Você poderia estar anêmico? 7 coisas que você precisa saber

Fatos sobre anemia Joshya / Shutterstock

Ultimamente, parece que você está no meio de uma crise de energia pessoal. Sua maior fantasia consiste em dormir até tarde, e você precisa de pelo menos três (ok, quatro) xícaras de café para sobreviver ao dia de trabalho. Talvez você simplesmente precise sair do Facebook mais cedo e dormir melhor - ou algo totalmente diferente pode ser o culpado? ( A solução nutritiva de energia é o primeiro plano que aborda a causa raiz de praticamente todas as principais doenças e condições de saúde; obtenha sua cópia hoje!)

A fadiga é um daqueles sintomas vagos que podem apontar para praticamente qualquer doença , de estresse comum a doenças cardíacas graves. Mas por mais que três milhões de americanos , o culpado é a anemia. Você poderia ser um deles? Aqui estão 7 fatos que você precisa saber sobre esta condição muitas vezes silenciosa.



1. É um sintoma, não uma doença.

Suplemento de ferro para anemia Bet Noire / Getty Images

Seus glóbulos vermelhos têm uma função importante: transportar oxigênio por todo o corpo. Se você tem anemia, isso significa que você não tem glóbulos vermelhos suficientes ou que essas células não têm hemoglobina suficiente (uma proteína rica em ferro que torna o sangue vermelho). A questão é por quê.

Robert T. Means, Jr., MD, reitor e professor de medicina interna na East Tennessee State University em Johnson City, compara a anemia a ter febre: nenhuma das duas é uma doença, mas um sinal de que algo está acontecendo em seu corpo.



Normalmente, uma infecção é o que causa febre, mas a anemia pode ser causada por uma série de problemas diferentes. O mais comum é um falta de ferro , que seu corpo precisa para produzir hemoglobina. Se você tem a chamada anemia por deficiência de ferro, você precisará aumentar seus níveis deste mineral essencial por tomar suplementos ou comer mais alimentos ricos em ferro .

2. A maioria das pessoas não sabe que tem.
Enquanto algumas pessoas com anemia podem sentir cansaço ósseo, outras nem percebem que algo está errado. Mas deixado desmarcado, anemia vai piorar , e com o tempo você ficará cada vez mais fraco e cansado, à medida que seu coração se esforça cada vez mais para bombear sangue e manter seus tecidos supridos de oxigênio (razão pela qual a deficiência de ferro prejudica o condicionamento físico). Outros sintomas incluem tonturas, dores de cabeça, dormência nas mãos ou pés, baixa temperatura corporal, pele pálida, falta de ar, batimento cardíaco rápido ou irregular, dor no peito, irritabilidade e mau desempenho no trabalho ou na escola. Se a anemia não for tratada, pode levar à insuficiência cardíaca.

3. É mais comum em mulheres, mas mais sério quando acontece com homens.
Em mulheres em idade fértil, a anemia - embora não deva ser ignorada - geralmente não é nada grave simplesmente porque é muito normal. É fácil ficar anêmico se você perder muito sangue devido à menstruação ou durante o parto, e corrigir o problema tende a ser igualmente simples. (Suplementos ou, em casos mais raros, injeções de ferro, devem servir.) Homens não engravidam ou menstruam, então desenvolver anemia por deficiência de ferro é muito mais uma bandeira vermelha; geralmente é um sinal de uma doença, como câncer de cólon.



4. Os vegetarianos não estão condenados a obtê-lo.

Fontes vegetarianas de ferro Dana Hoff / Getty Images

Boas notícias se você abandonou os produtos de origem animal ou apenas diminuiu o consumo deles: você não precisa se juntar à multidão carnívora para pegar seu ferro. Embora carnes vermelhas, aves, peixes, ovos e laticínios sejam alguns dos melhores alimentos ricos em ferro, você também pode obter ferro de lentilhas, feijão, tofu, vegetais de folhas verdes (olá, espinafre e couve!), Pães fortificados com ferro e cereais e frutas secas como passas e damascos. Para obter o melhor retorno do seu dólar de ferro, por assim dizer, carregue sua dieta com alimentos ricos em vitamina C, como morangos, brócolis e suco de laranja; eles ajudarão seu corpo a absorver melhor o ferro. (Leia mais sobre as necessidades de nutrição vegetariana.)

5. Seu hábito de cafeína pode estar colocando você em risco.
Viciados em café, ouçam: embora você não tenha que desistir da cobiçada xícara (bule?) De café ou chá, é melhor se entregar entre as refeições porque a cafeína interfere na absorção do ferro dos alimentos. Se o seu médico recomendou suplementos de ferro, certifique-se de tomá-lo pelo menos 1 hora antes ou 2 horas depois de tomar um comprimido.

6. Você não deve tentar tratá-lo sozinho.

Sensação de cansaço Ghislain e Marie David de Lossy / Getty Images

Você está exausto demais, e é por isso que você acessa a Internet para descobrir o que há de errado. A anemia por deficiência de ferro parece certa, então é melhor você começar a tomar suplementos, certo? Não tão rápido. Se você tomar ferro extra quando não precisa dele, pode ter efeitos colaterais indesejados, como indigestão e prisão de ventre. Além disso, algumas pessoas têm uma doença chamada hemocromatose, onde absorvem muito ferro, diz Means. Isso pode causar artrite, diabetes, doença hepática e uma variedade de outras condições. Se você suspeitar que seus níveis de ferro estão baixos, peça ao seu médico para verificá-los com um simples exame de sangue.

7. As pessoas que o têm podem sentir alguns desejos estranhos.
Não, não estamos falando de chocolate e batata frita. Embora ninguém entenda por quê, a anemia por deficiência de ferro pode fazer você ansiar por coisas bem estranhas, que os médicos chamam de pica. O mais comum é o gelo. “Muitas mulheres podem dizer quando estão ficando anêmicas simplesmente porque seu desejo de mastigar gelo é muito forte”, diz Means. Mas fica ainda mais estranho: algumas mulheres anseiam por cinza de cigarro, enquanto o papelão satisfaz outras. E veja só: não é incomum as pessoas comerem amido de milho - direto do saco! Felizmente, os desejos desaparecem assim que você começa a aumentar os níveis de ferro.