Você é um viciado em junk food?

a ciência do vício em junk food; pilha de batatas fritas

O excesso de indulgência geralmente começa pequeno: uma batata frita, um pouco de molho de rancho. Você preenche o prato com cenouras cruas e tomates cereja, mas aquele chip tem um gosto tão bom. Logo você tem outro, e depois outro. Mais tarde, você pode se sentir ansioso com isso, pensando, Onde está minha força de vontade? Por que eu não pude simplesmente ir embora?

Se servir de consolo, pode não ser inteiramente sua culpa. Uma nova pesquisa está iluminando como a junk food age em nossos corpos, criando um vício comparável ao da cocaína. Não abusamos de alimentos processados ​​porque somos fracos; fazemos isso porque nosso sistema neurológico exige isso.



O ciclo do vício



Os vícios alimentares não são novidade. Às vezes, brincamos sobre ser um chocólatra ou ter um ataque de Big Mac. No entanto, só recentemente a ciência confirmou o que já suspeitávamos: certos alimentos podem criar um ciclo vicioso de dependência. (Quer saber quais alimentos desencadeiam comportamentos compulsivos? Reunimos os 10 alimentos mais viciantes.)

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Parte do problema é a maneira como metabolizamos os alimentos processados. Esses itens de mercearia tão comuns dificilmente são mais alimentos; eles ficaram tão embotados com o excesso de processamento. Nossos corpos absorvem seus ingredientes muito mais rapidamente do que, digamos, um grão inteiro. Como resultado, nosso nível de açúcar no sangue aumenta, apenas para então despencar rapidamente. Essa onda rápida, não muito diferente do que acontece quando as pessoas abusam do álcool ou das drogas, gera uma ânsia por mais.



Para piorar as coisas, com o tempo, as pessoas ficam insensíveis a esses picos. Um estudo usando ressonâncias magnéticas para medir a atividade cerebral confirmou que muita comida lixo inibe o centro de recompensa do cérebro. Assim como os alcoólatras precisam de mais bebida para ficarem bêbados, os viciados em drogas precisam constantemente de mais junk food para atingir seu barato.

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Outra pesquisa, publicada na revista Nature Neuroscience , descobriram que ratos que comiam lanches processados ​​ignoravam os alimentos saudáveis ​​e se tornavam comedores compulsivos. Ainda mais perturbador, seus padrões cerebrais se assemelhavam aos dos usuários de cocaína.

Não é à toa que queremos mais fichas.



Como terminar o ciclo

Qual é a melhor maneira de interromper o ciclo do vício? Primeiro, não comece. Concedido, é muito mais fácil falar do que fazer. No entanto, pensar estrategicamente sobre os alimentos pode nos colocar em uma posição melhor para ter sucesso.

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Por exemplo, compre com atenção. Se for difícil resistir aos alimentos processados, não abasteça sua despensa com eles. Em vez disso, procure lanches saudáveis, como frutas, vegetais, nozes e pratos que contenham proteína magra, gorduras ômega-3 saudáveis ​​e fibras extras. Considere esses alimentos saudáveis ​​como parte de uma intervenção para ajudá-lo a quebrar o ciclo do vício.

A pesquisa sugere que nossa força de vontade pode ser medida e quantificada ao longo do dia. Estudos mostram que a força de vontade e o autocontrole são mais fortes no início do dia e mais fracos no final do dia. Tente encher-se de alimentos saudáveis ​​cedo para que seja mais fácil afastar os desejos da madrugada.

Suplementos naturais que ajudam a parar os desejos

Outra maneira de nos proteger é suplementar sabiamente. Existem várias fórmulas naturais que ajudam a reduzir os desejos e a manter níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue. Procure suplementos com ginseng americano, cogumelos medicinais, alginatos, cromo, ácido alfalipóico ou outros ingredientes naturais que ajudam a equilibrar a glicose, reduzir a inflamação e controlar os desejos. Além disso, é fundamental beber bastante água filtrada ao longo do dia, porque a desidratação pode aumentar drasticamente o desejo por açúcar e junk food.

A melhor notícia é que boas escolhas alimentares - como as ruins - são autossustentáveis. Quando comemos de maneira consciente e saudável, obtemos uma nutrição melhor, controlamos os picos de açúcar no sangue e colhemos inúmeros outros benefícios. Como resultado, nos sentimos bem e começamos a desejar os alimentos ricos em nutrientes que nos manterão energizados ao longo do dia. Com o tempo, alimentos saudáveis ​​e a abundância de bons sentimentos que eles podem gerar criam suas próprias recompensas especiais: vibração, saúde a longo prazo e vitalidade em todos os níveis.

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