A melhor dieta para uma tireoide pouco ativa

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Aqui está um fato: hipotireoidismo, ou tireoide hipoativa, não pode ser curado. Mas seguir uma dieta compatível com a tireoide pode ajudá-lo a controlar sua condição.

Sua tireóide é uma glândula em forma de borboleta em seu pescoço que controla as atividades metabólicas. Ele faz isso produzindo hormônios da tireoide que regulam coisas como frequência cardíaca e queima de calorias. A tireoide hipoativa não produz esses hormônios em quantidade suficiente, o que pode fazer com que você se sinta cansado, deprimido e como apenas olhar para a comida é o suficiente para fazer você ganhar peso.

Tomar o hormônio tireoidiano sintético pode compensar a diferença e fazer com que você se sinta mais como você mesmo. Mas comer certos alimentos - e limitar o consumo de outros - também pode ajudar a função da tireoide no seu melhor, explica Hong Lee, MD, um médico interno e endocrinologista certificado pela AMITA Health Adventist Medical Center Hinsdale em Illinois. Isso pode permitir que você evite a necessidade de tomar doses cada vez maiores de hormônios sintéticos da tireoide e, eventualmente, acabar contando totalmente com eles para que sua tireoide funcione.



Então, o que vale a pena carregar e onde você deve considerar reduzir? Aqui está uma olhada nos melhores alimentos para sua tireoide, junto com alguns que não são tão bons.

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Salmão

Algumas descobertas sugerem que muitas pessoas com doença de Hashimoto (o tipo mais comum de hipotireoidismo) têm níveis mais baixos de vitamina D. em comparação com a população em geral. Isso é uma má notícia, já que D baixo está ligado a níveis mais elevados de anticorpos da tireoide. Os anticorpos ativam o sistema imunológico para atacar o tecido da tireóide, o que cria inflamação e torna mais difícil para a tireóide fazer seu trabalho, explica Lisa Markley, RDN, co-autora de The Essential Thyroid Cookbook.

Conseguir as 600 UI recomendadas de vitamina D por dia pode manter parte da inflamação sob controle para que sua tireoide possa funcionar da melhor forma. E o salmão é uma das principais fontes, com 570 UI por porção de 3 onças. (Não é fã de peixes? Você também encontrará vitamina D no suco de laranja fortificado, no leite e nos ovos.)

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Pretende tomar dois diariamente, recomenda o Dr. Lee. Isso é o suficiente para obter sua dose diária recomendada de selênio, um mineral que é altamente concentrado na glândula tireoide e desempenha um papel essencial na produção do hormônio da tireoide.

Outro grande benefício? O selênio possui poderes antioxidantes. Condições autoimunes como a de Hashimoto podem levar ao aumento da inflamação, explica Markley. O selênio pode ajudar a acalmar ou suprimir parte disso por meio de suas capacidades antioxidantes.

Feijão branco

Uma xícara de feijão branco cozido serve até 8 mg de ferro - um mineral que muitas pessoas, especialmente mulheres na pré-menopausa, têm dificuldade em obter o suficiente. Mas obter o seu preenchimento é importante. Do contrário, pode prejudicar a atividade das enzimas que produzem os hormônios da tireoide, afirma o Dr. Lee. (Mulheres com idade entre 19 e 50 anos precisam de 18 mg de ferro por dia, enquanto homens e mulheres com 51 anos ou mais precisam de 8 mg).

Duas coisas para manter em mente: primeiro, o ferro é difícil de ser absorvido pelo corpo, mas você pode aumentar a absorção de alimentos ricos em ferro combinando-os com uma fonte de vitamina C , Diz Markley. (Como jogar feijão branco com vinagrete de limão, por exemplo.) E, em segundo lugar, o ferro pode tornar os medicamentos para a tireoide menos eficientes. Portanto, certifique-se de tomar seus remédios para tireoide pelo menos quatro horas antes ou depois de comer uma refeição rica em ferro.

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Comer alimentos errados à base de soja - ou comer soja em excesso em geral - pode significar más notícias para sua tireoide. Porque? O mineral iodo é um bloco de construção essencial para o hormônio da tireóide, mas a soja contém compostos de isoflavona que impedem o iodo de fazer seu trabalho, explica Markley.

A maioria das pessoas com hipotireoidismo não precisa evitar a soja completamente. Mas é uma boa ideia limitar seu consumo a algumas porções por semana e ficar com formas minimamente processadas de soja, como tempeh ou missô. Alimentos contendo isolados de proteína de soja processada (como proteína em pó de soja, barras de proteína de soja ou análogos de carne à base de soja) tendem a ter uma concentração maior de isoflavonas, diz Markley.

Vegetais crucíferos

Sim, estamos falando sobre a onipotente couve - junto com brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas e repolho. Mesmo que eles sejam carregados com nutrição, vegetais crucíferos também são ricos em enzimas naturais chamadas goitrogens, que podem interferir na produção do hormônio da tireoide, disse Lee.

A boa notícia é que você não precisa rejeitá-los completamente. A dose faz a diferença, diz Markley. Algumas porções de vegetais crucíferos por semana é bom, mas sumo de cinco quilos de couve diariamente provavelmente não é a melhor ideia. Apenas certifique-se de que estão cozidos. O calor neutraliza as enzimas prejudiciais, diz Lee.

Glúten

Ficar sem glúten não é certo para todos. Mas alguns especialistas suspeitam que alimentos que contêm glúten como trigo, cevada e centeio (para não mencionar as fontes mais sorrateiras de glúten) podem causar inflamação, diz o Dr. Lee. Isso poderia estimular um ataque de anticorpos no tecido da tireóide, acrescenta Markley.

Ainda assim, nenhum dos dois diz que todas as pessoas com tireoide subativa precisam cortar o glúten automaticamente. Mas pode valer a pena tentar eliminá-lo por três a quatro semanas. Se você notar que comer sem glúten faz você se sentir melhor, converse com seu médico sobre como tornar a mudança permanente, diz Markley.

VERIFIQUE COM SEU MÉDICO SOBRE ...

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Sal e algas marinhas

Você não pode falar sobre alimentos para tireoide hipoativa sem falar sobre iodo. Lembre-se de que o mineral é essencial para a produção do hormônio tireoidiano. Mas ingerir mais de 1.100 mcg por dia pode realmente piorar seu problema de tireoide.

É por isso que é importante prestar atenção ao que ingere, diz Lee. O iodo é encontrado no sal de cozinha (mas não no Kosher ou no sal marinho), laticínios e frutos do mar. Contanto que você coma essas coisas regularmente, é quase certo que você está recebendo o suficiente - e você deve evitar alimentos com concentrações muito altas de iodo, como algas marinhas.

Por outro lado, se você cozinha com Kosher ou sal marinho em vez de sal de mesa e não costuma comer alimentos ricos em iodo, pode ser necessário trabalhar para obter mais do mineral. Seu endocrinologista pode ajudá-lo a determinar se você está recebendo a quantidade certa.