Existem alimentos que podem realmente desintoxicar seu corpo?

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Já estabelecemos que o suco limpa - apesar de seu marketing atraente e do endosso de celebridades - não vai realmente desintoxicar seu corpo . Na verdade, a desintoxicação acontece independentemente do que você come, e é um trabalho feito pelo seu fígado e rins, não por uma dieta cara de verduras liquefeitas. Mas há algum alimento que poderia tornar mais fácil para seu corpo realizar suas próprias funções de desintoxicação?

Bem, tipo isso.

O negócio é o seguinte: não há nenhum alimento ou substância singular que elimine magicamente as toxinas do seu corpo - nem o chá verde, nem limonada , não vinagre de maçã . “É mais sobre comer alimentos saudáveis ​​que permitem que os mecanismos naturais de desintoxicação do corpo funcionem de forma adequada”, diz Tom Rifai, MD, diretor médico regional para saúde metabólica e controle de peso no Sistema de Saúde Henry Ford em Detroit. 'Essa é realmente a melhor maneira de pensar sobre isso.'



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É verdade que existem estudos pontuais que mostram que certos alimentos podem ter um benefício de desintoxicação, explica Cindy Geyer, MD, diretora médica do Canyon Ranch em Lenox, MA. Descobriu-se que o coentro, por exemplo, evita a absorção de metais pesados ​​como o mercúrio, o que significa que é excretado em vez de processado pelo fígado. Vegetais crucíferos, como o brócolis, contêm compostos antioxidantes que parecem ajudar o fígado nos processos de desintoxicação. Os antioxidantes flavonóides, encontrados na maioria das bagas, podem aumentar o fluxo sanguíneo para os rins, ajudando-os a filtrar melhor as toxinas.

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Mas a verdadeira lição não é se sobrecarregar apenas com esses alimentos. Em vez disso, diz Geyer, é mais importante comer uma variedade de plantas. Não apenas coentro, mas salsa também. Não apenas brócolis e mirtilo, mas feijão, cenoura, banana e qualquer outra planta que você possa jogar no carrinho de compras.

Isto é importante por duas razões. O primeiro? Fibra. “Se houver toxinas que você está ingerindo inadvertidamente, a fibra pode agir como uma escova para o cólon, ligando-se às toxinas e ajudando a excretá-las em vez de absorvê-las”, diz Geyer.

A segunda razão tem a ver com as bactérias do seu intestino (não faz tudo?). Alimentos vegetais são ricos em prebióticos, ou fibras indigeríveis, que servem como principal fonte de combustível para seus insetos intestinais. E comer muitos prebióticos garante que você desenvolverá uma população grande, diversa e saudável de bactérias intestinais. Insetos intestinais saudáveis, diz Geyer, ajudam a manter a barreira do trato digestivo, garantindo que nenhuma toxina escape para a corrente sanguínea, onde eventualmente terão de ser tratadas pelo fígado ou rins. Quanto mais fortes forem seus insetos intestinais, mais forte será a barreira e mais bem equipado você estará para manter as toxinas longe de seus órgãos desintoxicantes.

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Por outro lado, no entanto, existem muitos alimentos e substâncias que podem intoxicar seu corpo, e reduzi-los pode reduzir a carga de trabalho para o fígado e os rins. O primeiro (e mais óbvio) é o álcool. De acordo com o NIH . (Aqui estão 8 coisas que aconteceriam se você parasse de beber álcool por 2 semanas .)

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Mercúrio - um metal pesado encontrado em altas concentrações em certos peixes - é outra preocupação comum com a toxicidade.

Rifai também alerta contra o consumo habitual de alimentos CRAP (que são 'ricos em calorias e processados'). Esses produtos embalados contêm altas concentrações de carboidratos refinados e gorduras prejudiciais à saúde, que promovem inflamações que podem danificar o fígado com o tempo, impedindo-o de realizar seu trabalho com eficácia, explica.

Também é uma boa ideia comprar produtos orgânicos tanto quanto seu orçamento permitir: Geyer diz que minimizar a exposição a pesticidas ajuda a aliviar a carga de seu fígado. (Se você não puder se tornar totalmente orgânico, use este guia do Grupo de Trabalho Ambiental para determinar quando é mais importante.)

Resumindo: 'Não há um plano de desintoxicação de curto prazo. São as escolhas que você faz todos os dias que podem realmente ajudá-lo ou prejudicá-lo ', diz Geyer. Portanto, vá devagar com o álcool (uma bebida por dia para as mulheres, duas para os homens), diminua o consumo de alimentos processados ​​e coma uma variedade de plantas. Em seguida, deixe seu corpo cuidar do resto.