Os tênis de corrida também são bons para caminhar? Especialistas explicam o que saber

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Caminhar pode ser uma das coisas mais simples você pode fazer pela sua saúde - mas escolher um sapato para fazer isso pode ser outra história. Com tantas opções disponíveis, é fácil se deixar levar pelos sinos e assobios de tudo isso - ou ficar tão sobrecarregado que usa um par de sapatos para tudo.

Felizmente, ao escolher entre tênis de corrida ou caminhada, a escolha é relativamente simples: há definitivamente uma diferença entre tênis de caminhada e tênis de corrida, diz Chanel Perkins, D.P.M ., um podólogo credenciado em UTMB Health Internal Medicine em Houston.

Tive uma experiência, anos atrás, em que usei um par de tênis durante uma viagem de um dia a um parque de diversões onde fiz quilômetros e quilômetros de caminhada, diz ela. Meus pés não estavam felizes no final do dia porque havia muito pouco apoio dos meus sapatos. Todos nós já estivemos lá em algum momento: pés doendo depois de usar o sapato errado.

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O que saber sobre tênis de corrida vs. tênis de caminhada - porque sim, há uma diferença.

As necessidades de um andador são diferentes das necessidades de um corredor, então o design padrão de tênis para caminhada e corrida é diferente. Os especialistas dizem que você deve prestar muita atenção ao calçado peso, amortecimento, e flexibilidade .

Peso do sapato

O peso de um sapato impacta diretamente a velocidade do usuário. Tênis de corrida são normalmente mais leves, o que torna mais fácil fazer movimentos rápidos. Sapatos de caminhada , no entanto, geralmente são mais pesados, o que ajuda a manter a estabilidade durante a caminhada. Em outras palavras, os tênis de corrida suportam movimentos mais rápidos, enquanto os tênis de caminhada suportam um ritmo mais lento, consistente e estável.

Amortecimento

Os especialistas não conseguem enfatizar isso o suficiente: o amortecimento é uma qualidade de design essencial a se considerar ao escolher entre um tênis de corrida ou de caminhada. Tanto os caminhantes quanto os corredores desejam se sentir confortáveis ​​durante toda a atividade pretendida. Para a maioria dos caminhantes, isso significa ter um bom suporte para os pés por um longo tempo, enquanto os corredores se preocupam mais em proteger a base do pé conforme ela atinge o solo continuamente.

Em comparação com os tênis de caminhada, a maioria dos tênis de corrida inclui mais amortecimento no antepé e no calcanhar. Os caminhantes não precisam desse amortecimento extra. Com mais impacto na passada de corrida, os corredores podem achar mais confortável ter mais apoio de almofada. Considerando que, com a caminhada e o golpe de calcanhar consistente, pode ser mais importante para um indivíduo ter um calçado mais flexível, diz Maricris Lapaix , um personal trainer certificado e treinador de nutrição.

Flexibilidade

Corredores e caminhantes precisam de boa flexibilidade no calçado, mas a localização é importante. A flexibilidade do calçado determina a capacidade de um calçado se mover com você. A maioria dos tênis de corrida são mais flexíveis no meio do pé ou no arco, que suportam o golpe constante do corredor no meio do pé ou na planta do pé. Os caminhantes precisam de uma boa flexibilidade de arco, pois usam os dedos dos pés para empurrar.

Em outras palavras, os tênis de corrida não fornecem a flexibilidade na sola que os caminhantes precisam para o movimento consistente do calcanhar aos dedos do pé, diz Marion Hoje , BsC, um podólogo em Harley Street Medical Clinic no Reino Unido. Sem flexibilidade no arco, os caminhantes correm o risco de forçar e inflamar o fáscia plantar ligamento, que pode ser muito dolorido.

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É normal usar tênis de corrida para caminhar?

Embora não seja ideal, faz sentido para algumas pessoas. Seu conforto geral é o mais importante, e isso varia de pessoa para pessoa. Portanto, se você descobriu que andar com tênis de corrida funciona para você, tome as precauções necessárias para evitar lesões.

Dica número um dos podólogos: certifique-se de que os sapatos caibam bem e sejam confortáveis, diz Yau. Você também pode adicionar suporte de arco aos seus tênis de corrida; pode ajudar a prevenir a dor no arco que se desenvolve conforme você caminha por um período de tempo, diz Casey Ann Pidich, D.P.M., também conhecido como Dr. Glass Slipper , um podólogo em Park Avenue Podiatry Care Em Nova Iórque.

No entanto, quando se trata de usar tênis minimalistas para caminhar, o Dr. Pidich diz que deve ser evitado a todo custo. Ela acredita que esses tipos de tênis oferecem muito pouco da absorção de choque necessária para caminhar. Por exemplo, Vibram Five Fingers ou Luvas de vapor Merrell pode funcionar para corredores que são atacantes do antepé, mas não oferecem suporte suficiente para uma caminhada básica, explica ela.

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Quer decida ir com um tênis de corrida ou de caminhada, monitore como você se sente durante a caminhada para garantir que ele atenda às suas necessidades. E não se esqueça de substituir os tênis de caminhada ou corrida a cada 300-400 milhas ou a cada quatro a seis meses, diz o Dr. Perkins. Assim como os pneus dos carros precisam ser trocados depois de tantos quilômetros de uso e desgaste, os seus sapatos também precisam ser trocados!

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