A terapia da luz funciona? Especialistas explicam as terapias da luz vermelha, branca e azul

Pendurar lâmpadas incandescentes com uma ideia diferente. JenpolGetty Images

Todo mundo está se voltando para a luz hoje em dia: as sessões de luz vermelha se tornaram acessórios do menu do spa, e os dispositivos LED prometem consertar tudo, desde insônia para rugas . Estamos apenas arranhando a superfície do que a luz pode fazer, diz Shadab Rahman, Ph.D., um instrutor de medicina do sono na Harvard Medical School.

Aqui está o que você pode esperar de alguns tratamentos de tendência.

Caixa de luz brilhante para impulsionar o humor

O QUE É ISSO: Uma lâmpada que emite raios que imitam a luz do sol; sentar perto dele por 20 a 30 minutos pela manhã melhora o humor, aumenta o foco e combate a irritabilidade em pessoas com Transtorno afetivo sazonal (EUA).

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O QUE NÓS SABEMOS: Cerca de uma em cada cinco pessoas experimenta uma queda de humor no inverno, e as caixas de luz são o antídoto ideal. A luz tem como alvo a causa: um distúrbio no ritmo circadiano ligado à mudança na luz do sol e na escuridão, explica Michael Terman, Ph.D., do Center for Environmental Therapeutics. Um estudo mostrou que a fototerapia é tão eficaz quanto os antidepressivos no tratamento do SAD, com menos efeitos colaterais.

VOCÊ DEVE EXPERIMENTAR? Sim, mas se os seus tons de azul forem suaves, experimente primeiro a luz solar (grátis!). Fazer pausas fora ou na janela pode fazer você se sentir mais alerta e focado e melhorar seu humor, diz Rahman.

MARCAS: Abajur Carex Day-Light Classic Plus Bright Light Therapy, $ 115 ; Lâmpada para terapia de luz AIRSEE 10.000 Lux, $ 34; Sunlight Inside Bottled Sunshine lamp, $ 199.

Luz azul para ajudá-lo a dormir

O QUE É ISSO: Lâmpadas LED especiais que supostamente ajudam a combater a insônia, regulando seu ritmo circadiano; as lâmpadas emissoras de azul o animam durante o dia, enquanto as lâmpadas sem azul o ajudam a dormir à noite.

O QUE NÓS SABEMOS: Muitos estudos mostraram que a exposição noturna à luz azul (de telefones, computadores e lâmpadas normais) suprime a melatonina, o hormônio necessário para ativar o sono. Outros estudos descobriram que a exposição à luz azul durante o dia melhora o estado de alerta.

VOCÊ DEVE EXPERIMENTAR? Certo. Precisamos que nosso contraste dia-noite seja dramático;
uma maneira é usar luz enriquecida com azul em sua mesa durante o dia e luzes empobrecidas em azul onde quer que você relaxe por duas horas antes de dormir, diz Rahman.

MARCAS: Lâmpada iluminadora para melhorar o sono GoodNight Science , $ 13; Lâmpada Harth Nite Switch, $ 20

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Luz vermelha para pele mais lisa

O QUE É ISSO: Camas, máscaras, e varinhas de mão que emitem luz vermelha alegam aumentar a elasticidade da pele e reduzir as linhas de expressão.

O QUE NÓS SABEMOS: Um estudo de 2013 mostrou que tratamentos leves podem ajudar a reduzir as rugas. A luz vermelha tem efeitos antiinflamatórios e aumenta a produção de colágeno, endurecendo a pele e melhorando a textura e o tom, diz Angela Lamb, M.D., dermatologista do Hospital Mount Sinai de Nova York.

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VOCÊ DEVE EXPERIMENTAR? Só se você puder gastar muito e manter suas expectativas sob controle. Esses tratamentos oferecem uma melhora modesta, especialmente quando combinados com cremes anti-envelhecimento que incluem retinol, hidroxiácidos ou antioxidantes como a vitamina C, diz Joshua Zeichner, M.D., diretor de pesquisa em dermatologia do Monte Sinai.

MARCAS: LightStim para rugas , $ 250; Dr. Dennis Gross, DRx SpectraLite FaceWare Pro , $ 435


Este artigo apareceu originalmente na edição de novembro de 2019 da Prevenção .

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