Ovos são piores que cigarros?

colesterol e tabagismo

Os ovos são o Dr. Jekylll e o Sr. Hyde do mundo do desjejum. Um dia eles são uma dieta querida, repleta de gorduras saudáveis, vitamina E e proteínas. A próxima coisa que você ouve: ovos são ruins para você - tão ruins quanto cigarros, na verdade, de acordo com um estudo recente publicado no jornal Aterosclerose .

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Primeiro, aqui está o acordo sobre esse novo estudo. Pesquisadores da Western University, no Canadá, examinaram mais de 1.200 homens e mulheres para chegar à conclusão de que comer gema de ovo regularmente era dois terços tão ruim quanto fumar quando se tratava de placa carotídea nas artérias, um conhecido fator de risco para derrame e ataque cardíaco.



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Mas antes de se livrar dos ovos, os especialistas apontam que este estudo não dá exatamente o quadro completo. A principal rachadura: a pesquisa mostra um Associação entre o consumo de ovos e o acúmulo de placa, em vez de uma relação de causa e efeito, diz o cardiologista Gordon Tomaselli, médico da American Heart Association. (Em outras palavras, não há como saber o que veio primeiro, a placa ou o ovo.) O estudo também não controlou o que mais os participantes comeram ou levou em consideração o quanto eles se exercitaram, o que pode desempenhar um grande papel no coração doença, Dr. Tomaselli diz.

Embora seja interessante que os gráficos de consumo de gema de ovo e fumo tenham uma forma semelhante quando observamos o acúmulo de placa carotídea, este estudo não leva em consideração os muitos outros efeitos adversos do fumo, como pressão alta e câncer de pulmão, diz Dr. Tomaselli.

E sua confusão de subir e brilhar tem mais do que apenas colesterol: os ovos contêm muitos outros nutrientes, incluindo gorduras insaturadas, que podem ser benéficas na prevenção de doenças cardiovasculares, diz Gregg Fonarow, MD, da UCLA Cardiology. Para saber se o efeito líquido do consumo de ovos é benéfico, neutro ou prejudicial, é necessário avaliar mais do que apenas medir o teor de colesterol da gema do ovo, diz ele.

Aqui, o ponto principal sobre como comer ovos de forma saudável:

1. Pule a omelete de três ovos. É mais seguro limitar o consumo de ovos a um por dia. A American Heart Association recomenda que a maioria das pessoas limite a ingestão diária de colesterol a 300 miligramas, e uma gema contém cerca de 185 miligramas. Se uma mistura de um único ovo simplesmente não for suficiente, coma mais claras. Dessa forma, você obterá a proteína das claras sem o colesterol adicionado à gema, diz o Dr. Tomaselli.

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2. Segure o bacon. Um dos maiores descuidos deste estudo é que ele não leva em consideração os outros alimentos na dieta de uma pessoa - e qualquer pessoa que já pediu um Grand Slam sabe que os ovos geralmente vêm com acompanhamentos que não são exatamente bons para você, diz Marisa Moore, RD, da Academia de Nutrição e Dietética. Seu conselho? Combine o ovo com frutas frescas, torradas integrais e vegetais em vez de linguiça de erva-doce, hash gorduroso e bacon.

3. Lanche inteligente. Esse cookie que você está de olho? Bem, isso também tem ovo. Você deve estar ciente de que outros pratos contêm ovos e colesterol, diz o Dr. Tomaselli. Quando seu próximo ataque de lanche acontecer, pegue um punhado de nozes, que são ricas em vitamina E, gorduras monoinsaturadas e fibras saudáveis ​​para o coração. (Confira mais 5 lanches ricos em proteínas.)

4. Coloque-os no pasto. Vale a pena ser exigente quanto ao tipo de ovo que você compra no supermercado. Um estudo de 2010 da Penn State University mostrou que galinhas mantidas do lado de fora em pastagens, em vez de em uma gaiola, colocavam ovos com o dobro de vitamina E e 2,5 vezes a quantidade de ácidos graxos ômega-3 do que os ovos de suas contrapartes confinadas . Para ter certeza de que encontrou os corretos, procure a palavra pastagem na caixa. E, como sempre, orgânico é o melhor. (Veja o que você pode fazer para tornar as galinhas - e seus ovos - mais saudáveis ​​e felizes com Happier Hens On The Horizon.)