A maneira mais fácil de parar de desmaiar

Como parar de desmaiar cyano66 / Getty Images

Sua visão embaça, sua cabeça gira, seus músculos enfraquecem e então bam - escuridão total e completa. Se você está entre os quase 7% dos americanos que têm tendência a desmaiar, você sabe como pode ser assustador perder a consciência. E embora possa parecer que você não tem como impedir que isso aconteça, esse não é necessariamente o caso. (Quer adquirir hábitos mais saudáveis? Inscreva-se para receber dicas diárias para uma vida saudável entregue direto na sua caixa de entrada!)

Uma nova pesquisa sugere que você pode evitar desmaiar simplesmente cheirando ou ofegando assim que você começar a se sentir tonto.

Uma das causas mais comuns de desmaio é a síncope vasovagal, que é uma queda abrupta da pressão arterial ou da frequência cardíaca. Tende a atacar quando você fica em pé por um longo tempo (já viu uma dama de honra cair no chão no meio de uma cerimônia de casamento?) Ou quando você levante-se muito rápido (o sangue acumula-se nas suas pernas, pelo que chega menos sangue ao seu cérebro). Cheirar ou respirar com força duas vezes enquanto mantém a boca fechada pode interromper o trajeto da síncope, afirmam pesquisadores da República Eslovaca que testaram essa teoria em duas mulheres com histórico de desmaios recorrentes.



Farejando para evitar desmaios Acha Yhamruksa / Getty Images

Este truque funcionará em você? É difícil dizer, já que dois assuntos é um estudo terrivelmente pequeno. Também é importante notar que esta pesquisa foi feita usando uma mesa inclinada - as mulheres foram solicitadas a se deitarem e, em seguida, rapidamente inclinadas em um ângulo de 60 graus para imitar a postura em pé - portanto, as descobertas precisam ser replicadas em um ambiente da vida real, diz Hugh Calkins, MD, professor de medicina e especialista em síncope na Johns Hopkins.

Enquanto isso, não há mal nenhum em tentar cheirar ou suspirar, mas Calkins diz que você pode ter mais sorte cerrando os punhos e cruzando as pernas. Essas táticas comprovadas são projetadas de forma semelhante para interromper uma queda repentina na pressão arterial para que você não desmaie.