Você está comendo muitos antioxidantes?

antioxidantes John Carey / Getty Images

Vamos fazer alguma associação de palavras. Quando dizemos 'antioxidantes', o que vem à mente? Saudável? Anti-envelhecimento? A razão pela qual você gasta muito dinheiro com bagas secas de goji ou justifica beber uma taça de vinho todas as noites?

No que diz respeito às reações automáticas, elas são válidas. Pesquisar faz sugerem que certos antioxidantes podem reduzir o risco de derrame, diabetes e câncer, enquanto melhoram a memória e evitam danos à pele, entre uma série de outras coisas. Mas isso não significa que mais antioxidantes sejam melhores. Assim como outras substâncias naturais boas para você ( agua , oxigênio , chá gelado ), muito pode ser prejudicial. Aqui, abrimos quatro dos maiores mitos antioxidantes para que você possa parar de gastar seu dinheiro com as bagas de goji (mas continue bebendo o vinho: você vai precisar dele depois de perceber mirtilos realmente não são superiores às maçãs ):

Mito: Quando se trata de antioxidantes, mais é sempre melhor.
Verdade: Este mito foi descoberto pela primeira vez em 1996 com o Estudo CARET , que testou os efeitos dos suplementos antioxidantes de beta-caroteno e vitamina E em pessoas com alto risco de câncer de pulmão. Os pesquisadores pensaram que os antioxidantes reduziriam o risco de câncer, mas o estudo teve que ser interrompido quase dois anos antes porque os suplementos causaram um aumentar em tumores. Pesquisas mais recentes levantam preocupações semelhantes: A 2015 estude Dos chineses com alto risco de câncer de fígado, descobriram que aqueles com maior ingestão de catequinas - um antioxidante encontrado no chá verde - tinham um risco ainda maior de câncer de fígado. Outros jornais encontram nenhuma associação significativa entre a ingestão de antioxidantes e o risco de doenças.



Mito: Nosso corpo pode utilizar a maioria dos antioxidantes que comemos.
Verdade: A maioria dos fitoquímicos (compostos de plantas saudáveis ​​com alta atividade antioxidante) têm biodisponibilidade superbaixa, o que significa que são difíceis de absorver. E há uma grande variação em como eles são utilizados pelo corpo de uma pessoa em relação ao de outra. Isso torna a pesquisa - e as alegações gerais sobre os benefícios fitoquímicos à saúde - muito complexas. Para complicar ainda mais o assunto: os benefícios dos fitoquímicos para a saúde podem não ser devidos à sua atividade antioxidante, mas podem estar relacionados a alguma outra qualidade química ainda a ser isolada e examinada.

Mito: Produtos alimentícios com antioxidantes são superiores.
Verdade: Navegue por qualquer supermercado e você encontrará dezenas de produtos que comercializam a atividade antioxidante como um ponto de venda. Alguns até usam gráficos de barras para comparar sua atividade antioxidante com a de outros alimentos. Mas o teste que os fabricantes usam para fazer essas afirmações, a capacidade de absorção do radical de oxigênio (ORAC), é um indicador pobre de quaisquer benefícios à saúde. O ORAC mede a capacidade de um alimento de neutralizar os radicais livres em um tubo de ensaio - e os antioxidantes se comportam de maneira muito diferente em nosso corpo do que em tubos de ensaio. É por isso que, em 2010, o USDA completamente desligado seu banco de dados público de valores ORAC, citando 'evidências de que os valores que indicam a capacidade antioxidante não têm relevância para os efeitos de compostos bioativos específicos ... na saúde humana'. Em poucas palavras: você pode ignorar cada pontuação ORAC ou declaração de antioxidante que vê em uma embalagem.

Mito: Todos os radicais livres, contra os quais os antioxidantes lutam, são maus e perigosos.
Verdade: O estresse oxidativo faz com que o corpo seja inundado com radicais livres, que as pesquisas associam a doenças como câncer, diabetes, Alzheimer e Parkinson. Mas correlação não é causa, amigos - e pesquisas mais recentes mostram que você também pode ter alguns radicais livres. '[Os radicais livres] não são tão ruins quanto pensávamos que eram. Eles ativam respostas benéficas ao estresse e podem, na verdade, prolongar a vida ”, diz Diane McKay, PhD, cientista do Laboratório de Pesquisa de Antioxidantes da Tufts University. 'Se você aumentar a ingestão de antioxidantes, também estará reduzindo os radicais livres a um nível tão baixo que estará limitando a adaptação normal do corpo ao estresse.'

O resultado final: Mesmo que não saibamos exatamente por que eles são benéficos, os especialistas concordam que ainda precisamos obter antioxidantes de nossa dieta (especialmente as vitaminas C e E, que são nutrientes essenciais). Então, como dar sentido à loucura? Na verdade, tudo se resume ao mesmo conselho que estamos sempre insistindo: opte por uma ampla variedade de alimentos inteiros em vez de suplementos e não exagere em nenhum alimento, diz McKay. Ah, velho e chato bom senso - não parece que sempre vence?