8 melhores ervas e especiarias para o seu cérebro

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Ervas e especiarias são a graça salvadora de muitos planos de dieta rígidos. Constantemente saudados por seus acréscimos de sabor sem calorias, sem gordura e sem lixo, esses arranhões e beliscões fazem a diferença entre desfrutar legitimamente de uma alimentação saudável e sofrer por causa de outro peito de frango assado. ( Aumente sua memória e torne sua mente à prova de idade com essas soluções naturais.)

Mas ervas e temperos não são apenas vencedores para sua cintura. Alguns também têm pesquisas promissoras por trás deles, sugerindo grandes benefícios para o cérebro, como memória mais nítida, menos ansiedade e talvez até proteção contra tumores cerebrais. Aqui estão alguns que você pode adicionar às suas receitas favoritas.

Salsa e tomilho Tomilho Imagens PhotoAlto / Laurence Mouton / getty

PARA estudo recente do Brasil descobriram que um flavonóide nessas especiarias, chamado apigenina, fortaleceu as conexões entre os neurônios e até induziu as células-tronco - nossas células de 'matéria-prima' que podem formar outras especializadas - para se tornarem neurônios. Embora esses resultados tenham sido produzidos em um ambiente de laboratório e não em humanos vivos e respirando, os pesquisadores levantaram a hipótese de que uma dieta rica em apigenina pode influenciar a formação e comunicação das células cerebrais, o que, em teoria, poderia ajudar a evitar depressão, Alzheimer e Parkinson.

A estrutura química da apigenina é semelhante à do estrogênio, explica Giana Angelo, PhD, pesquisadora associada do Centro de Informação de Micronutrientes do Instituto Linus Pauling da Oregon State University, que não esteve envolvida na pesquisa. Há muito se sabe que o estrogênio influencia o desenvolvimento dos neurônios, diz ela. 'Neste estudo, a apigenina foi capaz de imitar o estrogênio e provocar os mesmos tipos de mudanças celulares.'

Camomila camomila imagens leungchopan / getty

Um eterno favorito dos bebedores de chá tarde da noite, a camomila é, pelo menos anedoticamente, um destruidor de estresse testado e comprovado. (Confira esses 12 outros alimentos redutores do estresse.) Como com a apigenina, só temos estudos de laboratório para prosseguir quando pensamos em como a camomila exerce sua magia à base de ervas no cérebro, mas contém compostos que podem se ligar a receptores de certos produtos químicos do cérebro, reduzindo a ansiedade no processo, explica Angelo. Em um estude - em humanos reais! - um pequeno grupo de pessoas com transtorno de ansiedade generalizada foi randomizado para tomar um extrato de camomila ou um placebo. Oito semanas depois, as pessoas que estavam tomando camomila relataram uma queda maior em sua ansiedade.

Açafrão açafrão Imagens de Brian Yarvin / getty

Tenha paciência conosco para alguns antecedentes importantes de entender: todos nós temos essas células imunológicas chamadas macrófagos que destroem partículas estranhas, explica Angelo, mas em alguns pacientes com Alzheimer, os macrófagos não podem fazer seu trabalho também. Com macrófagos abaixo da média, o acúmulo de placas beta-amilóides que podem contribuir para a doença não pode ser eliminado. Certos compostos encontrados na cúrcuma (leia tudo sobre a superspice aqui) demonstraram dar o pontapé inicial nesses macrófagos, diz ela, potencialmente ajudando a limpar as placas do cérebro de pessoas com primeiros sinais de Alzheimer . O que ainda está por determinar é como a alta dose desses compostos isolados aplicados em placas de Petri se traduz na quantidade de curry que você precisa comer regularmente para realmente causar impacto, ela avisa.

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sábio sábio Imagens Westend61 / getty

Apropriadamente nomeado para a causa, o sábio parece melhorar a memória. Em dois pequenos estudos , cápsulas de extrato de sálvia melhoraram o desempenho das pessoas em testes de memória, em comparação com o placebo - por horas depois tomando a pílula . “Outros estudos em animais indicam que óleos essenciais e extratos de sálvia bloqueiam a atividade de uma enzima que degrada um neurotransmissor envolvido em muitas funções cerebrais”, diz Angelo, “incluindo aprendizagem, memória e atenção”. Em outras palavras, o sábio pode fortalecer essa importante enzima. No entanto, tenha cuidado ao considerar suplementos de sálvia, ela diz, pois eles podem ser perigosos para algumas pessoas, incluindo aquelas com pressão alta, já que a sálvia pode aumentar ainda mais a pressão arterial.

Alho alho Imagens de Robert Daly / getty

Seria verdadeiramente milagroso se a cura para um tumor cerebral mortal fosse simplesmente comer mais alho, como algumas manchetes pareciam sugerir em 2007 pesquisar estava fazendo ondas. O que o estudo realmente mostrou sobre o alho foi que certos compostos ativos no bulbo odorífero podem matar células cancerosas - cultivadas em uma placa de Petri. 'Não podemos dar o salto a partir deste estudo para saber o que a ingestão de alho realmente fará em um cérebro humano real', alerta Angelo, especialmente porque os pesquisadores usaram quantidades muito maiores desses compostos específicos de alho do que seriam encontradas em um verdadeiro cravo, mas é certamente um começo promissor.

Hortelã-pimenta Chá de hortelã george dolgikh / shutterstock

Uma cura comum para náuseas, o chá de hortelã-pimenta também melhora a memória de trabalho e de longo prazo em adultos saudáveis, de acordo com a pesquisa apresentado na Conferência Anual da British Psychological Society. O estudo examinou 180 participantes que foram divididos em três grupos e receberam chá de hortelã-pimenta, chá de camomila ou água quente. Vinte minutos depois, os participantes tiveram sua memória e funções cognitivas testadas, bem como seus estados de ânimo. Os pesquisadores descobriram que o chá de hortelã melhorou drasticamente a memória de longo prazo, a memória de trabalho e o estado de alerta, em comparação com a água quente e o chá de camomila (que na verdade diminuiu a velocidade da memória e da atenção).

Alecrim Alecrim dream79 / shutterstock

Este grampo de gaveta de especiarias também pode ser usado para melhorar sua memória. Mais pesquisas apresentado na Conferência Anual da Sociedade Britânica de Psicologia mostra que o cheiro do óleo essencial de alecrim pode melhorar a memória prospectiva de pessoas com mais de 65 anos. A memória prospectiva é a capacidade de lembrar eventos e tarefas específicas que acontecerão no futuro, como sua consulta às 14h ou aniversário do parceiro. O estudo examinou 150 pessoas com mais de 65 anos e as dividiu em três grupos: um grupo foi colocado em uma sala com aroma de lavanda, outro em uma sala com aroma de alecrim e o último, em uma sala sem nenhum perfume. Os pesquisadores descobriram que aqueles que farejaram alecrim experimentaram uma memória prospectiva aprimorada, junto com um maior estado de alerta, em comparação com aqueles nas salas cor de lavanda e sem cheiro.