Depressivo? A privação do sono pode ajudar (sim, sério)

a privação do sono reduz os sintomas de depressão fromdrawing / Getty Images

Sabemos que parece loucura, mas pesquisadores da Universidade da Pensilvânia descobriram que privação de sono sintomas de depressão reduzidos em cerca de metade dos casos de pacientes que estudaram. Isso está de acordo com sua meta-análise de 66 estudos independentes publicado recentemente no Journal of Clinical Psychiatry . Alguns dos estudos avaliaram a melhora dos sintomas com base em várias escalas de depressão e humor, enquanto outros basearam seus resultados na porcentagem de pacientes que relataram redução dos sintomas.

A privação parcial de sono (três a quatro horas de sono seguidas de ficar acordado por 20 a 21 horas) provou ser quase tão eficaz quanto a privação total de sono (definida como ficar acordado por 36 horas seguidas), relataram os pesquisadores. Ao contrário da medicação, que leva um tempo significativo para melhorar sintomas de depressão , a privação de sono pode ter efeitos antidepressivos em 24 horas, dizem eles.

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Mas não pule o sono se você estiver se sentindo triste - a pesquisa foi realizada em ambientes controlados e internados, e a constante falta de sono está ligada ao agravamento dos sintomas de depressão. Mostra de pesquisa pessoas com insônia correm maior risco de ansiedade e depressão do que pessoas com sono profundo.

A privação do sono não é uma ferramenta de autoajuda, não deve ser feita sem a orientação e supervisão de um profissional e não é uma cura mágica, diz Elaine Boland, PhD, psicóloga pesquisadora do Cpl. Michael J. Crescenz VA Medical Center da Universidade da Pensilvânia, e um dos autores do estudo. O que a pesquisa mostrou é que a privação do sono pode produzir uma resposta antidepressiva rápida, mas de curta duração, em cerca de metade dos indivíduos deprimidos.

Dustin J. Hines, PhD, professor assistente de psicologia na Universidade de Nevada, em Las Vegas, também observa que nem todos são candidatos ideais para o tratamento de privação de sono. Mas ele afirma que o método pode afetar alguns pacientes de forma mais positiva do que os tratamentos com drogas comumente prescritos. Além disso, a falta de sono pode produzir resultados rápidos - algo que alguns medicamentos levam semanas para fazer.

'Esse é o objetivo desta pesquisa ... é rápido e eficaz', diz ele, acrescentando que quaisquer 'efeitos colaterais' podem ser facilmente corrigidos voltando a um horário regular de sono. (Psst! Este é o travesseiro analgésico que os usuários da Amazon usam para dormir melhor .)

Avaliar a privação de sono para tratar a depressão não é novidade, mas a pesquisa é a primeira metanálise sobre o assunto em quase três décadas. E embora a comunidade científica esteja há muito tempo ciente dessa estranha possibilidade de tratamento, eles ainda não têm certeza sobre sua eficácia, por que exatamente funciona, ou a melhor forma de colocá-lo em prática fora de um ambiente de pesquisa.

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Se pudermos descobrir o que está realmente acontecendo no cérebro quando um indivíduo deprimido é privado de sono, o pensamento é que podemos potencialmente imitar essa resposta por meio de outros tratamentos ou terapias e, idealmente, encontrar maneiras de estender a resposta, diz Boland.

Outro obstáculo: Boland disse que sua pesquisa não foi capaz de identificar o que tornaria um indivíduo deprimido mais ou menos propenso a responder à privação de sono em relação ao tratamento antidepressivo tradicional para os sintomas. E, assim como os antidepressivos, a privação do sono tem seus próprios efeitos colaterais: pode afetar negativamente a função cognitiva, o tempo de resposta e o tempo de reação, e até mesmo torná-lo mais propenso a alcançar junk food .

Não aconselhamos nem defendemos que os indivíduos com depressão simplesmente tentem ficar acordados a noite inteira sozinhos para reduzir os sintomas, enfatiza Boland. Acompanhar um médico ou profissional de saúde mental continua sendo a melhor estratégia.