Dieta para diabetes e celíacos

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Todas as pessoas com diabetes tipo 1 devem prestar muita atenção à dieta, mas aqueles que também têm doença celíaca precisam estar mais vigilantes. A doença celíaca é um distúrbio autoimune no qual a proteína glúten (encontrada no trigo, cevada e centeio, e às vezes na aveia) faz com que o sistema imunológico de uma pessoa ataque e danifique o intestino delgado. Pessoas com diabetes tipo 1 têm maior risco de doença celíaca e cerca de 8 a 10% das pessoas com diabetes tipo 1 também têm doença celíaca. Os sintomas da doença geralmente são gastrointestinais - inchaço, gases e diarreia - mas nem todo mundo os contrai. Por interferir na capacidade do corpo de absorver nutrientes, a doença celíaca também pode causar perda de peso e fadiga. O diagnóstico precoce é fundamental.

Não há cura para a doença celíaca, mas as pessoas podem controlá-la eliminando o glúten de sua dieta. Pessoas com diabetes têm desafios adicionais para ficar sem glúten, mas uma dieta saudável para o controle do açúcar no sangue pode ser facilmente transformada em uma dieta sem glúten com algumas compras e substituições cuidadosas. Aqui estão algumas dicas para gerenciar esta dupla de doenças:



Siga um plano de refeição completa. Um jantar sem glúten consistindo de uma porção de proteína (grelhada ou assada), vegetais cozidos no vapor, uma pequena porção de arroz integral e um pequeno pedaço de fruta para sobremesa também pode funcionar bem para controlar seu diabetes.

Compre alimentos sem glúten. As lojas de alimentos naturais e a maioria dos supermercados convencionais agora oferecem produtos sem glúten. Se o seu plano de controle do diabetes permitir massas, a massa de arroz é um excelente substituto, pois o sabor é muito semelhante ao da massa de trigo.

Observe seus níveis de açúcar no sangue. Um diagnóstico de doença celíaca requer o que pode ser uma mudança bastante dramática em suas fontes diárias de carboidratos. Isso significa que você vai experimentar variações em seus padrões normais de açúcar no sangue, portanto, seja extremamente vigilante nos testes.

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Continue a monitorar suas calorias e carboidratos. Alguns alimentos sem glúten, como o arroz, podem ser ricos em calorias e carboidratos. Não presuma que um sanduíche feito com pão sem glúten tenha a mesma quantidade de carboidratos que um feito com pão normal.

Não tenha medo de jantar fora. Consulte diretórios de restaurantes sem glúten, em sites como o Programa de Conscientização de Restaurantes Sem Glúten. Se um restaurante não for anunciado como sem glúten, peça ao garçom para dizer ao chef que você não pode comer trigo e descubra como os pratos são preparados. E seja criativo - alguns restaurantes podem permitir que você traga produtos sem glúten para o chef preparar.

Reúna-se com um nutricionista registrado. É complicado ter duas doenças graves que vêm com restrições alimentares diferentes. “As pessoas com doença celíaca devem encontrar um nutricionista que lide com o problema e examine tudo”, diz Larry C. Deeb, MD, ex-presidente da American Diabetes Association. 'É difícil fazer isso sozinho - você realmente precisa de ajuda.'

Verifique os rótulos nutricionais dos alimentos processados. Você precisará examinar as listas de ingredientes nos rótulos dos produtos para procurar trigo, cevada e centeio. Todos os rótulos dos alimentos são obrigados a declarar se o alimento contém trigo, mas lembre-se de que sem trigo não significa sem glúten. Aromas, corantes e outros aditivos em alimentos processados ​​podem conter glúten. Consulte essas listas de ingredientes seguros e alimentos não seguros para descobrir o que está fora dos limites.

Adapte receitas. Você pode fazer algumas alterações simples em receitas que contenham glúten. Por 1 colher de sopa de farinha de trigo, substitua por um destes:

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  • 1 1/2 colheres de chá de amido de milho
  • 1 1/2 colher de chá de amido de batata
  • 1 1/2 colher de chá de amido de araruta
  • 1 1/2 colher de chá de farinha de arroz
  • 2 colheres de chá de tapioca de cozimento rápido
    Por 1 xícara de farinha de trigo, substitua um destes:
    • 3/4 xícara de fubá simples, grosso
    • 1 xícara de fubá puro, fino
    • 5/8 xícara de farinha de batata
    • 3/4 xícara de farinha de arroz

      FONTES:
      1. American Diabetes Association. Doença celíaca: o trigo aflige você? http://www.diabetes.org/type-1-diabetes/celiac-disease.jsp (acessado em 26 de fevereiro de 2008)
      2. American Diabetes Association. Wheat Me, Worry? http://diabetes.org/diabetes-forecast/aug2004/celiac.jsp (acessado em 27 de fevereiro de 2008)
      3. Entrevista com Larry C. Deeb, M.D., ex-presidente imediato da American Diabetes Association. Realizado em 29 de fevereiro de 2008.
      4. Lazzarotto, Francesca, M.D., et al. 2002. Diabetes tipo 1 e doença celíaca: Visão geral e terapia nutricional médica. Diabetes Spectrum 15: 197-201, 2002. http://spectrum.diabetesjournals.org/cgi/reprint/15/3/197 (acessado em 26 de fevereiro de 2008)
      5. Mayo Clinic. Doença celíaca: autocuidado. http://www.mayoclinic.com/health/celiac-disease/DS00319/DSECTION=9 (acessado em 27 de fevereiro de 2008)
      Revisado por Susan Weiner, R.D., M.S., C.D.E., C.D.N. 3/08

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