Você está bebendo muito na quarentena? Especialistas explicam os sinais de alerta

mulher segurando uma taça de vinho no fundo rosa Vesna Jovanovic / EyeEmGetty Images

Os hábitos de gastos mudaram bastante desde que a pandemia de coronavírus atingiu os EUA. Além de mantimentos, produtos de limpeza e papel higiênico, os americanos estão (sem surpresa) estocando bebidas alcoólicas. De fato, as vendas de bebidas alcoólicas aumentaram 55% na semana encerrada em 21 de março, segundo Dados Nielsen , e as vendas online de álcool aumentaram impressionantes 243%. O zoom happy hour parece ser o novo normal e as pessoas estão regularmente compartilhando postagens no Instagram com uma taça de vinho ou quarantini na mão.

O motivo é bastante óbvio: todo mundo está realmente estressado agora e o álcool, em pequenas doses, pode ajudar a relaxar devido aos seus efeitos sedativos, diz Henry Kranzler, M.D. , professor de psiquiatria e diretor do Penn Center for Studies of Addiction.

A bebida também está intimamente ligada à diversão, explica Jed Magen, D.O. , presidente do departamento de psiquiatria da Michigan State University. As pessoas tendem a desfrutar de bebidas enquanto saem com os amigos ou assistem a um grande jogo, então preparar um coquetel pode ajudar a despertar essas lembranças divertidas, mesmo que não possamos estar perto de outras pessoas no momento, diz o Dr. Magen.

Mas os especialistas estão pedindo às pessoas que não exagerem.

o Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um alerta em meados de abril sobre os perigos do bebendo muito durante a pandemia. Em momentos de bloqueio durante a pandemia de COVID-19, o consumo de álcool pode agravar vulnerabilidade de saúde , comportamentos de risco, problemas de saúde mental e violência, diz o aviso, antes de encorajar os governos a aplicar medidas que limitem o consumo de álcool.

Pode ser perigoso começar a se inclinar para o álcool durante este período, porque é fácil desenvolver uma dependência total dele, diz o Dr. Magen.

A progressão é primeiro, sentindo-se mais relaxado e tendo um humor elevado. 'Isso é bom, pois não há mal nenhum em beber porque você gosta do sabor da cerveja ou do vinho e acha que isso o relaxa', explica ele. Algumas pessoas, entretanto, começam a procurar deliberadamente o álcool para se sentirem relaxadas e manterem o humor. Este é o estágio dois. Agora, em vez de encontrar outras maneiras de lidar com o estresse ou a ansiedade, você começa a depender apenas do álcool.

Estágio três: você começa a sentir sintomas de abstinência se não ingerir álcool diariamente. Você tem o que é conhecido como dependência da droga e torna-se muito difícil parar, diz o Dr. Magen.

Como você pode saber se está bebendo demais?

Em geral, você deseja manter níveis moderados de álcool, diz o Dr. Magen. Para as mulheres, isso significa beber até um drinque por dia e, para os homens, dois drinques por dia, de acordo com o Diretrizes dietéticas dos EUA para americanos .

Se você não consegue dormir sem beber, é um problema.

Mas há certos sinais de que você pode estar ingerindo mais álcool do que deveria. Se você não consegue dormir sem beber, é um problema, diz Brad Lander, Ph.D. , psicólogo e diretor clínico de medicina anti-dependência do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio. A ironia aqui é que o álcool pode ajudá-lo a dormir, mas, depois de algumas horas, pode interferir com ficando dormindo .

A Administração de Abuso de Substâncias e Serviços de Saúde Mental (SAMHSA) diz é importante manter estes sintomas de dependência de álcool em seu radar:

  • Você está bebendo mais ou mais tempo do que pretendia.
  • Você tenta reduzir ou parar de beber, mas não consegue.
  • Você tem que beber mais do que antes para obter o mesmo efeito.
  • Você continua a beber, mesmo que isso te faça sentir depressivo ou ansioso .
  • Você passa muito tempo bebendo ou pensando em álcool.
  • Seus entes queridos fizeram comentários sobre o seu hábito de beber.
  • Você descobre que beber interfere em suas atividades diárias e no trabalho.
  • Você tem sintomas de abstinência quando não bebe, incluindo tremores, sudorese, tremores, dores de cabeça, ansiedade, irritação e insônia.

    Com o tempo, o álcool pode realmente fazer você se sentir mais ansioso, diz o Dr. Kranzler, contradizendo diretamente uma das razões pelas quais você provavelmente está bebendo mais agora.

    Este pode ser um momento especialmente difícil para pessoas com problemas de dependência de álcool.

    As pessoas estão sentindo muita ansiedade em torno do medo de ficando doente , gerenciar mudanças de carreira, cuidar de crianças 24 horas por dia, 7 dias por semana, e não ser capaz de realizar atividades sociais normais. Agora, acrescente a essas questões a necessidade de sempre ter álcool por perto e o medo de não pegá-lo. Adicione isso, talvez você tenha conseguido esconder o seu uso quando não estava com as pessoas 24 horas por dia, e aumentou muito o estresse, diz o Dr. Magen.

    Aqueles que estão se recuperando de um problema de dependência de álcool também podem lutar, diz Lander. Apoio social e atividade são importantes para a recuperação, e ambos estão faltando agora, diz ele. Existem reuniões on-line de 12 etapas, mas a maioria das pessoas em recuperação dirá que elas não são tão úteis.

    Então, o que você pode fazer se tiver bebido mais do que o normal?

    Agora é realmente o momento perfeito para desenvolver e praticar maneiras saudáveis ​​de lidar com o estresse , Diz o Dr. Lander. Existem algumas coisas diferentes que você pode tentar fazer em vez de beber para se acalmar:

    ✔️ Exercício : Faça ioga ou um treino em casa em um momento em que você normalmente bebe para se distrair.

    ✔️ Medite : Existem muitos aplicativos lá fora, como Headspace , que pode guiá-lo através de um prática de meditação .

    ✔️ Comece um novo hobby ou projeto: Mergulhar em algo novo e envolvente pode ajudar a afastar sua mente do fato de que você não está bebendo. Aproveite este momento como uma oportunidade para fazer algo por si mesmo, ou fazer algo que você tem adiado, diz o Dr. Lander.

    ✔️ Converse com seus entes queridos : Por mais difícil que seja, conectar-se com pessoas que se preocupam com você é extremamente importante, diz o Dr. Magen. Pessoas que têm redes maiores de outras pessoas são mais capazes de proteger o estresse.

    ✔️ Priorize o tempo sozinho : Se você estiver em quarentena com a família, o Dr. Magen sugere trabalhar com seu parceiro ou entes queridos para agendar um tempo sozinho.

        Se você estiver realmente lutando, o Dr. Kranzler recomenda ligar para seu médico de família ou um profissional de saúde mental para tentar descobrir o que você pode fazer para reduzir seus níveis de estresse de uma forma saudável. Claro, se beber bebida é apenas uma das muitas coisas que ajuda você a relaxar e você não notar nenhum dos efeitos mencionados acima, não o julgaremos por uma taça de vinho ocasional.

        Se você está preocupado com o que está bebendo e quer ajuda, comece ligando para a linha direta gratuita, confidencial e sempre aberta do governo federal Administração de Abuso de Substâncias e Serviços de Saúde Mental (1-800-662-4357).


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