90% das pessoas têm deficiência de vitamina E - esta é a maneira mais fácil de obter mais sem suplementos

deficiência de vitamina E zerbor / shutterstock

Você sabe que precisa de vitaminas e minerais para uma saúde ótima - e há uma boa chance de até tomar um multivitamínico diariamente para cobrir suas bases nutricionais. No entanto, de acordo com os especialistas, existe um nutriente de que 90% de nós ainda não estamos recebendo o suficiente: vitamina E. Isso é uma pena, considerando que esta vitamina solúvel em gordura tem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, que comprovadamente afastam condições como doenças cardíacas, câncer e muito mais.

Não corra para a loja de suplementos ainda! Pesquisar publicado no Journal of Nutrition mostra que você pode aumentar sua ingestão e absorção de vitamina E simplesmente adicionando alguns ovos à salada. (Cure todo o seu corpo com Desintoxicação hepática de 12 dias de Rodale para a saúde total do corpo )

Cientistas da Purdue University deram a um grupo de indivíduos saudáveis ​​uma salada apenas com vegetais crus; deram a outro grupo a mesma salada com um ovo e meio mexido; e deram a um grupo final a mesma salada com três ovos mexidos . Os pesquisadores descobriram que a absorção de vitamina E era espantosamente quatro a sete vezes maior quando três ovos mexidos eram adicionados a uma salada. Estudos anteriores conduzidos pela mesma equipe descobriram que a absorção de carotenóides (como alfa-caroteno, beta-caroteno, luteína e licopeno) aumentou de três a oito vezes quando três ovos foram adicionados a uma salada. Melhor ainda, o colesterol dos participantes do estudo não mudou, não importa quantos ovos eles comeram. (Aqui estão mais 7 razões para trocar seus cereais matinais por ovos.)

A dietista Edwina Clark, MS, RD, diz que é o conteúdo saudável de gordura nas gemas de ovo - especificamente, colesterol e fosfolipídios - que provavelmente os torna tão benéficos no auxílio à absorção de vitamina E. “A vitamina E é solúvel em gordura, o que significa que a gordura é necessária para seu transporte e absorção”, diz Clark. “Os ovos também contêm uma pequena quantidade de vitamina E, o que pode explicar ainda mais os níveis mais elevados de vitamina E registrados no grupo de estudo que consumiu três ovos”.

A boa notícia para quem não come ovos é que os especialistas concordam que consumir vegetais com outras gorduras saudáveis ​​também pode ajudar muito a aumentar a absorção de vitaminas solúveis em gordura. “As vitaminas A, D e K, além da E, são todas vitaminas solúveis em gordura encontradas nos tipos de vegetais que você usaria para preparar uma salada”, diz a nutricionista Paula Wesson, RDN. Experimente adicionar uma dessas gorduras saudáveis à sua próxima salada para aumentar a absorção de vitaminas solúveis em gordura: nozes, sementes, óleos, abacate, queijo e peixes gordurosos (pense em salmão e sardinha).

Para introduzir ainda mais vitamina E em sua dieta, acrescente alguns desses alimentos ricos em E à sua próxima salada: sementes de girassol, amêndoas, espinafre, folhas de beterraba, couve, abóbora enlatada, manga crua e manteiga de amendoim.