7 coisas estranhas que acontecem aos seus pés conforme você envelhece

O que acontece com seus pés quando você envelhece Anne Puhlmann Photography / Getty Images

Eles carregaram você para todos os lugares, desde o seu primeiro dia de aula até a caminhada ou corrida desta manhã. Quase tudo o mais em seu corpo mudou nesse tempo, então não é de se admirar que seus pés também sofram algumas alterações, tanto sutis quanto não tanto, conforme você envelhece. (Use este teste simples para descobrir seu tipo de arco.)

Felizmente, dedicar alguns minutos para cuidar de sua saúde pode minimizar os problemas relacionados à idade. 'Dor e desconforto no pé não são uma parte natural do envelhecimento ou algo que você simplesmente agüenta', diz Emanuel Haber, DPM , do Foot & Ankle Center de New Jersey. 'Muito pode ser feito para aliviar a dor, melhorar o conforto e evitar que pequenos problemas nos pés se tornem graves no futuro.' Aqui estão sete problemas comuns nos pés que costumam surgir com a idade - e como dar uma surra neles.

1. A gordura desaparece.
A mãe natureza fornece aos humanos palmilhas embutidas - almofadas de colágeno e elastina, recheadas com tecido adiposo, na planta dos pés. Mas em uma reviravolta cruel na propagação da meia-idade, a produção de colágeno diminui com o passar dos anos, afinando essas camadas de gordura.



Sem esse amortecimento, 'seus pés ficam bem pela manhã, mas no final do dia você sente muita dor porque está basicamente andando sobre os ossos', diz Pedro Cosculluela, MD , especialista em pés e tornozelos da Houston Methodist.

Embora algumas clínicas promovam injeções ou transplantes de gordura, não há prova de que funcionem, observa ele. A única solução infalível é usar sapatos confortáveis ​​e acolchoados, reforçados com palmilhas ou almofadas de gel, se necessário.

2. Aparece artrite.

Artrite no pé stockdevil / Getty Images
Seus pés possuem mais de 30 articulações, que podem degenerar com a idade, diz Cosculluela. A artrite atinge mais comumente o dedão do pé ou as articulações do meio do pé na parte superior do pé. Além da dor, você pode sentir rigidez pela manhã, que melhora quando você se movimenta e piora novamente à noite. Inserções de sapatos, exercícios para aumentar a amplitude de movimento e perder peso se você estiver pesado podem ajudar, diz Andrew Shapiro, DPM , presidente da Associação Médica Podiátrica do Estado de Nova York.

A artrite do quadril e do joelho também tem efeitos de gotejamento, alterando seu alinhamento de maneiras que podem causar dor na parte interna ou externa dos pés, diz Cosculluela. Se alguma das articulações doer, consulte o seu médico - tratar a artrite do quadril e do joelho com exercícios ou medicamentos geralmente também alivia a carga sobre os pés, observa ele.

3. Os dedos do pé se enrolam.
E não queremos dizer dessa forma sexy entre os lençóis. Anos enfiando seus porquinhos em saltos altos elevam seu risco de pés em martelo , curvas permanentes em seus dígitos menores. O que pode começar como um leve desconforto torna-se mais doloroso com o tempo, e calosidades e calosidades desagradáveis ​​também podem surgir quando os dedos dos pés tortos roçam nos sapatos.

Para prevenir - e aliviar - os pés em martelo, cubra calosidades e calosidades com acolchoamento e troque seus sapatos de bico fino por sapatos com casinhas mais largas. “Costumo colocar mulheres descalças em cima de um pedaço de papel em branco e traçar o contorno de seus pés”, diz Cosculluela. 'Então eu coloco o sapato deles. Se eu posso ver os dedos do pé para fora, sei que não é um bom sapato para eles.

Boas notícias, porém: você não precisa se livrar dos estiletes completamente. Se você quiser usá-los para sair à noite, use sapatilhas bem ajustadas feitas de tecido flexível como camurça - até mesmo tênis para caminhada ou corrida, se puder - durante o dia. 'Quanto mais apoio você pode dar aos seus pés, menos inflamação você terá ao longo do dia - e melhor você será capaz de tolerar um sapato mais elegante à noite', diz Gennady Kolodenker, DPM , um podólogo do Hoag Orthopaedic Institute em Orange County, CA.

4. A circulação fica mais lenta.

Má circulação nos pés Matt Meadows / Getty Images
Diabetes, doenças das veias e outras condições mais comuns com a idade podem diminuir o fluxo sanguíneo para os pés, diz Shapiro. Isso torna cada corte ao pisar em um objeto pontiagudo ou bolha de sapato novo mais lento para cicatrizar. Combine isso com a lesão do nervo - que muitas vezes acompanha as mesmas condições de saúde - e você pode nem notar o agravamento da infecção, resultando em uma úlcera que simplesmente não cicatriza.

Se você tiver um desses problemas de saúde, aliste um podólogo para sua equipe de saúde. Inspecione seus pés regularmente para ver se há cortes e arranhões e procure tratamento para eles imediatamente. Considere a possibilidade de instalar um espelho de chão no seu banheiro para que você os veja mais facilmente, aconselha Cosculluela.

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5. Os tendões se contraem.
Não é tão flexível nas aulas de ioga hoje em dia? Um motivo: o conteúdo de água nos tendões diminui com a idade, enrijecendo as cordas dos tornozelos, entre outros lugares. Isso não apenas pode interferir no Downward Dog, mas também coloca você em maior risco de rasgos e rupturas, diz Haber.

Ficar ativo ajuda a neutralizar esses efeitos, observa ele. (E leva apenas 10 minutos por dia com Cabem em 10 .) Se você já teve uma lesão no tendão de Aquiles, exercícios de fortalecimento, como a elevação da panturrilha, podem prevenir recaídas. Para soltar os tornozelos tensos, você também pode tentar este exercício.

6. Os ligamentos se alongam.

Ligamentos e tornozelo torcido tagota / Getty Images
Por outro lado, outros tecidos conjuntivos chamados ligamentos podem esticar com o tempo, deixando seu arco doendo e seu pé mais achatado. Além do mais, os sensores que normalmente alertam seu cérebro de que seus ligamentos estão se alongando demais - pense neles como sensores de backup para suas articulações - começam a falhar. Isso o desequilibra e o deixa sujeito a um ciclo recorrente de entorses de tornozelo.

Torceu o tornozelo uma vez? Consulte um podólogo ou outro profissional de saúde para obter conselhos sobre como prevenir o próximo. Usar uma cinta ao se exercitar ou praticar esportes pode ajudar a mantê-lo estável, assim como exercícios de fortalecimento do tornozelo, como círculos e elevações dos dedos dos pés.

7. A pele seca.
Além de amortecer a planta dos pés, o colágeno também aumenta a elasticidade da pele. Um suprimento cada vez menor deixa seus dedos do pé ressecados e propensos a secar e rachar.

Lute mantendo-se hidratado e adquira o hábito de usar um hidratante como o Creme Mineral para Pés Ahava (US $ 22, ahavaus.com ) —E faça isso duas vezes por dia. 'A maioria das pessoas não percebe a importância da frequência; eles não entendem por que sua pele seca não melhora quando aplicam o creme para a pele em dias alternados ou mesmo diariamente ', diz Haber.