8 maneiras eficazes de lidar com a solidão, de acordo com os terapeutas

Mulher esperando para atravessar a rua no centro de Manhattan - cidade de Nova York LeoPatriziGetty Images

Atualmente, estamos mais conectados do que nunca - você pode usar o FaceTime com seu marido durante sua viagem de negócios ao exterior ou planejar férias com amigos em todo o país via iMessage. Ainda assim, quase metade dos americanos relatam se sentir solitários quase o tempo todo, de acordo com um relatório de 2018 pesquisa de 20.000 pessoas da Cigna, uma empresa global de serviços de saúde.

O que exatamente isso significa? A solidão é uma experiência ou sentimento subjetivo, explica Sari Chait, PhD , psicóloga clínica e fundadora do Centro de Bem-Estar e Saúde Comportamental, LLC em Newton, MA. Muitas vezes descreve não se sentir conectado com as pessoas e ficar triste com essa falta de conexão. Pode ser breve ou circunstancial, como se você se mudou recentemente para uma nova cidade onde ainda não conhece ninguém, ou a solidão pode ser mais crônica, diz Chait.

A solidão não é apenas um subproduto de viver sozinho, estar sem um cônjuge ou não ter um grande grupo de amigos. Isso pode acontecer quer haja pessoas por perto ou não, confirma Jacqueline Olds, MD, uma psiquiatra do Massachusetts General Hospital em Boston, MA, e autora de O americano solitário .

E, quando crônico, o sentimento vem com consequências reais; pesquisadores chegam a chamar a solidão de epidemia de saúde pública. Na verdade, os estudos até ligaram a solidão a um aumento do risco de morte prematura . Pessoas solitárias o sistema imunológico parece funcionar de maneira diferente , ativando a resposta de estresse de luta ou fuga do corpo e aumentando a inflamação. O sentimento foi associada a uma série de condições crônicas , de depressão a doenças cardíacas e até declínio cognitivo.

A solidão pode afetar negativamente quase todos os aspectos da sua vida, diz Chait. Felizmente, existem medidas que você pode tomar que irão beneficiar sua felicidade e sua saúde. Se você puder se tornar mais conectado socialmente, é como parar de fumar, diz o Dr. Olds.

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Então, como exatamente você lida com a solidão? Aqui, oito estratégias para se sentir mais conectado, completo e feliz.

Mulheres lindas malhando na academia nd3000Getty Images

Se você está se sentindo sozinho, provavelmente não tem vontade de sair e ver as pessoas. Isso é normal. Muitas vezes, o sentimento de solidão leva as pessoas a se isolarem mais, diz Chait.

Mas pode ser um ciclo vicioso, aumentando, em última análise, os sentimentos de solidão, diz ela. Para interrompê-lo, marque uma aula de culinária com um amigo, agende uma aula de ginástica com um colega de trabalho ou vá para a biblioteca local ou centro comunitário (lugares que geralmente oferecem reuniões em grupo e aulas).

Mudar sua rotina tira você de casa, mas passar tempo fazendo atividades nas quais está interessado também permite a chance de se conectar emocionalmente (e mais profundamente) com outras pessoas que compartilham de seus interesses, diz Chait - algo que pode, em última instância, ajudá-lo a superar sentimentos de isolamento.

2 Agende um encontro individual com seu parceiro Casal afro-americano, relaxando no banco e se comunicando na natureza. SkynesherGetty Images

A solidão em casamentos, relacionamentos românticos e parcerias não é incomum. Na verdade, cerca de 28 por cento das pessoas que não estão satisfeitas com sua vida familiar relatam se sentir solitárias o tempo todo ou a maior parte do tempo, de acordo com um Pesquisa do Pew Research Center .

As pessoas às vezes se sentem solitárias, apesar das conexões, porque suas necessidades não estão sendo atendidas, diz Chait.

Pense que você é feliz no casamento ou em um relacionamento, mas sente que algo está faltando ou como se você estivesse se separando? Agende um tempo solo para você e seu parceiro todas as semanas (um jantar romântico, um passeio divertido) para fazer o check-in e conectar-se verdadeiramente, sugere o Dr. Olds. Ter um 'alarme de distância' - perceber que você pode estar à deriva e fazer algo a respeito - é um aspecto fundamental de casamentos duradouros e pode ajudá-lo a se reconectar, diz ela. Essas ideias para encontros noturnos são um bom lugar para começar.

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3 Encontre atividades solo que você adora Começando meu dia com meditação mapodileGetty Images

Com medo de ficar sozinho porque acha que se sentirá sozinho? Se você puder encontrar atividades que gosta de fazer sozinho e repensar o que estar sozinho significa para você, pode ser muito poderoso, diz Chait.

Aprender como aproveitar seu tempo sozinho - enrolando-se com um novo livro que você está morrendo de vontade de ler ou participando da mesma aula de ioga semanal - pode lhe dar algo gratificante pelo qual ansiar, mesmo se você não estiver envolvido em interações sociais, ela diz.

4 Reconecte-se com alguém que você é próximo Rindo amigos maduros RidofranzGetty Images

Estar rodeado de pessoas o dia todo e a noite toda não protege necessariamente contra a solidão. Algumas pesquisas descobriram que 27 por cento das pessoas neste país raramente (ou nunca) sentem que passam tempo perto de pessoas que realmente as entendem - e apenas cerca de metade diz que tem interações pessoais significativas diárias com amigos ou família, de acordo com o Levantamento Cigna .

Isso é problemático. Passar os dias falando levianamente ou rodeado de pessoas com as quais não está clicando pode levar você a perder relacionamentos mais profundos e significativos, diz o Dr. Olds.

Estender a mão para dizer a uma amiga que mora em todo o país que você sente falta dela (e agendar um horário para colocá-la em dia) ou almoçar com sua irmã pode ajudar a solidificar o relacionamento com aqueles que realmente o conhecem, diminuindo a sensação de solidão, diz ela.

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5 Voluntário Voluntárias trabalhando na mesa de inscrições para a corrida de conscientização do câncer de mama Steve DebenportGetty Images

O voluntariado é uma ótima maneira de interagir com outras pessoas com quem você tem algo em comum. Ajude a limpar um parque local em uma manhã de sábado, junte-se a Big Brothers Big Sisters ou inscreva-se para uma viagem voluntária. Para colher os benefícios, pretenda ingressar em um grupo que se reúne pelo menos uma vez por mês.

Juntar-se a outras pessoas em um projeto mútuo em que você compartilha uma missão pode ser útil para formar boas amizades e ajudá-lo a se sentir muito menos isolado, diz o Dr. Olds. Você não precisa conhecê-los bem, mas precisa compartilhar alguns valores.

6 Use a mídia social para se conectar - não rolar Mulheres usam software de aplicativo móvel em smartphone Fotografia TowfiquGetty Images

A ligação entre o uso da mídia social e o sentimento de conexão é complexa. Algum pesquisar descobre que o uso excessivo está associado a sentimentos de depressão e isolamento social. Mas, ao mesmo tempo, as pessoas menos solitárias também tendem a estar bem conectadas - e usam bastante a mídia social, diz o Dr. Olds, acrescentando que outra pesquisa também descobriu que o uso da mídia social não é um indicador de solidão.

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O truque, diz o Dr. Olds, pode ser usar Instagram, Facebook e Twitter para realmente conectar com pessoas. Isso significa menos tempo percorrendo a tela sem pensar e mais tempo lidando com pessoas, procurando saber como seu colega de quarto da faculdade está realmente se saindo e ingressando em grupos FB nos quais você está interessado.

7 Considere a terapia mulher em terapia Katarzyna BialasiewiczGetty Images

Às vezes, uma agenda lotada não é suficiente para lutar contra seus sentimentos e procurar a ajuda de um profissional é necessário. A terapia também pode ser muito eficaz. Especificamente, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ajudá-lo a identificar e mudar os processos de pensamento que podem estar causando ou exacerbando os sentimentos de solidão, explica Chait.

Seu terapeuta também irá ajudá-lo a mudar seus comportamentos que estão contribuindo para a solidão, bem como ajudá-lo a iniciar novos comportamentos que podem combater a solidão, diz ela. Ao procurar um terapeuta, certifique-se de perguntar se ele faz TCC.

8 Fale sobre isso Mulheres jovens sentadas e conversando no intervalo para o café LechatnoirGetty Images

Em algum ponto ou outro, a maioria das pessoas experimenta acessos de solidão. Você pode se mudar para uma nova cidade, começar um novo emprego ou passar por uma separação, e se sentir um pouco isolado nesses casos pode ser normal, diz o Dr. Olds.

Simplesmente falar sobre sua solidão e admiti-la pode ajudá-lo a se conectar com outras pessoas ( ei, eu não sou o único que se sente assim! ) e normalizar seus sentimentos, ajudando você a se sentir menos sozinho.