Pergunte ao Dr. Stork: O que devo fazer se começar a engasgar quando estiver sozinho?

Dr. Travis Stork

P: O que devo fazer se começar a engasgar quando estiver sozinho?

PARA: É ótimo ter um plano se você começar a engasgar, porque você estará em puro pânico. O pânico é ainda pior quando você está sozinho. Eu sei disso por experiência própria. Logo após a faculdade, antes de ter qualquer formação médica, estava dirigindo quando engasguei com um pedaço de doce.

Felizmente, assim que aconteceu, comecei a tossir. A tosse é a sua primeira linha de defesa contra asfixia, e a boa notícia é que as pessoas costumam fazer isso automaticamente. Quando algo se aloja nas vias respiratórias superiores, seu reflexo natural é expelir o ar dos pulmões e desalojá-lo. No meu caso, o doce voou direto para o painel.

Porém, dependendo de quanto de suas vias respiratórias está bloqueado, a tosse pode não funcionar. Nesse caso, você precisa auto-administrar compressões abdominais. Procure um objeto fixo, como o encosto de uma cadeira, e empurre várias vezes a área logo acima do umbigo. Isso pressiona o diafragma para cima, empurrando o ar para fora dos pulmões, com força suficiente para desalojar o objeto. Se uma cadeira não for útil, feche o punho e empurre para dentro e para cima, logo acima do umbigo - muito parecido com a manobra de Heimlich. É possível ferir órgãos internos ao fazer isso, portanto, faça um exame depois.

Mesmo se houver alguém ao alcance da audição, você não conseguirá emitir sons verbais altos. Fazer uma comoção pode trazer ajuda, mas esse esforço não deve ter prioridade sobre agir sozinho, porque com asfixia, os segundos contam.

TRAVIS STORK, MD , é um médico ER, co-apresentador do programa de TV The Doctors e autor de A receita de barriga magra .

Envie suas perguntas ao Dr. Stork para askdrstork@prevention.com.

Mais da Prevenção: As 6 principais estratégias de emagrecimento do Dr. Stork