Benefícios da raiz de maca: como ela afeta seus hormônios, libido e energia

pó de raiz de maca marekuliaszGetty Images

Em uma longa linha de pós e suplementos pontilhando nossos feeds do Instagram (lembre-se matcha , moringa , e açafrão ?), pó de raiz de maca é a última tendência de superalimento que está ganhando força. Uma rápida pesquisa de #macapowder no Instagram e você encontrará mais de 48.000 postagens, a maioria das quais inclui smoothies , cafés espumosos, tigelas de aveia e assados ​​saudáveis. Mesmo as marcas tradicionais, como leite de amêndoa da Califia Farms , estão adicionando raiz de maca a seus produtos.

Então, por que todo mundo está entrando no trem da maca? Por um lado, o pó à base de plantas tem sido elogiado por seus benefícios à saúde, especialmente sua capacidade de melhorar sua energia e aumentar sua libido —E quem não quer uma solução rápida para nenhum desses?

Mas, como acontece com qualquer novo pó vegetal, não podemos deixar de nos perguntar: essas afirmações realmente correspondem ao exagero? Ou a raiz de maca é apenas mais um suplemento de smoothie da moda que desaparece em um ou dois anos? Aqui está o que você deve saber antes de tentar.

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O que é pó de raiz de maca?

O pó da raiz da maca vem das raízes de uma planta peruana chamada (você adivinhou!) Maca. A planta é da mesma família dos rabanetes e se assemelha a um nabo, mas geralmente é cultivada em altitudes mais elevadas, diz Gina Keatley, CDN , uma nutricionista baseada em Nova York. As raízes são moídas e secas para formar o pó, diz ela.

raiz de maca

A raiz de maca vem em várias cores, mas as variedades roxas são ricas em antioxidantes.

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ChengyuzhengGetty Images

Maca também normalmente vem em uma de três cores: preto (que pode parecer ter uma tonalidade púrpura profunda), vermelho ou amarelo, diz Lorraine Kearney, CDN , NDTR, professor adjunto da City University of New York.

Mas, independentemente da cor, o pó realmente faz (ou deveria) vir exclusivamente da própria planta. Não é realmente um suplemento; é apenas um vegetal desidratado, diz Kearney.

Embora seja mais comumente descrito como tendo um sabor terroso ou de nozes, Kearney diz que obtém um pouco de doçura com isso. Você poderia pensar que seria como uma beterraba ou algo assim, mas para mim, pessoalmente, tem gosto de caramelo, ela diz.


Quais são os benefícios para a saúde do pó de raiz de maca?

É altamente nutritivo

Maca tem uma grande alegação de saúde em seu canto: ela apregoa toneladas de nutrientes diferentes. É uma raiz, que é onde as plantas armazenam a maior parte de seus nutrientes, diz Keatley. A raiz de maca contém vitamina C (para aumentar a imunidade), cobre (vital para a produção de glóbulos vermelhos), potássio (para a saúde do seu coração), e ferro (para transportar oxigênio pelo corpo), diz Kearney. Ele ainda contém algum poder cerebral na forma de B6, uma vitamina não tão falada que ajuda a proteger os neurônios em seu cérebro e é a chave na criação de serotonina e norepinefrina, duas substâncias químicas que ajudam a equilibrar seu humor, diz Keatley. Você também receberá uma dose de construção óssea cálcio , em cerca de 39 miligramas por colher de sopa.

NUTRIÇÃO EM PÓ DE RAIZ MACA: 60 calorias, 3 g de proteína, 12 g de carboidratos (3 g de fibra), 0 g de gordura, 6 g de açúcar em 1 colher de sopa

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Ele contém compostos de combate a doenças

Maca contém compostos de plantas antioxidantes chamados antocianinas, que dão à raiz sua tonalidade púrpura / enegrecida profunda. Quanto mais roxa ou preta for a raiz, mais antocianinas podem ser encontradas, acrescenta Keatley. A pesquisa mostra que as antocianinas podem evitar a inflamação e ajudar a proteger contra o câncer, doenças cardíacas e outras doenças crônicas.


Mas não há outros benefícios do pó de maca?

O pó de raiz de maca tem um efeito nutricional, mas não há muitos estudos confiáveis ​​que comprovem muitos dos benefícios que foram associados a ele - pelo menos, ainda não. No geral, acho que há algumas evidências, mas os estudos são geralmente de baixa qualidade e pequenos, diz Michael Heinrich, PhD , um professor da University College London que tem estudou maca , especificamente por seus benefícios reprodutivos.

No geral, a maca ainda é muito nova para dizer com certeza se suas afirmações são confiáveis, e muito mais pesquisas precisam ser feitas para entender seu impacto total no corpo. É aqui que a ciência se posiciona em suas alegações de saúde mais populares.

Na libido

Assim como outros alimentos que afirmam 'dar a partida no motor', se você tiver uma deficiência em algo como B6, a raiz de maca preencherá essa necessidade e permitirá a produção total de hormônios sexuais, diz Keatley. Mas mantenha esse hype baixo: nos testes humanos muito limitados usando a raiz, algumas das alegações de desejo sexual podem ser verdadeiras, mas todos os estudos são pequenos e têm falhas gritantes neles, acrescenta Keatley.

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Além disso, tantas coisas diferentes podem esmagar sua libido - tudo, de certos medicamentos a álcool e problemas de relacionamento, pode afetar seu desejo sexual. Não estaria fora de questão que a raiz de maca pode ter um efeito placebo quando se trata da libido feminina, diz Alyssa Dweck, MD , um ginecologista baseado em Nova York e autor de O Completo A a Z para o seu V . Também é muito importante dar crédito à complexidade da libido das mulheres porque há tantas coisas envolvidas nisso.

Antes de recorrer a uma pílula mágica - ou, neste caso, pó - para aumentar sua libido, o Dr. Dweck recomenda fazer uma visita ao seu ginecologista primeiro. Muitas vezes, uma baixa libido pode ser tratada por seu médico de uma forma que será muito mais eficaz do que tentar algo como pó de maca.

No equilíbrio hormonal

Kearney ainda recomenda raiz de maca para seus clientes, especificamente para mulheres que têm síndrome do ovário policístico ou acne , uma vez que pode ter um impacto positivo no equilíbrio hormonal do seu corpo e na resposta ao estresse, diz ela.

O pó da raiz da maca é conhecido como adaptogen, o que teoricamente significa que se adapta às necessidades do corpo. Os adaptógenos atuam apoiando a função adrenal e diminuindo a resposta ao estresse, diz Kearney. Em teoria, isso funciona para acalmar o sistema endócrino, produzindo menos hormônios do estresse que podem desequilibrar o seu sistema, como o cortisol e a adrenalina, diz Kearney.

Em níveis de energia

O pó não contém cafeína, então não descarte a bebida gelada ainda. No entanto, Kearney teve anedoticamente muitos clientes que experimentaram aumentos de energia com isso. Mas eu tenho um ou dois que dizem que não sentiram nenhuma diferença, então realmente varia, diz ela.


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Efeitos colaterais da maca: algo com que se preocupar, ou não?

Se você quiser experimentar o pó, converse com seu médico primeiro se estiver tomando algum medicamento regular ou tiver problemas de saúde, especialmente se esses problemas forem relacionados à tireoide, diz Kearney. Maca contém goitrogens, substâncias que interferem com a função da tireóide .

Mulheres que estão amamentando também devem ser cautelosas, assim como aquelas com doenças relacionadas aos hormônios, incluindo cancro do ovário , endometriose e miomas uterinos , de acordo com Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA .


Como experimentar pó de maca

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Se você obtiver autorização de seu documento, a primeira coisa que você deve sempre certifique-se de que você está obtendo o pó de raiz de maca de uma fonte confiável, uma vez que muitos pós no mercado não são regulamentados ou controlados quanto à qualidade. Se você realmente quer estar seguro, Keatley recomenda comprar a raiz inteira e apenas pulverizá-la você mesmo. Raspe em seus pratos como faria com uma trufa, diz ela.

Ele adiciona uma doçura sutil aos pratos matinais, como aveia da noite ou pudim de semente de chia, diz Kearney, mas também pode ter um sabor delicioso em pratos cozidos para o jantar, como couve-flor ou batatas doces . Com as batatas-doces, tiro do forno e coloco a raiz de maca, diz Kearney.

Ela recomenda tomar de 1 a 2 colheres de chá por dia por no mínimo 21 dias para ver os melhores resultados, já que o pó pode demorar um pouco para se adaptar ao seu corpo.


Conclusão: embora os benefícios do pó de raiz de maca para a saúde ainda não tenham sido comprovados pela ciência, pode valer a pena tentar se você estiver procurando por uma adição doce e nutritiva ao seu smoothie matinal - só não espere que faça milagres quando se trata de sua saúde.