Degges-White, Ph.D. , presidente do departamento de aconselhamento e educação de conselheiros da Northern Illinois University. E passar dias, semanas e até meses sentindo-se triste pode levá-lo a se perguntar: Exatamente quanto tempo leva para esquecer alguém?

Acontece que os especialistas em relacionamento têm uma resposta - e alguns conselhos. Continue lendo para saber quanto tempo leva para realmente seguir em frente, o que você pode fazer para acelerar o processo de cura e como reconstruir seu senso de identidade sem o seu ex.



Seja honesto: Quanto tempo leva realmente aproveitar para superar alguém ?

Vários fatores podem influenciar quanto tempo leva para mudar de seu relacionamento anterior, desde as circunstâncias do rompimento até onde isso deixa seu ego, força e espírito, diz Degges-White.

Normalmente, quanto tempo você estava no relacionamento impacta quanto tempo leva para superar alguém. Na maioria das vezes, quanto mais tempo você está em um relacionamento e quanto mais comprometido você sente que é, mais tempo pode demorar até que você esteja pronto para começar a ver outras pessoas novamente, diz ela.

Mas se você realmente quiser colocar um número nele, um estude publicado em Ciência Psicológica Clínica das pessoas que recentemente se separaram descobriram que levou três meses para se sentirem significativamente melhor, compartilha Gary Lewandowski, Ph.D. , um professor de psicologia da Monmouth University que deu a palestra TED, Rompimentos não precisam deixá-lo quebrado.

Claro, você não deve se sentir limitado por números. Seguir em frente pode levar apenas algumas semanas, três meses ou bem depois disso. Não há problema em se curar no seu próprio ritmo, então não saia em encontros simplesmente porque seus amigos ou família estão pressionando você para se apresentar novamente, diz Degges-White. Se a ideia de sair com alguém novo faz você se sentir mal (ao invés de frio na barriga) ou se você se pega repetidamente empilhando possíveis parceiros contra tudo o que seu ex tinha a oferecer, ainda não é a hora.

Como posso me curar de minha separação de maneira positiva?

Ainda está em fase de recuperação? Os especialistas sugerem as seguintes estratégias saudáveis ​​para se recuperar e se sentir melhor após um rompimento.

1. Ligue para seus amigos.

Se você está lutando para terminar o namoro, considere ligar para seu amigo que recentemente passou por um divórcio ou aquele que sofreu uma grande separação na faculdade. Eles podem ter uma visão inestimável. Além disso, quando você ouve como outras pessoas resistiram às divisões, isso normaliza sua reação e ajuda você a começar a imaginar que também pode passar por isso, explica Degges-White.

2. Faça uma pausa limpa online e offline.

Nos dias e semanas após a sua separação, é normal encontrar-se navegando pelo Facebook ou Instagram do seu ex (na verdade, cerca de 80% de nós admitimos fazer isso, por ano estude no jornal Papéis sexuais .) Infelizmente, porém, perseguir não o ajudará a seguir em frente, diz Degges-White. O que fazer, especialmente se você não quiser: bloquear, desamparar e deixar de seguir seu ex e excluir o número dele - pelo menos por enquanto (nada precisa ser permanente!).

Não tente 'esbarrar com eles' revisitando velhos lugares também, aconselha Lewandowski. Evitar essas situações permite que você siga em frente sem se tentar reativar o relacionamento, explica ele. Porque, lembre-se: você terminou por um motivo (algo estava quebrado).

3. Mantenha-se ocupado.

Pense um pouco: antes do seu relacionamento, o que você gostava de fazer no seu tempo livre? Seja fazendo arte, fazendo longas caminhadas, se aninhando com um livro ou assistindo a seu programa favorito, voltando às atividades que você ama para -relacionamento ajuda você a colocar o foco de volta em si mesmo como um indivíduo, em vez da metade de um casal, e pode ajudá-lo a ficar em pé publicar -relação, diz Lewandowski.

Novas experiências também ocupam espaço em sua mente e vida, permitindo que você impeça que a ruminação assuma o controle, diz Degges-White. Uma boa maneira de gastar esse tempo: inscreva-se como voluntário em uma causa pela qual você se preocupa. Pesquisar mostra que o voluntariado pode aumentar significativamente sua saúde mental e física, satisfação com sua vida e auto-estima. Se você adora animais, por exemplo, trabalhar em um abrigo de animais local e se relacionar com cães e gatos pode fazer maravilhas para o seu coração, observa Degges-White.

4. Mexa-se.

Mesmo que seja apenas um longa caminhada com os fones de ouvido, sair do casulo do cobertor e do conforto alimentar pode ser uma das melhores coisas que você pode fazer quando se sente para baixo. Um aumento de substâncias químicas para o bem-estar, como endocanabinóides, fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) e serotonina ajudam a melhorar seu humor, de acordo com a artigo recente no Fronteiras em psicologia . Melhor ainda? Conecte-se com novas pessoas (e preencha parte do espaço e tempo que seu ex costumava ocupar) dando um passeio diário pela sua vizinhança, experimentando uma nova aula em sua academia ou estúdio de ioga, ou mesmo ingressando em uma equipe esportiva ou grupo de corrida.

5. Consulte um terapeuta.

Finalmente, se já se passaram várias semanas e você ainda está deprimido, pulando reuniões sociais que costumava adorar, ou apenas não voltou ao que consideraria normal, você pode se beneficiar das estratégias de enfrentamento e nova perspectiva que um profissional pode fornecer, diz Degges-White. Um terapeuta pode ajudá-lo a ter uma visão mais objetiva de seu relacionamento anterior, descobrir o que ele significava e o que não significava, aprender como validar seu próprio valor sem depender de um parceiro e construir uma base sólida para um novo relacionamento - quando você estiver realmente pronto para isso (sem pressa).

Você pode encontrar um psicólogo perto de você através da Associação Americana de Psicologia localizador de telefone celular ou do seu empregador Conselheiro do Programa de Assistência ao Funcionário (EAP) , sugere Degges-White.