Quão grego é o seu iogurte 'grego'?

iogurte grego

Todo mundo está ficando louco com as coisas gregas: a superioridade nutricional do iogurte grego ajudou a elevar o prato de laticínios ao status de superalimento nos EUA, com as vendas mais do que dobrando nos últimos cinco anos, de acordo com a Euromonitor International.

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Mas, como não há regulamentações governamentais para colocar 'grego' no rótulo de um alimento, o descritor está surgindo em todo o setor de laticínios e além, mascarando produtos que, afinal, não são tão saudáveis. Para ajudar a separar o grego do, bem, não tão grego, aprenda como coar impostores.

Iogurte grego vs. iogurte normal
Então, o que torna o iogurte grego tão especial? 'A diferença entre o iogurte grego e o iogurte normal é que eles coam o soro, [a parte aquosa do leite que permanece quando o leite é coalhado], o que o torna realmente espesso e cremoso', diz Karen Roth, nutricionista clínica e fundadora da Karen Roth Nutrição em Los Angeles. 'E como eles estão removendo o soro de leite, há menos açúcar, menos carboidratos e muito mais proteína em comparação com o iogurte normal.'



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Na verdade, uma porção típica de 180 gramas de iogurte grego contém tanta proteína quanto 85 gramas de carne magra, tornando-se um lanche superstar para um corpo saudável. A proteína não só ajuda a construir músculos magros e o mantém cheio, mas um estudo recente no Journal of the American Medical Association descobriram que uma dieta rica em proteínas magras pode ser superior a uma dieta rica em gordura ou carboidratos quando se trata de evitando o ganho de peso e doenças cardíacas.

Mas, como o uso do termo 'grego' não é regulamentado e o processo de filtração pode exigir equipamentos caros, algumas marcas de iogurte estão produzindo iogurtes 'gregos' que não foram feitos da maneira tradicional. Em vez disso, agentes espessantes como amido de milho e concentrado de proteína de leite são adicionados para imitar a textura rica do iogurte coado. O júri ainda não decidiu se esses aditivos são um produto nutricionalmente inferior, mas certamente prejudicam a simplicidade do iogurte coado tradicional. Independentemente disso, existem maneiras de determinar se os produtos marcados como 'grego' são genuinamente gregos:

1. Leia os ingredientes. “A melhor coisa que as pessoas podem fazer ao comprar iogurte grego é olhar a lista de ingredientes do produto”, diz Roth. 'Deve conter apenas leite e culturas ativas vivas.' (Não está acostumado a ler rótulos? Obtenha ajuda em O que é mais saudável: grego ou iogurte com baixo teor de gordura?)

2. Fique longe da prateleira. As empresas de iogurte não são os únicos impostores que tentam roubar os holofotes do superalimento. Outros produtores de alimentos aderiram ao movimento grego ao revelar alimentos embalados, como cereais e barras de granola, que alegam conter iogurte grego. Mas Roth avisa que esses tipos de lanches podem ser apenas junk food disfarçados. “Eles não têm as mesmas propriedades para a saúde que o iogurte de verdade”, diz ela. 'Eles geralmente têm muito açúcar adicionado e, se estiverem sentados em uma prateleira, não terão as culturas vivas neles, então são apenas um doce deleite disfarçado de alimento saudável.'

3. Não conte com culturas ativas vivas. Se você quiser garantir que seu iogurte seja embalado com probióticos - que comprovadamente promovem a saúde digestiva, aumentam a imunidade e até mesmo previnem infecções por fungos - Roth diz para se certificar de que o rótulo diz contém culturas ativas vivas, em vez de feito com culturas ativas vivas .

[Cortesia de Saúde da Mulher ]