8 maneiras surpreendentes (e naturais) de vencer a dor

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Se você sofre de dor crônica, provavelmente acha que tem duas opções: tomar pílulas ou resistir. Mas os médicos estão cada vez mais se voltando para alternativas naturais de alívio da dor - como acupuntura, ioga e até hipnose - para ajudar seus pacientes a se sentirem melhor. Na verdade, a dor é agora um dos motivos mais comuns pelos quais os americanos recorrem à medicina complementar e alternativa em primeiro lugar. Para descobrir o que funciona, entrevistamos alguns de nossos maiores especialistas, incluindo o avô da medicina integrativa Andrew Weil, MD, fundador e diretor do Arizona Center for Integrative Medicine da University of Arizona Health Sciences Center.

Se você tem dor lombar, dores no pescoço, artrite ou fibromialgia, para citar apenas alguns, temos informações sobre quais terapias podem lhe oferecer alívio - sem drogas.

1. Massagem
Para que é bom: Dor nas costas, osteoartrite, cefaléia tensional, fibromialgia, dor no pescoço e desconforto relacionado à cirurgia.
O que dizem os especialistas: Claro, as massagens são ótimas, mas fornecem muito mais do que alguns ahhhs para pessoas com dor nas costas. A massagem terapêutica demonstrou aumentar os níveis de endorfinas e serotonina - os analgésicos naturais do corpo e reguladores do humor - e reduzir os níveis de hormônio do estresse, diz o Dr. Weil. A massagem terapêutica também pode funcionar em nível molecular, ajudando a ativar e desativar genes associados à inflamação, de acordo com um estudo em Ciência, Medicina Translacional .
Também está se mostrando promissor para pacientes pós-operatórios. Conduzimos uma série de estudos sobre a massagem como tratamento para a dor após a cirurgia, diz Brent Bauer, MD, diretor do Programa de Medicina Complementar e Integrativa da Mayo Clinic. Em cada um desses estudos, fomos capazes de demonstrar reduções estatisticamente significativas na dor, junto com reduções significativas na ansiedade. Os resultados têm sido tão convincentes, diz ele, que a terapia por massagem agora está disponível rotineiramente para tudo pacientes submetidos à cirurgia na Clínica Mayo.

4. Yoga
Para que é bom: Dor lombar, artrite e enxaqueca
O que dizem os especialistas: Mais de 20 milhões de americanos praticam essa antiga disciplina mente-corpo, em parte porque promove o relaxamento. Mas pesquisas recentes sugerem que há mais na ioga do que ohms e poses de pretzel. Após dois meses de prática duas vezes por semana, as pessoas que sofrem de dor lombar relataram uma redução de 42% da dor e 46% dos sintomas depressivos, de acordo com um estudo publicado na revista Coluna . Embora não seja totalmente compreendido por que a ioga reduz a dor nas costas, há evidências crescentes sugerindo que a prática ajuda a melhorar os mecanismos de enfrentamento do estresse - o que é crucial, uma vez que o estresse pode piorar os sintomas de dor. A ioga está agora entre os tratamentos recomendados da American Pain Foundation para a dor lombar.

8. Remédios de ervas
Para que é bom: Reduzindo a inflamação que pode piorar a dor
O que dizem os especialistas: A pesquisa ainda é ambígua e qualquer pessoa que planeje tomar ervas e suplementos deve consultar seu médico ou um naturopata licenciado. Ainda assim, muitos médicos descobrem que seus pacientes sentem alívio com suplementos de óleo de peixe ômega-3 e com o consumo diário de especiarias antiinflamatórias. Os três principais suplementos que uso para a dor são os óleos de peixe e a cúrcuma, que são antiinflamatórios, assim como a vitamina D, diz o Dr. Lipman. Alguns pequenos estudos descobriram que o óleo de peixe também pode reduzir a dor em pessoas com artrite reumatóide.
Dr. Miller é um defensor da cúrcuma para a dor. Tome duas colheres de chá de açafrão e uma colher de chá de gengibre ralado por dia, com um pouco de pimenta-do-reino para ajudar na absorção; ele funciona como uma alternativa natural ao ibuprofeno e é ótimo para articulações doloridas. Eu faço um smoothie de manhã com manga, cúrcuma e gengibre, diz o Dr. Miller.