Será que Kegels está fazendo mais mal do que bem?

cones mídia médica / shutterstock

Para as mulheres de certa idade, parece que há muitas coisas que nunca fazemos o suficiente: exercícios, dormir, comer os alimentos certos - e cones .

Seja para um vida sexual turbinada ou a graça de não urinar involuntariamente em nós mesmos enquanto rimos após o parto, estamos constantemente ouvindo que Kegels (rima com bagels) são a resposta.

Basicamente, um Kegel é um exercício vaginal que inclui uma breve manobra de aperto e retenção que deve ser repetida diariamente. O objetivo é simples: melhorar o tônus ​​muscular e o controle da região inferior. Feito corretamente, 'Kegels pode ajudar fortalecer o assoalho pélvico , que normalmente se torna frouxa devido ao parto, idade, atrofia e obesidade ', explica a uroginecologista Betsy Greenleaf, de Nova Jersey. 'Construir esses músculos pode ajudar na urgência e frequência urinária, incontinência urinária, parto, estabilidade central e orgasmo.' (Aqui estão 7 fatos estranhos sobre vagina que você deve saber .)

Parece bom, certo? Bem, na verdade nem sempre é tão simples. Se você é alguém com músculos do assoalho pélvico tensos, dor pélvica não diagnosticada ou não tem certeza de como fazer um Kegel, você vai querer esperar e ler isto primeiro.

Depende muito da condição do assoalho pélvico.
Mas primeiro: onde está? Os músculos do assoalho pélvico são semelhantes a uma rede que se estende desde o osso púbico até a base da coluna, mantendo o útero, a vagina, a bexiga e o intestino no lugar. Você usa os músculos sempre que vai ao banheiro.

bexiga com vazamento trista / shutterstock

Para entender melhor o estado de seu assoalho pélvico, pergunte-se: você já lidou com incontinência contínua (vazamento ao tossir, espirrar, rir ou levantar algo) ou foi diagnosticado com prolapso de órgão pélvico? Nesse caso, você pode ter um assoalho pélvico fraco. (Aqui estão 4 posturas de ioga que ajudam a vencer o seu vazamento sorrateiro.)

Por outro lado, você já enfrentou relações sexuais dolorosas, dor durante os exames ginecológicos de rotina, dificuldade para esvaziar a bexiga, constipação crônica, dor lombar ou no quadril não resolvida e / ou dor pélvica? (A fisioterapeuta pélvica Jane O'Brien Franczak, do Centro Feminino Johns Hopkins de Saúde Pélvica de Maryland, explica que a dor pélvica é definida como dor em qualquer lugar na região entre o osso púbico e o cóccix, do topo dos ossos do quadril até a posição sentada (ossos. A dor pode ser sentida bem no interior ou na superfície ao redor dos órgãos genitais). Nesse caso, você pode ter um assoalho pélvico excessivamente tonificado.

Você deve fazer Kegels se ...
Você tem um assoalho pélvico fraco. 'Sugerimos exercícios para os músculos do assoalho pélvico para todas as mulheres com incontinência urinária * e prolapso de órgãos pélvicos', diz R. Mark Ellerkmann, MD, diretor do Centro de Uroginecologia do Centro Weinberg para Saúde e Medicina da Mulher no Mercy Medical Center em Baltimore, especializada em medicina pélvica feminina e cirurgia reconstrutiva. Kegels pode fortalecer os músculos do assoalho pélvico, permitindo que a uretra funcione melhor e evitando que o prolapso dos órgãos pélvicos ocorra ou piore. “Revisões sistemáticas de estudos randomizados descobriram que, em comparação com nenhum tratamento, as mulheres tratadas com exercícios para os músculos pélvicos tinham maior probabilidade de relatar melhora ou cura”, diz ele.

O estado do assoalho pélvico entra em jogo especialmente quando você está grávida. À medida que o útero cresce para acomodar o feto, ele exerce cada vez mais pressão sobre a bexiga, o que pode causar incontinência. Kegels pode ajudar no controle da bexiga e prevenir a incontinência. 'Kegels pode ajudar a manter um assoalho pélvico forte e ajudar as mulheres a' se recuperar 'logo após o parto', disse Kathryn Rutenberg, médica assistente de obstetrícia e ginecologia do Mount Sinai West na cidade de Nova York. (Quer equilibrar seus hormônios e perder peso? Então dê uma olhada A dieta de reposição hormonal para começar a sentir e ter uma aparência melhor.)

* Uma coisa a ser observada sobre a incontinência: vale a pena descobrir o que está causando o vazamento antes de começar uma tempestade. “O equívoco é que, se você tem alguma perda urinária de qualquer tipo ou urgência frequente para usar o banheiro, os Kegels são a resposta. Mas primeiro você precisa descobrir a verdadeira causa de sua reclamação ', diz Erica Azzaretto, da Fisioterapia de 5 Pontos com foco na saúde pélvica da cidade de Nova York. Na avaliação de novos pacientes, ela revisará a ingestão de alimentos (procurando itens irritantes para a bexiga), a quantidade de líquidos ingeridos e fará um exame interno para determinar se os músculos do assoalho pélvico estão fracos ou tensos. (Aqui estão 11 soluções para uma bexiga fraca.)

Mas definitivamente evite-os se ...
Você tem um assoalho pélvico tenso. Para aqueles que exibem sintomas de músculos do assoalho pélvico excessivamente tonificados, uma avaliação também é o melhor ponto de partida. “Se você já tem um assoalho pélvico tenso, Kegels pode piorá-lo”, diz Azzaretto. 'É como ter puxado o músculo isquiotibial e depois fazer muitos flexões para isquiotibiais - isso só vai piorar.' Um fisioterapeuta do assoalho pélvico pode trabalhar para acalmar e alongar um assoalho pélvico curto, tenso ou dolorido (a duração do tratamento é individual para cada paciente). Só depois disso o fortalecimento deve começar.

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E quando se trata de gravidez, de acordo com Rutenberg, “um assoalho pélvico excessivamente tenso pode ser difícil de relaxar e isso é crítico na fase de empurrar do parto vaginal”. Às vezes, ela acrescenta, uma epidural é necessária para ajudar os músculos do assoalho pélvico a se 'soltarem' e permitir que a mulher empurre se ela tiver um assoalho pélvico excessivamente tenso e não tratado.

Se você está no campo 'do Kegels', precisa fazê-los da maneira certa.
“Assim como qualquer condicionamento muscular, consistência, rotina e adesão a um programa estruturado são fundamentais para alcançar o sucesso”, diz Ellerkmann. “Pode-se pensar nos exercícios de Kegel como fisioterapia - o que é - ou malhar na academia. Kegels não ajudará se você não fizer isso de forma consistente.

A outra regra prática? Nunca pratique seus Kegels ao urinar. Os profissionais dizem que interromper o fluxo da urina no meio do jato - uma tática comumente elogiada - só é bom para identificar inicialmente os músculos do assoalho pélvico. “Não é aconselhável iniciar e interromper repetidamente a urina”, alerta Greenleaf. 'Isso pode aumentar a pressão na pelve, forçando a urina a viajar de volta para os rins.'

Se você está liberado para Kegels, tente fazer de 8 a 12 contrações, segurando cada repetição por 8 a 10 segundos, com um descanso de 5 a 10 segundos entre elas, repetindo até 3 vezes por dia. Ellerkmann aconselha os pacientes a continuarem por 15 a 20 semanas.

Para saber se você está Kegeling corretamente, Franczak diz que você pode verificar usando vários métodos, incluindo:

espelho de mão mega pixel / shutterstock

• Segure um espelho entre as pernas e observe a área entre o reto e a vagina. Isso é chamado de períneo e deve se levantar durante um Kegel.
• Coloque um dedo dentro da vagina. Experimente um Kegel. Você deve sentir um aperto, uma elevação e uma puxada para dentro no dedo.
• Tentar interromper o fluxo de urina ao urinar. (Esteja atento ao aviso acima.)

E se você não tiver certeza do que está acontecendo com seu assoalho pélvico?

exame pélvico Imagens Hero / imagens getty

Comece conversando com seu ginecologista. É provável que ela possa fazer uma verificação da linha de base e recomendar a um fisioterapeuta do assoalho pélvico para uma avaliação mais abrangente. “Embora os músculos do assoalho pélvico fracos muitas vezes possam ser verificados por um ginecologista, a experiência de um fisioterapeuta do assoalho pélvico costuma ser muito útil”, diz Rutenberg.

Procure um terapeuta certificado pela Seção de Saúde Feminina da American Physical Therapy Association ou através do Instituto de Reabilitação Pélvica Herman & Wallace . Um fisioterapeuta do assoalho pélvico fará uma avaliação completa para avaliar a postura e a força, bem como um exame interno dos músculos do assoalho pélvico, diz Azzaretto. Dependendo de suas necessidades, massagem terapêutica, biofeedback e / ou exercícios guiados podem ser realizados.